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SW4 3.0 TDI / 1999 com Kit Maxcooler - Consumo elevado, o que fazer?

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  • 23/04/2009, 01:21
    JEFFCATUNDA
    Eu particurlamente nunca vi nenhuma sw4 fazerdo 10km na cidade.
  • 23/04/2009, 06:38
    praiasecacustom4x4
    tem sim,por esemplo tem um meu cliente com uma 2002,fazia 7km/l ficou desesperado.o problema estava na folga da polia da bomba.mandei fazer uma polia regulavel e mandei a revisar a bomba.montando ela de volta e perdendo um pouco de tempo com o bombista na regulagem agora o carro faz 11-11.5 km/l motot com 320mil km pressao da turbina e debito da bomba com parametro originais
  • 23/04/2009, 07:49
    SÉRGIO HOLANDA
    Jeff a do meu Pai faz 10,5km/l na cidade...a minha ex SW4 2001 EFI fazia isso também, mas na estrada, como só ando pé fundo era 8,5km/l...9km/l máximo!!!

    Citação:

    Postado originalmente por JEFFCATUNDA Ver Post
    Eu particurlamente nunca vi nenhuma sw4 fazerdo 10km na cidade.

  • 23/04/2009, 20:58
    dpab
    Jeff,
    As SW4 à partir de 1999 já saíram de fábrica com pneus 265/70-R16.
    Vou tentar encontrar um bombista de confiança aqui no RJ, para tentar fazer essa equalização dos parâmetros da bomba injetora. Se algum companheiro puder me indicar alguém de confiança agradeço antecipadamente. Um abraço, Delfim.
  • 23/04/2009, 22:23
    GalegoFerrari
    Citação:

    Postado originalmente por JEFFCATUNDA Ver Post
    Só para retirar algumas dúvidas....O alongamento da relação do diferencial melhora sim o desempenho e aumenta a velocidade final...mas tambem perde em torque, o que não é bom para o uso off-road.

    Estou certo?

    Quanto ao consumo, como nosso gugú, isso é, nosso gurú falou (hehehehhe) tem que fazer a equalização dos diâmetros dos pneus em relação a kilometragem, pois os originais são os 255/75/15 nas SW4 até 2000, acho eu..depois mudou para os qros 16, mas não sei qual o diâmetro original desse modelo...

    Em algum dos diversos foruns que entrei por aqui, achei uma rela.cão de 1.08 para transformar a kilometragem dos 225 em 255, que são os pneus que uso na SW4...

    Então, se tá marcando 400km no marcador, vc multiplica por 1.08 (no meu caso) para obter a km real e ai sim dividir pelo consumo...

    A minha faz sem intercooler, de 7 a 7.6 na cidade com ar ligado full time...corrigido isso dá 7.5 a 8.4...já na estrada ela faz algo em torno de 10 a 14....dependendo do pé e da direção do vento...



    Caro Jeff a minha sw é 97 porém a configuração de pneus é 265/70 16, ou seja, igual as das 99 em diante inclusive com rodas originais. claro q consumo é uma coisa q provém de inúmeras variantes e principalmente da forma de condução da viatura só q nunca tinha me atentado para este calculo:parede:, pode nos mandar esta tabela, se e q podemos chamar assim, para um calculo mais preciso?


    []´s
  • 24/04/2009, 08:10
    rub
    Delfim,

    Na coluna do lado do passageiro (porta dianteira), tem uma etiqueta colada que indica o nivel de opacidade que o carro deve ficar.

    Peça para algum mecânico que tenha o Opacimetro deixar neste parametro. Com cereteza a sua SW4 ficará mais economica.

    O serviço é rápido (cerca de 15 minutos) e barato.

    Abs,

    Rubens
  • 25/04/2009, 22:13
    marlucio neiva
    Citação:

    Postado originalmente por dpab Ver Post
    Prezados toyoteiros,
    Minha SW4 3.0 TDI / 1999 fazia, antes da instalação do intercooler da Maxcooler, na média, 9 (nove) km/l em trânsito urbano, alternando com e sem o ar condicionado ligado.
    Durante a instalação do intercooler Maxcooler, por recomendação do fabricante, foi colocado um calço, formado por duas arruelas coladas, entre a válvula westgate e a fixação da mesma na turbina, o que, de acordo com o manual da Maxcooler, eleva a pressão do turbo para 01 (um) kg.
    Além disso, ainda por recomendação da Maxcooler, foi efetuada uma abertura de 1/2 (meia) volta no débito da bomba injetora.
    A viatura ficou ótima, esperta e sem fumaçar de forma anormal, e num primeiro momento não percebi aumento no consumo.
    Acontece que agora, quase um ano depois da instalação do intercooler e das ditas alterações, efetuei algumas medições do consumo e fiquei surpreso, ao verificar que a viatura estava fazendo só 6,5 km/l...
    Levei o carro no bombista, que sugeriu fechar 1/4 (um quarto) de volta no débito da bomba e executar uma regulagem e limpeza dos bicos injetores. Assim foi feito e a viatura melhorou o consumo, mas somente para 7,5 km/l, também em trânsito urbano, alternando com e sem o ar condicionado ligado.
    A questão é que não sei precisar a kilometragem real da viatura, uma vez que quando a comprei marcava só 68.000 km e atualmente marca 87.000 km, mas sei que o odômetro sofreu alteração, face às informações prestadas pela concessionária Toyota, de serviços lá realizados antes de alterarem a kilometragem. Por tais informações e pelo tempo decorrido, julgo que a kilometragem real gire, hoje, entre 150.000km e 180.000 km, mas isso é só uma estimativa.
    Diante disso, pergunto aos companheiros: Será que vale à pena mandar retirar a bomba injetora e fazer uma revisão geral na mesma? Pode estar com pouca pressão e isso provocar o consumo elevado?
    O custo desse serviço, de acordo com o bombista, girará em torno de R$ 1.000,00.
    Esclareço que, exceto pelo consumo elevado, o carro está ótimo, andando bem, sem fumaçar, etc...
    Obrigado pelas consideraçãos a respeito. Um abraço, Delfim.

    Delfim,

    Interculei minha SRV CD 2002 na própria Maxcoler em Goiânia aos 193.783 km em julho do ano passado. Hoje ela está com 207.400 km sem apresentar problema algum. O consumo melhorou em torno de 9%, lembrando que sou criterioso nos acompanhamentos. Não posso precisar se essa melhora foi somente por causa do intercooler, vez que troquei também na mesma época o hélice em razão dele ter sido soldado pelo dono anterior para "melhorar" a refrigeração (tudo por medo do que aconteceu com as SW4 97/98), que depois se revelou ser problema do radiador fino, além da falta de adequada manutenção em alguns casos. O fato é que o carro melhorou um pouco o rendimento e também o consumo. Observa-se a melhora a olho nu principalmente em subidas. Sinceramente pensava em chipar mas cheguei à conclusão de que não preciso disso, mas, como disse o Sérgio Holanda certa vez e em outro tópico, fica sempre uma coceirinha que não acaba quanto à vontade de chipar. Não sei se um dia não acabo chipando, mas será exclusivamente pela maldita vaidade, porque necessidade não vejo; o carro anda muito bem e é uma camionete e não um esportivo. Para minhas viagens, que faço quase sempre com velocidade em torno de 120km/h sobra motor. Talvez haja uma razão, além da citada vaidade, para chipar: reserva de potência, que, como todos sabem, acaba se traduzindo em segurança nas ultrapassagens. Se eu puder ajudar em algo estou à disposição. Meu consumo na cidade de Brasília é quase sempre entre 9,1 e 9,4 km/litro; na estrada em torno de 9 km/litro rodando próximo dos 2600 giros e com velocidade de velocímetro de 120 km/h. No GPS 120 km/h encontro sempre aos 2750 giros. Grande abraço.
  • 25/04/2009, 23:50
    dpab
    Marlucio,
    Quando eu criei esse post e citei o intercooler Maxcooler, foi justamente com o intuito de obter explanações como a sua, ou seja, de companheiros que tb possuem o kit Maxcooler instalado. A idéia era obter informações sobre o consumo das SW4 com motores 1KZT e 1KZT-E e poder fazer uma comparação.
    Em nenhum momento eu tive a intenção de correlacionar o alto consumo com o fato de ter o kit instalado. A bem da verdade, esse consumo elevado se apresenntou mais recentemente, e nas medições feitas imediatamente após a instalação do intercooler, o mesmo girava em torno de 9 km/l tb.
    Vou tentar encontrar um meca bombista reconhecidamente competente para fazer uma regulagem na bomba injetora, obedecendo às informações de um opacímetro, conforme sugestão do meu amigo Rubens. Vamos ver no que dá...
    Muito obrigado a todos pela valiosa ajuda. Um abraço, Delfim.
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