Como todos sabem as Toyota quando em 4X4 não podem rodar em piso com muito atrito, pois ao contrário dos Niva, Land, Subarus, etc...
não possuem diferencial central ou algo que faça a função. Ou seja, o torque é distribuido meio a meio (dianteira e traseira). Isso para mim é um dos motivos das Toyotas serem o bixo na lama e não enroscarem fácil. Mesmo porque as Lands e outros tem que bloquear o diferencial central para ter o mesmo efeito.
No fim de semana voltando pela Tamoios (litoral norte) peguei uma situação típica dessa época:
Chuvinha fina (não lava o asfalto só molha)
Asfalto novo
Muito óleo de caminhão
Curvas fechadas
Nevoeiro
Antes de pegar o inicio da serra liguei as rodas achando que poderia usar numa emergencia (traseira desgarrando na curva).
Picapes são muito leves e a chance disso acontecer é grande, quando a chuvinha apertou não tive dúvidas liguei a tração e fui.
O comportamento do carro mudou da água pro vinho a sensação de segurança é incrível o único detalhe era vc ter que reduzir para 3ª nas curvas e acelerar um pouco para a tração dianteira direcionar o carro. Isso vai contra o nosso instinto que é de brecar nessa situação.
Nessas condições o asfalto fica tão liso que funciona como se estivesse no barro ou terra batida. A roda traseira escorrega o suficiente para não forçar o conjunto. Passado o trecho do uns 15km desliguei tudo e segui viagem.
Fica a experiencia: Em condições de baixa aderencia no asfalto a tração funciona!!!!!!
PS: Cruzamos por vários carros que tinham rodado devido as condições da pista.
[ ]´s dirigindo no sabão sem susto