
Postado originalmente por
SÉRGIO HOLANDA
Junior...
Pelo valor que está disposto a desembolsar e sendo pickup compre uma 2002 3.0 turbo, vai lhe custar menos que os 55k e a diferença você faz uma manutenção completa nela...afinal não é só desembolsar o valor da viatura, pois como é usada e não sabes quem foi o dono precisa de uma boa revisão...vai umas dicas para compra do modelo 2.8 e que serve para o 3.0 turbo.
Itens para verificação na compra de uma Hilux SR5
- Motor, verificar se está cachimbando, saindo fumaça pela tampa do óleo...levantar e verificar se existe vazamentos de óleo. Verificar se tem dificuldade em pegar, pode ser compressão baixa, melhor mandar analisar a taxa de compressão. Observar se tem perda de potência. Verifique o estado do filtro de ar e de combustível, isso mostra se o ex-dono era cuidadoso ou não.
- Embreagem, se estiver pesado é o colar já estragado, e verificar se está deslizando. Um kit completo do paralelo de primeira qualidade, tão bom quanto o original, custa em média R$ 600,00.
- Suspensão, ao andar no carro e sentir pulando muito ou muito duro é necessário trocar os amortecedores, custo médio R$ 280,00 por amortecedor mais R$ 150,00 pela MO. Se tiver barulhos verificar todas as buchas, se houver estalos buchas da barra estabilizadora e pancadas na suspensão dianteira pode ser algum dos pivôs. Custo médio de um pivô R$ 120,00.
- Transmissão, fazer o teste em um elevador para verificar se a 4x4 está acionando. Utilizar a redução por pelo menos 1km para verificar se existe estalos ao andar. Esticar até 3000rpm cada marcha para verificar se ela pula e fazer isso com 4x4 acionado, mas sem fazer curvas fechadas. Verificar se existe ronco no diferencial traseiro, custo médio dos rolamentos do dif. R$ 1500.00. Verifica o ronco no elevador também.
ChekList para pós compra.
Trocar todos os fluídos, óleo do motor, fluído de freio (com mais de 100mil km), fluído do radiador (colocar 40% de concentrado e 60% de água destilada, o melhor é o da Toyota, mas é caro, tem muitos bons na praça como o da Visconde); se o radiador tiver água normal e não aditivo é melhor mandar varetar; Trocar os óleos dos diferenciais dianteiro, traseiro, câmbio e Caixa de transferência. Filtros de combustível, Óleo e AR. Verificar se o ex-dono trocou a correia dentada, se não tiver como ter certeza manda trocar, e custa em média R$ 300,00. Trocar as demais correias; O sistema de ar-condicionado com mais de 10 anos, ou 200mil km, normalmente fura e é só trocar o condensador pelo do Uno Mile, fica igualzinho ao original.
Verificar o estado geral do radiador, normalmente com mais de 8 anos se deve trocar, principalmente se não sabe a origem do veículo, as vezes por fora aparenta novo e mesmo depois de lavado e varetado não tem o mesmo rendimento, já que o problema é interno. Custo médio do radiador reforçado da Visconde R$ 1.100,00
Se o motor tiver mais de 200.000km troque as velas aquecedoras, embora não sejam necessárias em clima quente podem apresentar desgaste e quebrar e se isso acontecer terá de desmontar o cabeçote para tirar, sem falar que pode bater o motor.
Em relação a 3.0 turbo:
- Verificar a chaleira do radiador se for metálica é porque já rompeu e se faz necessário saber se o cabeçote já foi trocado ou pode estar trincado. Teste, pegar o carro ir para uma rodovia e colocar 150km/h, se estiver trincado vai jogar água pra fora. Custo médio da troca do cabeçote em oficina especializada R$ 5.000,00. Sempre que trocar o cabeçote trocar as sedes de válvulas e os parafusos de fixação do cabeçote...sempre usar juntas originais;
- Transmissão, fazer o teste em um elevador para verificar se a 4x4 está acionando. Utilizar a redução por pelo menos 1km para verificar se existe estalos ao andar. Esticar até 3000rpm cada marcha para verificar se ela pula e fazer isso com 4x4 acionado, mas sem fazer curvas fechadas. Verificar se existe ronco no diferencial traseiro, custo médio dos rolamentos do dif. R$ 1500.00. Se verifica o ronco no elevador também. O sistema de ar-condicionado com mais de 6 anos, ou 200mil km, normalmente fura e é só trocar o condensador pelo do Uno Mile, fica igualzinho ao original.
- Pedal da embreagem duro ou pesado e marcha entrando pesada normalmente é kit de embreagem pra trocar, custo médio R$ 2.500,00 (só utilize original Toyota, nenhum paralelo no mercado presta)
Mais ou menos por ai...tiver dúvidas vamos conversando.
Abrs,
Sérjão