x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 17
  • #1
    Usuário Avatar de dpab
    Entrada
    04/06/2004
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    62
    Posts
    2,049
    Agradecimentos: 5

    Arrow Ventoinha elétrica no radiador da SW4 - Vale a pena instalar?




    Amigos,
    Agúem já instalou uma ventoinha elétrica, na frente do radiador do ar-condicionado da SW4? Vale a pena instalar uma, de forma preventiva, a fim de ajudar no arrefecimento?
    E como fazer a ligação elétrica? De forma que funcione direto ou só arme quando o ar-condicionado for acionado? Agradeço as considerações a respeito.

  • #2
    Usuário
    Entrada
    04/11/2005
    Local
    82825375764/OUTRO PAÍS
    Posts
    1,030
    Agradecimentos: 0
    dpab,
    Bom dia amigo!

    Só uma dúvida, na frente do radiador está o condensador do ar condicionado. Se a ventoinha for intalada irá melhorar a refrigeração do ar condicionado. Agora não tenho certeza se irá ajudar na refrigeração do radiador.
    Os amigos poderiam tirar essa dúvida que eu também tenho?

    Para ligar a ventoinha não há muito mistério, pode ser ligada em um rele adaptado para ser acionado quando a temperatura do motor atingir 85C ou outra faixa a ser determinada (podemos tirar essa informação do sensor de temperatura da agua do motor).
    Podemos ligar quando o ar-condicionado for acionado.
    Pode ser instalar uma chave no painel (liga-desliga) sempre com um rele para limitar a corrente e evitar que a chave seja danificada.

    Agora precisamos saber qual ventoninha (de que carro) que encaixa no radiador/condensador da SW4. (Nova Hilux D4, Ranger, S10, Troller, L200 etc...)

    Espero ter ajudado e sempre conte comigo!

    Abraços,

    Rubens
    4X4 Brasil

  • #3
    Usuário Avatar de Fernando César Ximenes
    Entrada
    04/08/2005
    Local
    Teresina/PI
    Idade
    80
    Posts
    430
    Agradecimentos: 0

    Wink

    Citação Postado originalmente por dpab Ver Post
    Amigos,
    Agúem já instalou uma ventoinha elétrica, na frente do radiador do ar-condicionado da SW4? Vale a pena instalar uma, de forma preventiva, a fim de ajudar no arrefecimento?
    E como fazer a ligação elétrica? De forma que funcione direto ou só arme quando o ar-condicionado for acionado? Agradeço as considerações a respeito.


    Instalei 02 ventiladores de 10" na frente do condensador do ar condicionado e são acionados qdo. o ac é ligado. Como já faz algum tempo de suas instalações (sete meses), ñ me recordo do nome do fabricante. Foram instalados numa das inúmeras oficinas de ar condicionado da cidade. Até agora sem problemas. Eles são mto. eficientes. Se o condensador do ac tem relação com o radiador, e acredito q tenha, os ventiladores devem ajudar bastante principalmente aqui onde a temperatura ambiente é elevada.

  • #4
    Usuário
    Entrada
    04/11/2005
    Local
    82825375764/OUTRO PAÍS
    Posts
    1,030
    Agradecimentos: 0
    Fernando,

    Você sabe se estes ventiladores de 10" são de algum carro ou foram projetados para a Hilux?
    Você poderia tirar e postar algumas fotos da instalação destes ventiladores?
    Precisou fazer algum furo no suporte do radiador para fixar os ventiladores?
    Ele melhora a refrigeração do ar condicionado?

    Você sentiu alguma diferença na queda da temperatura do motor ou foi somente melhoria na refrigeração do ar condicionado?

    Abraços,

    Rubens

  • #5
    Usuário Avatar de dpab
    Entrada
    04/06/2004
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    62
    Posts
    2,049
    Agradecimentos: 5
    Rubens,
    Obrigado pela consideração. Vamos aguardar a resposta do Fernando e o posicionamento de outros amigos forenses... Na minha humilde opinião, a ventilação forçada atravessará o radiador do ar-condicionado e chegará até o radiador de arrefecimento do motor, melhorando, assim, a refrigeração de ambos. Mas isso é somente um pitaco, não tenho nenhum embasamento técnico ou experiência prática para afirmar isso de forma categórica.
    Com a palavra, nossos gurus do fórum. Abração, Delfim.

  • #6
    Citação Postado originalmente por dpab Ver Post
    Rubens,
    Na minha humilde opinião, a ventilação forçada atravessará o radiador do ar-condicionado e chegará até o radiador de arrefecimento do motor, melhorando, assim, a refrigeração de ambos. . Abração, Delfim.
    É assim mesmo que funcionará.
    A ventoinha original não joga ar no sentido do radiador, ela chupa. Se não fosse assim, em alta velocidade a ventoinha teria seu "trabalho" prejudicado.
    Coloque uma sacola plástica de mercado em frente à grade do radiador com o capo fechado e acelere o motor, verá que a sacola será "puxada" em direção à grade.
    O problema dessa instalação está no uso off road, imagine entrando em uma poça de lama...
    []s
    Marcelo

  • #7
    Usuário Avatar de dpab
    Entrada
    04/06/2004
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    62
    Posts
    2,049
    Agradecimentos: 5
    Tem razão Marcelo...
    Acho que no off-road deve atrapalhar mais do que ajudar, e nem precisa de lama... só a poeira que será sugada pra dentro das colméias dos radiadores já entupirá tudo.... Oh dúvida cruel.... kkkkkkkkkkkkkk
    Abração, Delfim.

  • #8
    Usuário Avatar de Fernando César Ximenes
    Entrada
    04/08/2005
    Local
    Teresina/PI
    Idade
    80
    Posts
    430
    Agradecimentos: 0
    Rubens e Delfim,
    Os ventiladores ñ são específicos p/ hilux. São da marca uni pont e usados em veículos de um modo geral. Utilizei dois por eles preencherem totalmente a parte frontal do condensador do ac. Foram fixados no condensador com abraçadeiras de plástico e estão firmes até agora. O ac continua gelando da mesma forma que fazia antes da instalação desses ventiladores. Qto. à temperatura do motor, também, ñ notei alteração na posição do ponteiro do marcador de temperatura talvez em função da ação da válvula termostática q controla a temperatura do líquido de arrefecimento q entra no motor(penso eu). Ñ uso minha sw em off road e sim em rodovias. Espero ter ajudado. []'s

  • #9
    Usuário
    Entrada
    04/11/2005
    Local
    82825375764/OUTRO PAÍS
    Posts
    1,030
    Agradecimentos: 0
    Fernando,

    Você poderia tirar algumas fotos da instalação e compartilhar conosco?
    Seria importante ver como que ficou a instalação para que possamos ter um parametro para as nossas instalações.
    Desde já agradeço.

    Abraços,

    Rubens

  • #10
    Usuário Avatar de Fernando César Ximenes
    Entrada
    04/08/2005
    Local
    Teresina/PI
    Idade
    80
    Posts
    430
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por rub Ver Post
    Fernando,

    Você poderia tirar algumas fotos da instalação e compartilhar conosco?
    Seria importante ver como que ficou a instalação para que possamos ter um parametro para as nossas instalações.
    Desde já agradeço.

    Abraços,

    Rubens
    Olá Rubens,

    As fotos já foram tiradas mas estou encontrando dificuldades para enviá-las. Elas estavam com 2048x1536 pixels e eu reduzi para 800x600, mesmo assim estão demorando mto. para serem enviadas, acho q ñ é normal. Devo estar fazendo algum procedimento errado ou incompleto. Entendes dessa operação?Preciso de ajuda.

  • #11
    Usuário
    Entrada
    04/11/2005
    Local
    82825375764/OUTRO PAÍS
    Posts
    1,030
    Agradecimentos: 0
    Fernando,

    A foto deverá ser reduzida um pouco mais.
    Mande elas para mim (no tamanho que você conseguiu reduzir ou melhor no tamanho original) no meu e-mail que eu faço a redução de imagem e disponibilizo no forum, mencionando que são suas.

    meu e-mail é: rubens_sousa@yahoo.com

    Abraço

    Rubens

  • #12
    Usuário Avatar de Fernando César Ximenes
    Entrada
    04/08/2005
    Local
    Teresina/PI
    Idade
    80
    Posts
    430
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por rub Ver Post
    Fernando,

    A foto deverá ser reduzida um pouco mais.
    Mande elas para mim (no tamanho que você conseguiu reduzir ou melhor no tamanho original) no meu e-mail que eu faço a redução de imagem e disponibilizo no forum, mencionando que são suas.

    meu e-mail é: rubens_sousa@yahoo.com

    Abraço

    Rubens
    Rubens, acabei de enviar as fotos para seu email. []'s

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade