x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 8 de 8
  • #1
    Usuário
    Entrada
    06/08/2008
    Idade
    47
    Posts
    42
    Agradecimentos: 0

    Como engatar o 4x4 SR51998(nas rodas diant. apenas) ?




    Bom dia,

    Hoje de manhã o mecânico me disse que pra engatar o 4x4(na roda) na minha SR5 1998 tem que pisar na embregem é verdade ?

    Ele disse que é igual ao jipe antigo...

    Eu estou de saco cheio do cara, mandei trocar as coifas de pertos da rodas e na roda direita não vai mais até a posição LOCK(pára 1cm antes) qdo giro o sistema.

    O mais engraçado(pra não dizer o contrário), qdo questionei, o cara veio me perguntar pra que eu mexi alí haeaheuaheuha.

    Perguntei a ele se não posso usar o 4x4...

    brincadeira...

    Desculpem o desabafo, mas hoje foi o fim da picada.

    Abçs!!

    Silvio
    RJ - SR5 98

  • #2
    Citação Postado originalmente por silviocesar Ver Post
    Bom dia,

    Hoje de manhã o mecânico me disse que pra engatar o 4x4(na roda) na minha SR5 1998 tem que pisar na embregem é verdade ?

    Ele disse que é igual ao jipe antigo...

    Eu estou de saco cheio do cara, mandei trocar as coifas de pertos da rodas e na roda direita não vai mais até a posição LOCK(pára 1cm antes) qdo giro o sistema.

    O mais engraçado(pra não dizer o contrário), qdo questionei, o cara veio me perguntar pra que eu mexi alí haeaheuaheuha.

    Perguntei a ele se não posso usar o 4x4...

    brincadeira...

    Desculpem o desabafo, mas hoje foi o fim da picada.

    Abçs!!

    Silvio
    RJ - SR5 98

    Belez sílvio!!!!!!!

    1o. ignora o que lhe foi dito!
    2o. Troca de macânico!! imagine, se vc estiver sozinho, e precisar acoplar a roda livre( nas rodas dianteiras)como vc fará se fosse necessário estar pisando na embreagem???

    vc para, desce do carro, gire as "borboletas"das rodas livres até a posição Lock, volte para dentro do carro, e coloque para tras a alavanca da tração - 4wd. quanto a reduzida, pare o veículo, faça o mesmo procedimento citado anteriormente, mais empurre a alavanca para a direita e após, empurre-a para frente( 4x4 reduzida). para desligar a reduzida, pare novamente o veículo, e puxe para tras e para a esquerda a alavanca (ficará em 4x4 normal).

    creio que era isso.

    quanquer dúvida avise.

    abraço a todos
    Vinícius
    MIT PAJERO TR4 2010 + Lift + BF Mud Km2 + protetores Road Tech
    EX- TOY HILUX SR5

  • #3
    Usuário Avatar de Inner
    Entrada
    04/11/2007
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Posts
    1,681
    Agradecimentos: 4
    Citação Postado originalmente por vinicius hilux Ver Post
    Belez sílvio!!!!!!!

    1o. ignora o que lhe foi dito!
    2o. Troca de macânico!! imagine, se vc estiver sozinho, e precisar acoplar a roda livre( nas rodas dianteiras)como vc fará se fosse necessário estar pisando na embreagem???

    vc para, desce do carro, gire as "borboletas"das rodas livres até a posição Lock, volte para dentro do carro, e coloque para tras a alavanca da tração - 4wd. quanto a reduzida, pare o veículo, faça o mesmo procedimento citado anteriormente, mais empurre a alavanca para a direita e após, empurre-a para frente( 4x4 reduzida). para desligar a reduzida, pare novamente o veículo, e puxe para tras e para a esquerda a alavanca (ficará em 4x4 normal).

    creio que era isso.

    quanquer dúvida avise.

    abraço a todos
    Caro Vinícius essa também é a minha dúvida, quando vc diz para colocar a roda livre na posição lock e colocar para trás a alavanca de tração vc quer dizer engatar a marcha a ré? no caso da reduzida vc diz empurrar a alavanca para a direita e depois para a frente seria a alvanca da reduzida se for, a principal deverá ficar em ponto morto será isso? um abraço inner

  • #4
    Usuário Avatar de joão k. chikui
    Entrada
    03/02/2007
    Local
    cotia/SP
    Idade
    63
    Posts
    2,555
    Agradecimento: 1
    Inner
    Na Hilux a alavanca do 4x4 e da reduzida é a mesma .Então , onde o Vinicius fala para puxar para trás a alavanca , é para engatar o 4x4.
    Silvio , depois que a RL estiver travada , nas transições de terreno seco(onde não pode usar 4x4) para liso,ou vice-versa, estando em reta , com velocidade baixa , pode engatar ou desengatar o 4x4.
    Porém , se precisar de muita força e tiver que reduzir , obrigatoriamente tem que estar parado.
    Samurai Maracujá:Motor 1.6, eixo Hilux tras LR , Calmini 4.16 , SPOA, Jumelo revolver , Warn XD9000-i, 3k guerra 305/70-16

  • #5
    Usuário Avatar de Inner
    Entrada
    04/11/2007
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Posts
    1,681
    Agradecimentos: 4
    Citação Postado originalmente por joão k. chikui Ver Post
    Inner
    Na Hilux a alavanca do 4x4 e da reduzida é a mesma .Então , onde o Vinicius fala para puxar para trás a alavanca , é para engatar o 4x4.
    Silvio , depois que a RL estiver travada , nas transições de terreno seco(onde não pode usar 4x4) para liso,ou vice-versa, estando em reta , com velocidade baixa , pode engatar ou desengatar o 4x4.
    Porém , se precisar de muita força e tiver que reduzir , obrigatoriamente tem que estar parado.
    Obrigado João se eu entendi a alavanca principal tanto é utilizada no 4x2 como no 4x4 e também na reduzida sendo que no 4x4 basta puxar para trás uma vez engatado o 4x4 o funcionamento é normal como no 4x2 ou seja pode-se trocar as marchas já para usar a reduzida com o carro parado aciona-se a alvanca menor como citado acima e uma vez engatada a reduzida passa-se a utilizar a alavanca maior também sendo possivel trocar marchas, será isso ou falei besteira grato pelos esclarecimentos um abraço Inner

  • #6
    Vou tentar ajudar, se falar besteira por favor me corrijam(ja falei besteira...)
    Apenas nas rodas dianteiras nao tem como se o diferencial traseiro estiver conectado ao e
    ixo cardã... e lembre-se a caixa de reduzida so funciona se a roda livre estiver na posição "lock", ou seja nao adianta nada mover a alavanca da caixa reduzida se a roda livre estiver na posiçao free ou 4x2 (saudade de sujar o pe na lama daquela band 79 azul calcinha) e lembre-se tambem que quando a roda livre estiver na posição lock 4x4 ela faz um barulho bem sutil evite de andar longos trechos com a roda livre engatada, nao sou experte em 4x4 mas aqui ate caminhão tem tração nos eixos traseiros 6x4, e gosto bastante de transpor um trecho ruim
    Grande abraço!
    4X4 Brasil

  • #7
    Vou tentar facilitar.Resumindo:

    4x2= Roda livre: Free ; Alavanca pequena: 4x2.
    4x4 Hi= Roda Livre: Lock ; Alavanca pequena para tráz.
    4x4 Low= Roda Livre: Lock ; Alavanca pequena para tráz e para o lado.

    Para mover a alavanca pequena deve-se estar parado e com a embreagem acionada.
    Após feito isto, as trocas de marcha são feitas normalmente, como em qualquer outro veículo.
    Evite andar com a roda livre em Free com a alavanca pequena em 4x4 Hi ou 4x4 Low, ou com a roda livre em Lock e a alavanca no 4x2, pois estará ocasionando um desgaste desnecessário.

    Sílvio:
    Provavelmente você não esta podendo utilizar de maneira correta o 4x4, pois uma de suas roda livres não chega na posição "lock". Com isto, o diferencial transmitirá a força apenas para esta roda livre (que não está ligada). Manda desmontar e engrachar novamente, mas primeiro de tudo muda de oficina.

    Abraço.
    XTERRA SE 2003/2004 - "Machona"
    Powered by MWM Sprint 4.07 TCA




  • #8
    Usuário Avatar de Leonardo Dic
    Entrada
    01/05/2004
    Local
    Sorocaba/SP
    Idade
    48
    Posts
    1,010
    Agradecimentos: 4
    Só complementando o que o Diesel escreveu.

    Conectar as RL (lock)

    Para o 4x4 Hi - Com a Hilux em movimento puxe a alavanca pequena para trás sem pisar na embreagem e ainda dê uma sutil aceleradinha ao mesmo tempo que puxa a alavanca que ajuda.
    Para desengatar, Hilux em movimento em linha reta, empurre a alavanca para frente sem pisar na embreagem. Aqui se vc soltar o acelerador ao mesmo tempo que volta a alavanca, ajuda.

    4x4 Low Hilux parada com embreagem acionada, alavanca já no 4x4 Hi, levar para a direita e empurrá-la para frente.

    Abraço
    Leonardo Diccini
    Blazer "Chalana"
    Exs: Land Cruiser HDJ80, Hilux CD 95 TDI, Band 14B TDI, JPX 2.5TDI Mit, Niva 1.8AP

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade