O fluido recomendado pela Toyota é DOT3.
Versão Imprimível
Olá, galera!!!
Ressuscitando mais um tópico...e ae? Qual fluido usar numa sw4 2002 TD?
Não estou longe da próxima troca completa, dae que gostaria de saber com os senhores, pois vi no manual fluido Esso HD 400 que é dot 4, no entanto, o ultimo post aqui indica uso de fluido dot 3.
O que os mestres têm a dizer?
Sds a todos.
Oliveira,
DOT 3 era o recomendado na época de fabricação do veiculo, só que as coisas evoluem e hoje o DOT 5 é o mais atual. Recomendo esgotar todo o óleo e usar o DOT5. Não use o método de sangria habitual, procure alguma loja que façam o serviço por máquina!
Abs!
Ok, caro Jorge.
Obrigado pela elucidação. Vou me atentar em especial ao procedimento com uso de máquina.
só mais uma pergunta...seriam quantos ml necessários?
Abração
Na hora....vou já deixar guardadim ali..
Obrigado pelas notas
F. Oliveira,
Com dois frascos voce aproveita e troca o de embreagem tambem utiliza o mesmo fluido.
Abs.
Opa, farei isso....só aguardar ela fechar os 160mil
Abracos
QUal o nome do processo? Ou simplesmente pergunta de troca óleo de freio com máquina?
Afinal, qual é a diferença no final das contas entre o processo manual e o com máquina?
Zani e Sandro,
Hoje em dia a maioria das oficinas (decentes) possui uma máquina para a substituição do fluido de freio.
O que acontece é que há mecânicos que por pura preguiça ou mal costume, preferem fazer a sangria bombeando o pedal de freio, o que força e danifica os cilindros e o hidrovácuo. A pergunta que deve ser feita é justamente essa: "Por favor, vcs fazem a troca do fluido de freio com a máquina?".
Se disserem que sim, perguntem o preço e se for justo (algo em torno de R$ 80,00 ou R$ 100,00, incluído o fluido novo)mandem fazer. Tal procedimento, no caso das Hilux, deve ser efetuado a cada 40.000 Km. Um abraço, Delfim.
Reforçando o que o amigo Delfim, falou. Em operação normal o curso do pistão dentro do cilindro mestre é certa de 1/3 ou 2/3. Quando sangramos no modo tradicional, bombeamos o pedal e um cabeçudo fica nas rodas soltado a pressão, consequentemente saindo o óleo velho. O problema é que nesse processo o pedal do freio vai até o final, quando liberado a pressão nas rodas. Isso faz com que ele avance no 1/3 no final de curso onde existe a sujeira ou corrosão do óleo antigo, quando os anéis de borracha tocam nessa sujeira. já era! as vezes fissura ou fica sujeira entre a parede do cilindro e o anel!
Abs