Injuriado com esta dificuldade em resolver a TRAZEIRA ARREADA de nossa MARAVILHOSA SW4 , resolvi pesquizar até achar 2 fabricantes de molas que fabricam sob encomenda e vende para PESSOA FÍSICA ( nós particulares ) .
ENFIM VOU ACABAR COM ESTA ESTÓRIA DE TRAZEIRA ARREADA .
Em um fabricante , fiz um orçamento de um par de molas com as seguintes características :
COMPRIMENTO : 400 mm
FIO : 14,3 mm
DIAMETRO EXTERNO : 165 mm
ELOS : 07
O detalhe é o seguinte :
Eu não consegui retirar a minha mola cansada ( arreada ) que esta rodando no carro desde que o comprei ha 5 anos , a SW4 esta com 255.000 km rodados e acho que as molas são as originais ainda .
Eu suspendi o carro num elevador até a supensão abrir toda , retirei o parafuso do amortecedor para ela abrir mais ainda ,mas NÃO A RETIREI do lugar , CONSEGUI MEDIR +- 340 mm no seu comprimento .
Daí deduzi que se ela esta arreada e tem 340 mm , eu fiz o orçamento da molacom 400 mm de comprimento .
Se tiver algum daqui que possa me informar o comprimento dela fora do carro , gostaria muito de saber , mesmo se a mola for usada , digo cansada, arreada , para se ter uma noção mais correta do que vou pedir para fazer .
A espessura do fio , medi com um paquímetro a achei 14 mm e alguma coisa . Entre 14 e 15 mm , MAS VI AQUI NO FÓRUM , NÃO SEI MAIS AONDE , que a espessura seria 15 mm , gostaria que pronunciasse quem deu esta informação .
CONCLUSÃO :
Este fabricante me sugeriu que fizesse com 14,3 mm de espessura de fio , que era o que ele tem , e se eu achei 14 mm e alguma coisa , e se fizer com 15 mm ele achou que iria endurecer demais .
O MAIS IMPORTANTE , O PREÇO : R$ 180,00 O PAR + 15% DE IMPOSTO = R$207,00 preço final . Mais o frete , esqueci .
O ALEXANDRE FREIRE colocou por R$ 380,00 , mas já com a mão de obra .
O segundo fabricante , falei com ele agora , ele vai me dar o orçamento amanhã , como vou estar de plantão 24 hs , na 4ª feira 29/08/07 , posto aqui este orçamento assim como os emails deles para todos daqui do fórum .
NA CONCESSIONÁRIA TOYOTA daqui , eles não souberam me informar as medidas da mola nova ORIGINAL , e eles não tinham nenhuma no estoque , ATENÇÃO : E PARA EU SABER DAS MEDIDAS TERIA QUE PEDIR UM PAR , " DIGO " , COMPRAR UM PAR DE MOLAS PARA QUE EU FICASSE SABENDO DAS MEDIDAS .
Aí eu perguntei a ele , ao vendedor , se eu comprasse e tirasse as medidas , se eu poderia colocar as molas novas nele para ele usar . De tão "P" da vida que fiquei .
Mas peço a quem tiver a informação das MEDIDAS DAS MOLAS ORIGINAIS NOVAS para facilitar para todos nós , para que não erremos novamente na confecção destas BENDITAS MOLAS NOVAS SOB ENCOMENDA .
NOTA : O 1º fabricante não tem FIO DE 15 mm , só de 14,3 mm .
Já o 2º fabricante tem FIO de 14,3 mm e 15 mm de espessura .
tenho uma hylux 98 SW4, comprei zero, e já na 1ª revisão reclamei do fim de curso e a autorizada me disse que era assim mesmo, e eu besta acreditei. O problema se agravou quando com uns 70.000 km os amortecedores traseiros cansaram e então ficou péssima. Troquei os amortecedores pelos da F1000 , só que ficou muito dura a trazeira, mas melhorou muito, e como na mais nova tem o batente conico eu vou em breve colocar. Se alguem já colocou, favor relatar. O batente eu achei aqui: http://www3.ciashop.com.br/pex/produ...03&pf_id=K8425
mas ainda não comprei.
Coloquei amortecedores da F1000 Cofap Turbo gás, ficou mais dura, Troquei as duas molas trazeiras por outras mais reforçadas (para carro a gás).
Parece que ficou bom, ficou mais alta (voltou ao normal) e voltou a ficar macia. Depois de muita procura R.MOLAS Rua Serra de Botucatu, 2562. Tatuapé SP, são fabricantes de molas para carros a gás e blindados. Custo R$ 350,00 o para de molas colocado. O site deles é meio crú www.amola.com.br, se quiser fone mando por email;
Valeu