oi, por que trocou a rav4 por um cr-v 4x4? sentiu diferença no conforto de uma pra outra? economia de combustivel? e a cr-v não é mais lenta não? Estou em dúvida entre estas duas e uma mitsubishi outlander 2.4 4x4 também.
Versão Imprimível
Amigo, também estou com dúvida sobre qual SUV compacto pegar.
Pensei na Outlander, por ser a com maior vão livre do solo, com maior porta-malas e espaço interno. Mas pelas minhas pesquisas, também é a mais beberrona, até por conta do peso. Então descartei.
Pesquisei a ASX, mas dizem que o motor 2.0 a deixa muito fraquinha. Achei o porta-malas e o espaço interno medianos, o que rebaixa ela na classificação. Entretanto, ela tem um pró forte, que é o consumo de combustível. O carro possui paddle-shift, que pode ser interessante em um carro automático, que possui trocas lentas normalmente. Como essa ASX se popularizou, penso que a revenda seja mais fácil também. Deixei em Stand-by por enquanto.
Pesquisei também a CR-V 2011, que tem o preço bem mais $algado que as outras. Achei um puta carro, mas vi umas avaliações em que os donos dizem que bebe demais. Algumas respostas que obtive da Olx daqui de Brasília é que o carro tem feito entre 9 e 10 Km/L. Até achei possível, pois tem motor 2.0, que me parece pouco para tocar os 1500 e tantos quilos que tem. Tem um porta malas bom e bom espaço interno.
A Rav4 pelas pesquisas parece a mais beberona. Porta-malas equilibrado com espaço interno. Parece estar entre a CR-V e a ASX em termos de tamanho. Como tenho um Corolla, a Toyota me comove um pouco pela robustez que sei que a marca traz, porém o consumo tem pesado muito na escolha.
Também pensei na Sportage, que é a com menor vão livre do solo, porém tem porta-malas bom e espaço interno mediano. Pelas pesquisas pode chegar a fazer 9 Km/L. Possui vários itens de série para as versões mais TOPs, mas o fato de ser a mais baixa me põe a pensar que estou me afastando do motivo que me fez procurar SUVs compactas: vão livre do solo.
Portanto, estou mais tendencioso para o ASX, que parece ser o mais equilibrado de todos. Gostaria de adquirir um modelo 4x4, com um consumo relativamente bom, com controle de estabilidade, distribuição elétrica de frenagem, airbags frontais e laterais (boa no quesito segurança), que tivesse um generoso valor de vão livre do solo e também facilidade de manutenção e peças.
Alguém tem algo a sugerir/opinar/contar sua história?
Obrigado!
A minha, 2006, oscila entre 7 na cidade e 9 na estrada.
Olá irmão - eu tenho uma do mesmo ano (RAV4 - 2001); o consumo dela é relativo ao seu "pé"... digo: depende se seu pé é de chumbo, ou não... rs - mas vamos lá: eu dirijo no ritmo... de boa, e ela faz na cidade uma média de 10 à 10,5 km/l - na estrada, eu andando acima de 120, 130 km/h ela faz uns 11 km/l - mas como tudo é relativo: outro dia abasteci com 100 reais, o que deu exatos 28 lts de gasolina, e ela rodou entre estrada e cidade, 360 km... o que deu 12,85 na média; vale salientar, que a minha é câmbio manual e eu em velocidades variáveis.
Outra coisa que se deve observar nas RAv's, é que (no caso da minha, manual e 2.0) a tração 4x4 é integral; ou seja: abaixo da velocidade de 100 km/h, as 4 rodas estão em tração - passou disso, ela desativa o diferencial traseiro e permanece apenas o dianteiro; isso é um artifício da Toyota para economizar combustível; então, o consumo vai ser relativo à sua forma de dirigir.
Mas uma coisa eu afirmo: menos do que 9 km/l dentro da cidade e com o ar ligado não vai fazer nunca - no mínimo 9 à 9,5 km/l (desde que você não sejam como esses que gostam de enfiar o pé após parar em um quebra molas, paradas ou tráfego - aí ela bebe de boa... cai para uns 8.2 km/l); na estrada, vai depender...se você ficar a maior parte do tempo abaixo de 100 km/h (4x4 ativa - maior consumo) ou acima disso (110 pra cima), o que vai economizar.
Outra coisa para se pensar, é a questão do ar condicionado: se você está na estrada com os vidros abertos e o ar desligado, o consumo será o mesmo que os vidros fechados e o ar ligado - uma coisa compensa a outra: vidro aberto, maior peso de arrasto devido o vento segurar o carro... já fechado... o inverso - é a lógica.
Mas como tudo é relativo... depende da estrada: se for com muitas subidas e tráfegos, na estrada você fará uns 11, 12 km/h; com estrada livre, eu já cheguei a fazer 14,5 km/l (acima de 120 km/h).
Agora, a melhor dica que lhe darei é essa: todo carro tem seu peso e seu torque - o que você deve analisar, é que se você submete o motor à um ritmo entre subidas, descidas e tráfego, e o motor tenha que PUXAR o carro (baixa velocidade em relação ao peso), O CONSUMO SOBE; porém, se você submete o carro à outro ritmo, que é o de EMPURRAR o carro (alta velocidade, em relação ao peso), também vai SUBIR O CONSUMO - o que sugiro, é que mantenha um ritmo de velocidade, onde haja um equilíbrio entre peso-potência (sem puxar e nem empurrar); mentalize uma pirâmide com seu carro em equilíbrio na ponta: tem que ficar em equilíbrio horizontal.
Já observou na estrada quando alguns carros grandes passam "voando"?; pois é: eles não estão naquele ritmo (a menoria, pelo menos) simplesmente por gostar de velocidade: estão mantendo apenas o ritmo para que o carro economize... pois quando voltam à uma velocidade baixa, terá que gastar combustível para retomar o ritmo e o equilíbrio entre peso-potência... apenas isso.
Eu entro em curvas com velocidade máxima de 60 km/h, à 120 km/h - A Rav4 é segura que nem se sente... bastante estabilidade (claro, que vai depender de sua dirigibilidade, condições de solo, ângulo de curva, clima, e coragem - mas como eu já ando na minha moto à 320, 325 km/h... tô passeando nessas velocidades com a "Ravzinha").
Como não sou apaixonado por carros, mas também não dispenso um bom carro para rodar nas praias, estradas de chão, buracos, atravessar pequenos riachos, subidas, etc... em minha região (Arraial D'Ajuda, Porto Seguro, Trancoso, Caraíva...Bahia), optei por não comprar uma RAV4 mais nova... justamente porque é perda de dinheiro para mim, já que não me ligo em carros novos, e as modelos novas da RAV4 (TERCEIRA E QUARTA GERAÇÕES) BEBEM e NÃO TÊM A MESMA RESISTÊNCIA QUE ESSA (SEGUNDA GERAÇÃO) Ps.: a PRIMEIRA GERAÇÃO, É AINDA MELHOR E MAIS FORTE - sou o terceiro dono, manutenções em dia (revisadas pelos ex-donos 5 em 5 mil km atestadas no manual - está hoje com 150 mil km rodados - desses, já rodei uns 17 mil em 5 meses) - Nos finalmentes, econômica, não quebrou até hoje, e faz bonito na pista (anda bem).
Espero que tenha ajudado.
Estou meio atrasado, desculpe aí!!!
É 4 x 4
Já utilizei a RAV em caminhos com lama, nada muito radical, e me surpreendi com o desempenho.
Veja aqui (no POST 141) qual foi o trecho que a RAV4 passou sem qualquer dificuldade: http://www.4x4brasil.com.br/forum/fr...ntaria-12.html
Na filmagem estou utilizando a Bandeirante, mas a RAV está mais a frente abrindo caminho e não aparece.
Pois é... uma Band seria ótimo!
Qual o óleo de motor da Rav? Qual o valor médio d uma revisão básica ( óleo motor+filtro óleo +filtro de ar motor+filtro de cabine)
Boa noite, meu sogro tem uma asx e há poucos fiquei com uma rav por uma tarde, a versão 4x2 porém a mais completa delas e gostei mais da asx por seu espaço interno, estabilidade e eletrônica que ajuda muito neste quesito descartei bem fácil a rav pelo preço alto e baixo índice de itens de segurança. Acho que a kicks da nissan está sendo uma boa opção pelo preço e itens de segurança. Apesar do motor 1.6 e mais leve e aparenta andar mais que as outras... Vale a pena dar uma olhada
Eu não gosto é do interior da Asx, muito espartano e sem graça, e valor da manutenção e seguro. Quando fiz um orçamento, foi o mais caro. Isso para ano 2011-2012.
Vi no site a Asx zero e gostei muito desse atual design externo, não sei se mudaram o interior.