Senhores
Estive entre dezembro e janeiro fazendo parte do noroeste da Argentina. Viagem fantpastica, 10.500 km na minha sr5 que, durante a viagem foi impecável.
A unica coisa que, por um momento, me preocupou foi que, quando estive acima dos 4.000 metros de altitude, e exigindo grande esforços do motor, ela começou a fumaçar muito. Uma fumaça preta muito densa quase que tirava a visibilidade do parbrisa quando o vento levava a mancha que saia do escapamento.
Quando desci, voltei aos 2.000 metros de altirude, tudo voltou ao normal.
é claro que está relacionado à quantidade de oxigênio no ar. a 4 mil o ar é rarefeito e sei que isso tem imllicação direta na combustão.
Procede que eu gostaria de saber, conceitualmente, o que acontece. Alguém saberia explicar, de fato o que acontece?
Outra dúvida que eu tenho e a seguinte: o gás resultante da combustão é o co, ou co2?
se o gás é invisível, o que é a fumaça que sai do motor?
Obrigado
Marcio