Pessoal, em outro topico todos aconselharam a troca da correia dentada e por original. Andei lendo alguns topicos anteriores e fiquei com uma duvida.
O mecânico que levei era da toyota, e ele me aconselhou trocar a correia dentada , o esticador e deslizante/rolamento da correia, liguei para Green aqui no Rio e me passaram o seguinte:
Correia - 226,00
Esticador + Rolamento- 550,00
Guia de engrenagem, ela é com dentes como uma engrenagem - 482,00.
Total: 1258,00
O rolamento que todos falam no forum é esta guia de engrenagem?
Pois na concessionaria o esticador ja vem com um rolamento junto. Entao ficou a duvida se estes mecanicos que trocaram as de vcs, trocaram a o esticador e largaram de lado o rolamento, ou vcs estao falando desta guia.
Alguem pode explicar melhor. São na verdade 4 peças, mas pagamos por 3 na hora da compra. É isso mesmo?
Outra duvida é se esta luz que indica no painel para efetuar a troca ela acende quando uma das 4 peças estao apresentando problemas, ou so acende para alertar a quilometragem?
Agradeço desde ja a paciencia comigo.
Valeu
Essa guia de engrenagem normalmente não é trocada não, salvo se tiver com problemas, o que acho que é muito raro. O rolamento é esse que acompanha o esticador e ele é liso, fica tensionando a correia dentada. Um abraço, Delfim.
Estão querendo te engrupir , qdo a gente fala aqui e tem falado com muita exaustão com relação a troca da correia dentada e do esticador/rolamento , É SÓ ÍSTO MESMO , foi como o DPAB falou : guía de engrenagem só troca em caso de defeito .
Qto a luz T-BELT , ela acende qdo o carro roda os primeiros 100.000 km e a cada 100.000 km rodados subsequentes que é para avisar que tem que trocar a correia dentada INCLUÍNDO O ESTICADOR COM O ROLAMENTO , aí tem um dispositivo no painel que é acionado para apagar a mesma , em se tratando das HILUX até 2000 acho , as 2001 em diante a TOYOTA recomenda a troca a cada 150.000 km , mas TODOS DAQUI DO FÓRUM ACONSELHA A TROCA DA CORREIA E DO ESTICADOR DESTAS MAIS NOVAS COM 100.000 KM TB .
E ATENÇÃO : ESTAS PEÇAS TEM QUE SEREM ORIGINAIS TOYOTA , caso compre do pararelo correrá um grande rísco dela arrebentar antes dos 100.000 km e vc ter um PREJUÍZOZINHO de +- R$10.000,00 .
Qquer dúvida é só gritar .
Outra coisa AMARO , vc citou no outro tópico do mesmo assunto , que ela estava indicando que foi trocada com 86.000 km , esta kilometragem não deve ser real , pois a luz T-BELT só acende qdo roda os 1º 100.000 km rodados por que cargas d'água ela teria sido trocada com 86.000 km ? O certo amaro é vc trocar esta correia novamente que daí em diante vc vai saber qdo trocou , acredito que ao trocar mesmo estando com 150.000 km se vc deletar o dispositivo ele irá zerar o odometro dele COM RELAÇÃO A TROCA DA CORREIA e começar a contar daí em diante , ou vc pode tb anotar no livreto com qtos km vc trocou para não esquecer da próxima troca .
Entendi, porem se esta guia quebrar ela vai fazer um estrago tao grande quanto se o rolamento travar ou quebrar, certo? Estando o meu carro com 151.000 km rodados e nao sei se originais, e ja que vou pagar uma mao de obra para trocar as correias + a dentada e + esticador e rolamento, nao seria melhor prevenir e trocar logo esta guia? Assim ficaria mais tranquilo neste aspecto. Claro que este troca, conforme vc mesmo ja falaram seria por pecas originais da toyota, inclusive ja encomendei.
Amaro, a informação que tenho é que de 97 em diante a luz acende com 150mil. Se a sua acendeu nos 150 está confirmada a info q tinha e me passa como que faz pra apagar a luz do painel, qdo vc trocar pergunte pro meca o segredo, pois eu desmontei o painel por curiosidade e não achei nenhum botão de reset.
Nos modelos 97 em diante , para resetar , realmente tem que desmontar o painel e atras dele tem um parafuro que esta parafusado lá atras e próximo a ele tem outro orifício para vc TROCAR ESTE PARAFUSO DE POSIÇÃO , ísto é : retirar de onde ele esta e parafusar no outro orifício , na próxima troca , vc volta com ele na posição inicial e assim vai suscessivamente .
amaro, Para Ressetar A T-belt é Necessario Retirar Uma Pequena Tampa De Borracha Localizada No Painel , Inserir Uma Chave De Fenda Fina Acionando Um Pequeno Botão Dentro Do Painel E Ao Mesmo Tempo Ligar A Chave De Contato. sergio Pincelli- Hilux Sr5 2.8 2001 Turbinada.