E que diminui mais ainda com o tempo pelo desgaste...
Versão Imprimível
na prática mesmo, tem alguma vantagem no off-road?
Rogerio,
Um LSD ou track-lock não se compara a um bloqueio 100% mas certamente é melhor que um diferencial liso.
Minha experiência me diz que com bons pneus e sabendo tocar a viatura faz bastante diferença quando comparado a um carro não bloqueado, especialmente em situações de dia a dia e em locais onde as rodas ficam no chão mesmo uma querendo patinar.
Agora, para fora ed estrada pesado, bloquio 100% mas e andar no dia a dia com a viatura bloqueada 100%?
my 2 cents.
P.S. A Milona tem LSD de fábrica e funciona que é uma beleza dentro do que ele se propõe a fazer!
Oi, Eddie.
acho que a dúvida é exatamente essa: o que ele se propõe a fazer?
Oi Rogeriomasih,
O LSD se propõe exatamente a reduzir a diferença de velocidade entre as rodas com capacidade de tracionar o solo de forma distinta, mesmo não conseguindo transmitir 100% da potência do veículo para as duas rodas.
Achei um texto na net que explica bem isso (em inglês e o link é esse http://www.houseofthud.com/different...limited%20slip)
Progressive/Locking Clutch (Positraction or Salisbury type): http://www.houseofthud.com/SalisburyLSD.JPEG
This is probably the most common type of LSD. Here there are a set of clutch plates attached to the inside of the housing just outside of each drive gear, and a set of clutch disks attached to the output shafts, but also still inside the housing. There are two thick pressure rings which attach to the inside of the housing near the spider gear shafts. The pressure rings push outwards against the clutch packs. The space between the pressure rings forms an opening that is wedge shaped, and the spider gear shafts themselves, form the wedge. As power is applied to the ring gear, and transmitted to the housing, and down into the pressure rings, they start to push on the spider gear shaft which (depending on traction conditions) wedges itself toward the end of the opening between pressure rings, which forces the rings away from each other, which applies pressure to the clutch packs, which locks both drive gears to the outside housing and under very high power the differential locks up nearly solid.
So this one is power sensitive. Note, there must also be some preload built in, for use in low traction conditions. This system relies on there being some resistance to the applied power to cause the pinion gear (spider gear) shaft to wedge open the pressure rings. If you started with no static clutch pressure, then under very low traction conditions (one side on ice), there won't be enough resistance to wedge the pinion shaft in place and it'll remain an open diff. As a result there's usually enough static load added to provide some constant torque split to both sides, and then if you hit the gas, it'll lock up the diff and you get torque down to whichever side can use it. I gleaned much of this information from a Semi Technical Discussion of an LSD made for Datsun/Nissan trucks. This type of LSD is popular in the 4x4 community as a compromise between open and full locking, but full locking (air lockers) are still preferred for serious wheeling. Drag racers also use this type, because it locks up under high power and keeps the car pointed pretty straight.
Espero ter clareado um pouco mais as idéias!
Abraços
como já foi dito anteriormente esse tipo de bloqueio, além de não ter sido colocado nas picapes com o intuíto de melhorar o off-road (pode até melhorar) o principal motivo dele existir nas picapes é a segurança nas curvas, esse bloqueio que é de até 70%, só entra em ação se a roda estiver em movimento, ou seja se o carro estiver atolado (parado) ele não vai funcionar! gostaria até que algum colega que conheça bem esse sistema me confirmasse isso!
[]´s.
Exato Joris!
O LSD funciona desde haja alguma pressão no conjunto, ou seja sistema em movimento. Se o carro estiver parado, este tipo de bloqueio não funciona fazendo com que o diferencial funcione como um diferencial aberto.
Agora, com algum movimento, e aumento de torque, como uma roda começando a patinar, funciona bastante bem fazendo com que pkps sem tração mas com este tipo de bloqueio consigam vencer atoleiros desde que estejam em movimento.
Se o objetivo é fora de estrada apenas, bloqueio 100% mesmo. Fora isso, com pneus, guincho e uma boa tocada me agrada.
Ah, bastante gente usa 100% na traseira e lsd na dianteira o qua ajuda na dirigibilidade, mas há diversos tópicos sobre bloqueios onde o assunto foi amplamente discutido.
Agora, se a escolha for entre uma vtr com ou sem LSD, eu ficaria com uma com.
abraços
Pessoal,
Realmente estando atolado o LSD não ajuda. Já passei por isso e não foi bom (ao menos aprendi um pouco mais sobre atoleiros pesados). Alguém aqui usa bloqueio na Hilux (2006>)?
Grato,
Eu tenho uma L200 Triton que vem com LSD de Fabrica.
Nas trilhas e atoleiros não adianta nada!
Se quiser testar, sem engatar o 4x4, levante um dos pneus traseiros e deixe o outro apoiado no chão... Acelere... Ela não sai do lugar! Nadinha. Só o pneu que esta no ar que gira!
Quer algo que realmente funcione ????
Coloque um Bloqueio ARB de 100% de diferencial.
Eu coloquei e resolveu.
Bruno Sander
Vide abaixo.
Luiz. Se essa pichup for 4x4, antes de entrar no barro, porque não engatou a LOW ?
Como o pessoal disse: O LSD é um bloqueio "meia boca", ou seja, melhor com ele e pior sem ele. O bloqueio 100%, assim como as trações hight e low, só devem ser acionados, antes e, quando só a tração dianteira ou traseira, sozinhas, não vão dar conta.
Nesses barreiros, procurar aperfeiçoar a sensibilidade na manutenção e mudanças de marcha(se manuel) para evitar a queima prematura da embreagem.
Abs
Anthon