Sou do meio off-road há 15 anos porém sempre andando com o bom e velho Willys e posteriormente de Samurai. Agora tive a oportunidade de comprar uma Hilux SW4 95 Diesel Japonesa, único dono - 157.000 km, de um parente e quero deixá-la tinindo pois quero usá-la por muiiiiito tempo (95% estrada/cidade/5% off-road leve).
Ela está muito boa, o antigo dono só fazia as revisões nas concessionárias. Porém como é o meu primeiro carro à Diesel, gostaria de saber com vocês quais são os itens básicos que devo verificar e fazer a manutenção preventiva (sei como é importante esse tipo de manutenção).
1 - Qual óleo utilizar (carter, câmbio, diferencial)
2 - Quais filtros trocar (frequência)
3 - Esse motor, como não é turbinado, precisa deixar um tempo ligado (parado, no freio de mão) antes de desligar?
4 - Alguma loja em São Paulo que seja indicada pra comprar peças de manutenção de confiança e bom preço?
Li no manual dela sobre a drenagem de água da bomba de diesel. Deve ser uma rotina essa drenagem?
Fejao, tenho uma band e não entendo nada de SW4, mas procura os posts do Sergio Holanda, ja vi ele falando muito da SW4, ele entende bem, só nao me lembro onde, usa o pesquisar.
Boa sorte.
Feitosa.
Carlos Feitosa.
LAND CRUISER PRADO 2009
EX - SW4 3.0 TD 2002
Fejao, estou procurando uma SW diesel de 92 a 95 , a sua parece ter sido um "achado" , unico dono e baixa km pra esse tipo de carro , poderia dizer qto pagou ? sou de SP , estou meio assustado com os preços q tenho encontrado aqui , queria ter parâmetros, se ñ quiser divulgar o preço , fique a vontade.
abs
josé
Sem problemas. Paguei 30k mas confesso que foi abaixo da FIPE e preço praticado pelo mercado. Mas o lance não é nem tanto o preço, mas sim a procedência e o estado atual da Toyota.
Sinceramente eu não procurei o carro, mas estava de olho nele há mais de 10 anos e quando soube que estava a venda não pensei duas vezes.
Tem que garimpar...não tem jeito.
Agora quero pegar as manhas dela e cuidar bem pois com certeza terei o carro por muito tempo.
Fejão, a sua perseverança de 10 anos valeu, vc não vai conseguir quebrar este carro, mas vamos as perguntas. 1- Para motor utilize sempre óleo de última geração, eu uso Castrol turbo e troco a cada 5.000km. Cambio, T-case e diferencial use de acordo com o manual do proprietário. 2- Filtros eu troco a cada 10.000 km mas faço a limpeza do filtro de ar na troca de óleo a cada 5.000km. 3- O motor pode ser desligado imediatamente, mas como sei que não demora vais querer turbiná-lo aí vc vai ter de esperar + ou - 45 segundos. 4-Proxima manutenção correia dentada e o esticador com 200.000 km.Eu tenho comprado algumas peças em Ponta Porã MS a bons preços na AMERICA AUTO PEÇAS com Cassio tel 67.3431.3641 - cassio.pegorari@hotmail.com. Boa sorte com esta JÓIA.
Valeu pelas dicas Sergio. Amanhã vou dar essa geral nos óleos e filtros.
Agora você me surpreendeu com este T-Case. No meu Willys eu troco óleos do carter, completo câmbio e diferencial. O que é esse T-Case? E sobre a drenagem de água da bomba do Diesel, você drena a cada quantos mil km?
abraços
Fejão, nunca drenei á agua do filtro, pois com a troca a cada 10.000km não é necessário. Procure sempre abastecer em postos novos onde o filtro de separação é novo. T-case é a caixa de transferencia e reduzida.