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  • #1

    Duvidas sobre a Hilux




    Amigos, gostaria de contar com a ajuda de vocês, pois então, estou querendo comprar uma nova viatura, para viajens longas e curtas, algumas trilhas leves e moderadas.

    Inicialmente meu projeto era a compra de uma Defender 110, entretanto, ao conversar com alguns amigos, me indicaram pesquisar sobre a Hilux, as mais antigas, disseram que é um "tanque de guerra".

    Pois então, observei que o valor é bem mais acessível, se comparada com a Defender, e então, gostaria de saber a opinião dos senhores.

    Qual a Hilux mais indicada, disseram-me que seria as Japonesas, e a manutenção, motor, seguro, etc, podem me ajudar?

    Obrigado,

    Junior Scartezini
    Pajero Sport HPE M/T Turbo Disney - Negona
    Troller T4 2.8 33" - Vermelhão
    Ex L200 Sport HPE M/T TOP!

  • #2
    quanto quer gastar? eu pegaria uma hilux de 2002 ate 2005!
    Amarok CS S 17/17
    Ranger CS XL 4x4 3,0 08
    sw4 manual 2006 (sucatona)

  • #3
    Citação Postado originalmente por dudu83 Ver Post
    quanto quer gastar? eu pegaria uma hilux de 2002 ate 2005!
    Olá amigo, penso em gastar no máximo uns 55mil.
    Não pretendo dar um passo maior do que minhas possibilidades.
    Qual motor, 2.8 ou 3.0?

    Abraços,

    Jr.
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  • #4
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    Junior, com essa grana vc compra uma SW4 2000/2001 linda, com todos os problemas de aquecimento dos modelos 1997/1998 resolvidos e vai ser muito feliz.
    FRONTIER ATTACK 4 X 4 180 HP.

  • #5
    Citação Postado originalmente por sergiopincelli Ver Post
    Junior, com essa grana vc compra uma SW4 2000/2001 linda, com todos os problemas de aquecimento dos modelos 1997/1998 resolvidos e vai ser muito feliz.
    Pois então, eu estou mais interessado nas Pick Ups Cabine Dupla, eu moro na roça, portanto a carroceria será beeeeeem funcional.
    E qual a configuração mais aconselhável?

    [ ]'s
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  • #6
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    Junior, vá de SR5 2002/2003 turbinada, é indestrutível.
    FRONTIER ATTACK 4 X 4 180 HP.

  • #7
    Junior...

    Pelo valor que está disposto a desembolsar e sendo pickup compre uma 2002 3.0 turbo, vai lhe custar menos que os 55k e a diferença você faz uma manutenção completa nela...afinal não é só desembolsar o valor da viatura, pois como é usada e não sabes quem foi o dono precisa de uma boa revisão...vai umas dicas para compra do modelo 2.8 e que serve para o 3.0 turbo.

    Itens para verificação na compra de uma Hilux SR5

    - Motor, verificar se está cachimbando, saindo fumaça pela tampa do óleo...levantar e verificar se existe vazamentos de óleo. Verificar se tem dificuldade em pegar, pode ser compressão baixa, melhor mandar analisar a taxa de compressão. Observar se tem perda de potência. Verifique o estado do filtro de ar e de combustível, isso mostra se o ex-dono era cuidadoso ou não.

    - Embreagem, se estiver pesado é o colar já estragado, e verificar se está deslizando. Um kit completo do paralelo de primeira qualidade, tão bom quanto o original, custa em média R$ 600,00.

    - Suspensão, ao andar no carro e sentir pulando muito ou muito duro é necessário trocar os amortecedores, custo médio R$ 280,00 por amortecedor mais R$ 150,00 pela MO. Se tiver barulhos verificar todas as buchas, se houver estalos buchas da barra estabilizadora e pancadas na suspensão dianteira pode ser algum dos pivôs. Custo médio de um pivô R$ 120,00.

    - Transmissão, fazer o teste em um elevador para verificar se a 4x4 está acionando. Utilizar a redução por pelo menos 1km para verificar se existe estalos ao andar. Esticar até 3000rpm cada marcha para verificar se ela pula e fazer isso com 4x4 acionado, mas sem fazer curvas fechadas. Verificar se existe ronco no diferencial traseiro, custo médio dos rolamentos do dif. R$ 1500.00. Verifica o ronco no elevador também.

    ChekList para pós compra.


    Trocar todos os fluídos, óleo do motor, fluído de freio (com mais de 100mil km), fluído do radiador (colocar 40% de concentrado e 60% de água destilada, o melhor é o da Toyota, mas é caro, tem muitos bons na praça como o da Visconde); se o radiador tiver água normal e não aditivo é melhor mandar varetar; Trocar os óleos dos diferenciais dianteiro, traseiro, câmbio e Caixa de transferência. Filtros de combustível, Óleo e AR. Verificar se o ex-dono trocou a correia dentada, se não tiver como ter certeza manda trocar, e custa em média R$ 300,00. Trocar as demais correias; O sistema de ar-condicionado com mais de 10 anos, ou 200mil km, normalmente fura e é só trocar o condensador pelo do Uno Mile, fica igualzinho ao original.

    Verificar o estado geral do radiador, normalmente com mais de 8 anos se deve trocar, principalmente se não sabe a origem do veículo, as vezes por fora aparenta novo e mesmo depois de lavado e varetado não tem o mesmo rendimento, já que o problema é interno. Custo médio do radiador reforçado da Visconde R$ 1.100,00

    Se o motor tiver mais de 200.000km troque as velas aquecedoras, embora não sejam necessárias em clima quente podem apresentar desgaste e quebrar e se isso acontecer terá de desmontar o cabeçote para tirar, sem falar que pode bater o motor.

    Em relação a 3.0 turbo:



    - Verificar a chaleira do radiador se for metálica é porque já rompeu e se faz necessário saber se o cabeçote já foi trocado ou pode estar trincado. Teste, pegar o carro ir para uma rodovia e colocar 150km/h, se estiver trincado vai jogar água pra fora. Custo médio da troca do cabeçote em oficina especializada R$ 5.000,00. Sempre que trocar o cabeçote trocar as sedes de válvulas e os parafusos de fixação do cabeçote...sempre usar juntas originais;


    - Transmissão, fazer o teste em um elevador para verificar se a 4x4 está acionando. Utilizar a redução por pelo menos 1km para verificar se existe estalos ao andar. Esticar até 3000rpm cada marcha para verificar se ela pula e fazer isso com 4x4 acionado, mas sem fazer curvas fechadas. Verificar se existe ronco no diferencial traseiro, custo médio dos rolamentos do dif. R$ 1500.00. Se verifica o ronco no elevador também. O sistema de ar-condicionado com mais de 6 anos, ou 200mil km, normalmente fura e é só trocar o condensador pelo do Uno Mile, fica igualzinho ao original.


    - Pedal da embreagem duro ou pesado e marcha entrando pesada normalmente é kit de embreagem pra trocar, custo médio R$ 2.500,00 (só utilize original Toyota, nenhum paralelo no mercado presta)

    Mais ou menos por ai...tiver dúvidas vamos conversando.

    Abrs,

    Sérjão

    Citação Postado originalmente por JuniorScartezini Ver Post
    Amigos, gostaria de contar com a ajuda de vocês, pois então, estou querendo comprar uma nova viatura, para viajens longas e curtas, algumas trilhas leves e moderadas.

    Inicialmente meu projeto era a compra de uma Defender 110, entretanto, ao conversar com alguns amigos, me indicaram pesquisar sobre a Hilux, as mais antigas, disseram que é um "tanque de guerra".

    Pois então, observei que o valor é bem mais acessível, se comparada com a Defender, e então, gostaria de saber a opinião dos senhores.

    Qual a Hilux mais indicada, disseram-me que seria as Japonesas, e a manutenção, motor, seguro, etc, podem me ajudar?

    Obrigado,

    Junior Scartezini

  • #8
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    Porto Alegre - RS/RS
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    Agradecimento: 1
    Serjão,
    Obrigado pelas dicas, em todo caso, minha pouca (nenhuma) experiência com a linha hilux precisa de maiores esclarecimentos:
    1) o que vem ser a chaleira do radiador?? Fui ver uma SW 99 e nao consegui identificar a tal chaleira.
    2) a Fumaça pela tampa de óleo: Numa SR5 que fui ver, nao deu outra, 5 minutos funcionando e eu abri a tampa e saiu uma fumaça branca. Na SW 99, 3.0 turbo, abri a tampa tb e não saiu fumaça branca MAS sai umas rajadas de ar.. é normal?

    Abraços
    andre
    HILUX CD JAPA 1995

  • #9
    Grande André...

    vejamos:

    1 - chaleira é o nome dado a tampa superior do radiador, que nesses veiculos originalmente são de plástico.

    2 - quando o motor está quente é normal sair fumaça, mas pouca, apenas como se fosse uma chaleira frevendo. Quando o motor está ruim, leia-se folga nos aneis, camisas gastas, trinca no pistão, etc...vai sair uma fumaça constante e forte, como se o carro estivesse fumando uma cachimbo, dai o nome cachimbando para isso. Então é como se o escape fosse ali em cima, só que com fumaça de óleo, vc coloca um papel e verá o óleo condensando no mesmo. Então vc tirando a tampa e saindo, como o motor quente, uma fumacinha branca é normal, mas sendo um fumaça forte e constante, como a de um cachimbo sendo expelido é ruim. Saindo rajada de ar é normal sim.

    Abraços,

    Sérjão

    Citação Postado originalmente por André-4WD Ver Post
    Serjão,
    Obrigado pelas dicas, em todo caso, minha pouca (nenhuma) experiência com a linha hilux precisa de maiores esclarecimentos:
    1) o que vem ser a chaleira do radiador?? Fui ver uma SW 99 e nao consegui identificar a tal chaleira.
    2) a Fumaça pela tampa de óleo: Numa SR5 que fui ver, nao deu outra, 5 minutos funcionando e eu abri a tampa e saiu uma fumaça branca. Na SW 99, 3.0 turbo, abri a tampa tb e não saiu fumaça branca MAS sai umas rajadas de ar.. é normal?

    Abraços
    andre

  • #10
    Usuário Avatar de André-4WD
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    Citação Postado originalmente por SÉRGIO HOLANDA Ver Post
    Grande André...


    2 - .... Então é como se o escape fosse ali em cima, só que com fumaça de óleo, vc coloca um papel e verá o óleo condensando no mesmo. Então vc tirando a tampa e saindo, como o motor quente, uma fumacinha branca é normal, mas sendo um fumaça forte e constante, como a de um cachimbo sendo expelido é ruim. Saindo rajada de ar é normal sim.
    Serjão,
    Hoje fui ver uma Hilux 96.. na hora que abri a tampa do oleo, não saiu fumaça, mas ela estava borrifando óleo!!! nem precisei de papel para perceber, a mão ficou "salpicada" de óleo e como estava de camisa branca, sobrou tb para minha camisa...
    To meio desiludido, só tranqueira tenho visto..
    na luta ainda!
    Abraços
    andre
    HILUX CD JAPA 1995

  • #11
    Não desista André...



    No que eu puder orientar é só dizer...

    Abração e Feliz 2010!!!

    Sérjão

    Citação Postado originalmente por André-4WD Ver Post
    Serjão,
    Hoje fui ver uma Hilux 96.. na hora que abri a tampa do oleo, não saiu fumaça, mas ela estava borrifando óleo!!! nem precisei de papel para perceber, a mão ficou "salpicada" de óleo e como estava de camisa branca, sobrou tb para minha camisa...
    To meio desiludido, só tranqueira tenho visto..
    na luta ainda!
    Abraços
    andre

  • #12
    Citação Postado originalmente por SÉRGIO HOLANDA Ver Post
    Junior...

    Pelo valor que está disposto a desembolsar e sendo pickup compre uma 2002 3.0 turbo, vai lhe custar menos que os 55k e a diferença você faz uma manutenção completa nela...afinal não é só desembolsar o valor da viatura, pois como é usada e não sabes quem foi o dono precisa de uma boa revisão...vai umas dicas para compra do modelo 2.8 e que serve para o 3.0 turbo.

    Itens para verificação na compra de uma Hilux SR5

    - Motor, verificar se está cachimbando, saindo fumaça pela tampa do óleo...levantar e verificar se existe vazamentos de óleo. Verificar se tem dificuldade em pegar, pode ser compressão baixa, melhor mandar analisar a taxa de compressão. Observar se tem perda de potência. Verifique o estado do filtro de ar e de combustível, isso mostra se o ex-dono era cuidadoso ou não.

    - Embreagem, se estiver pesado é o colar já estragado, e verificar se está deslizando. Um kit completo do paralelo de primeira qualidade, tão bom quanto o original, custa em média R$ 600,00.

    - Suspensão, ao andar no carro e sentir pulando muito ou muito duro é necessário trocar os amortecedores, custo médio R$ 280,00 por amortecedor mais R$ 150,00 pela MO. Se tiver barulhos verificar todas as buchas, se houver estalos buchas da barra estabilizadora e pancadas na suspensão dianteira pode ser algum dos pivôs. Custo médio de um pivô R$ 120,00.

    - Transmissão, fazer o teste em um elevador para verificar se a 4x4 está acionando. Utilizar a redução por pelo menos 1km para verificar se existe estalos ao andar. Esticar até 3000rpm cada marcha para verificar se ela pula e fazer isso com 4x4 acionado, mas sem fazer curvas fechadas. Verificar se existe ronco no diferencial traseiro, custo médio dos rolamentos do dif. R$ 1500.00. Verifica o ronco no elevador também.

    ChekList para pós compra.


    Trocar todos os fluídos, óleo do motor, fluído de freio (com mais de 100mil km), fluído do radiador (colocar 40% de concentrado e 60% de água destilada, o melhor é o da Toyota, mas é caro, tem muitos bons na praça como o da Visconde); se o radiador tiver água normal e não aditivo é melhor mandar varetar; Trocar os óleos dos diferenciais dianteiro, traseiro, câmbio e Caixa de transferência. Filtros de combustível, Óleo e AR. Verificar se o ex-dono trocou a correia dentada, se não tiver como ter certeza manda trocar, e custa em média R$ 300,00. Trocar as demais correias; O sistema de ar-condicionado com mais de 10 anos, ou 200mil km, normalmente fura e é só trocar o condensador pelo do Uno Mile, fica igualzinho ao original.

    Verificar o estado geral do radiador, normalmente com mais de 8 anos se deve trocar, principalmente se não sabe a origem do veículo, as vezes por fora aparenta novo e mesmo depois de lavado e varetado não tem o mesmo rendimento, já que o problema é interno. Custo médio do radiador reforçado da Visconde R$ 1.100,00

    Se o motor tiver mais de 200.000km troque as velas aquecedoras, embora não sejam necessárias em clima quente podem apresentar desgaste e quebrar e se isso acontecer terá de desmontar o cabeçote para tirar, sem falar que pode bater o motor.

    Em relação a 3.0 turbo:



    - Verificar a chaleira do radiador se for metálica é porque já rompeu e se faz necessário saber se o cabeçote já foi trocado ou pode estar trincado. Teste, pegar o carro ir para uma rodovia e colocar 150km/h, se estiver trincado vai jogar água pra fora. Custo médio da troca do cabeçote em oficina especializada R$ 5.000,00. Sempre que trocar o cabeçote trocar as sedes de válvulas e os parafusos de fixação do cabeçote...sempre usar juntas originais;


    - Transmissão, fazer o teste em um elevador para verificar se a 4x4 está acionando. Utilizar a redução por pelo menos 1km para verificar se existe estalos ao andar. Esticar até 3000rpm cada marcha para verificar se ela pula e fazer isso com 4x4 acionado, mas sem fazer curvas fechadas. Verificar se existe ronco no diferencial traseiro, custo médio dos rolamentos do dif. R$ 1500.00. Se verifica o ronco no elevador também. O sistema de ar-condicionado com mais de 6 anos, ou 200mil km, normalmente fura e é só trocar o condensador pelo do Uno Mile, fica igualzinho ao original.


    - Pedal da embreagem duro ou pesado e marcha entrando pesada normalmente é kit de embreagem pra trocar, custo médio R$ 2.500,00 (só utilize original Toyota, nenhum paralelo no mercado presta)

    Mais ou menos por ai...tiver dúvidas vamos conversando.

    Abrs,

    Sérjão
    Serjão, pra superar essa resposta, só se tiver uma com a Hilux junto.

    Obrigado!!!

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