Acabei de ter uma nova alegria.... Pifou o regulador de tensão / voltagem do alternador. Desmontei o alternador a viatura neste sábado e fui procurar peças, só achei alternador completo reformado. Tinha o original dela (Denso) e tinha o Bosch, ambos para 80 A. Troquei por um Bosch (pelo menos tem peças)...
O problema é que fechei curto no cabo do alternador na desmontagem e queimei um fusível que, se entendi bem, é de 100 A. É aquela barra de cobre toda recortada que fica na caixa de fusíveis no lado da bateria.
Apanhei muito para descobrir que era isto e estava neste local... Fiz uma ponte com fio e tudo funcionou bem. Feliz com o novo (reformado) alternador mas, infeliz com a ponte.
Resolvi melhorar e soldei um fio no local. Logicamente a capacidade não é de 100 A, o que me deixa preocupado. Estou procurando aquela chapa recortada que chamam de fusível e não acho.
Duas perguntas:
- alguém sabe aonde a encontro para substituir?
- alguém já substituiu isto? Como se desmonta aquela caixa de fusíveis?
Como dica, este pseudo fusível, quando queima, corta a alimentação do alternador, de boa parte do painel (ABS, vela de aquecimento, multimídia, ar-condicionado, luzes traseiras, etc...). É a tal posição 13 da caixa de fusíveis.
Mais uma pergunta:
- No manual está indicado ter três caixas de fusíveis. Encontrei duas, uma a tal do lado da bateria e outra numa tampa, ao lado da coluna de direção, no painel do veículo. aonde fica a terceira (que no manual é a segunda, a terceira é a do painel lado coluna de direção...)?