Esta foi, na sua íntegra, a carta que enviei por email à Toyota (clientes@sac.toyota.com.br). Se você souber de outro meio deste conteúdo chegar aos altos escalões da Toyota do Brasil, por favor me informe. Como ainda não recebi qualquer retorno da Toyota, temo que ele tenha ficando pelo "meio do caminho"...

-----------------------------------------------------------------------
Caros Senhores:
Gostaria muito que esse email chegasse à diretoria de produção, senão aos responsáveis pela Toyota do Brasil. Gostaria também de ter um retorno a respeito desta.
Resumi em 10 itens, minhas críticas a essa linda picape depois de 6 meses de uso:
01. MUITO PLÁSTICO - a meu ver, é inadimissível uma picape feita para uso em off-road conter itens tão frágeis feitos em plástico. Na minha camionete, mesmo com uso cuidadoso e eventual em estradas de terra, já
foram danificados ou caíram: Ponteiras do pára-choques traseiro, TODAS as 4 cortinas de borracha que fecham o compartimento do motor visto por baixo dos pára-lamas dianteiros e uma peça plástica que fica no
paralama, bem à frente das rodas dianteiras.
02. BLOQUEIO DOS VIDROS - Até agora não entendi porque o botão bloqueador do movimento dos vidros, bloqueia-os INCLUSIVE para o motorista... Penso que o botão deveria bloquear APENAS o movimento dos vidros elétricos para os demais passageiros (dianteiro e traseiros), mas NUNCA para o motorista do veículo.
03. BARULHO COM O MOTOR FRIO - Com o motor frio (APENAS), ao acelerar-se o veículo, quando a rotação do motor chega à aprox. 1.300 rpm, o motor faz um barulho de metralhadora (já sei que é por causa da porcaria do nosso diesel...) Mas para um motor forte e silencioso como este, a Toyota poderia investir em uma solução nos ajustes dos bicos injetores e corrigir esse stress para motoristas criteriosos.
04.FALTA DE TRAVA COM CHAVE NA CAÇAMBA - Outras picapes MUITO inferiores já possuem esse simples acessório. O que falta para que a nova Hilux também o incorpore? Na minha, coloquei uma trava elétrica de um fabricante paralelo. Até agora, está funcionando...
05. ALARME INCOMPLETO - Pra mim, essa é uma falha imperdoável, onde o engenheiro projetista deveria, no mínimo, ser remanejado... Como pode a Toyota colocar no mercado um veículo de R$ 118.000 (foi o que paguei
por uma Hilux SRV 4x4 AUT 2007/2007 - 0Km) que vem com um sistema de alarme com controle remoto incorporado à chave (tudo fantástico), MAS SEM O SENSOR DE ULTRASSOM INTERNO? Isso significa que, mesmo com o alarme ligado, um ladrão poderá quebrar um vidro do veículo, entrar nele, furtar o equipamento de som e tudo mais que estiver no interior do mesmo; tudo com a gentil PERMISSÃO do Auto-Alarme! Incrível! O que tenho visto hoje, são picapes com um Alarme Positron instalado para obter essa SIMPLES proteção (mais um trambolho para se carregar junto à chave do veículo, causado por uma falha ESCANDALOSA da Toyota). Será que o sensor de ultrasom oneraria tanto assim um veículo deste valor???
06. FALTA DE OPCIONAIS - Mesmo para compradores que tem posses e QUEREM, NÃO PODEM colocar em suas picapes um Computador de Bordo ou um Ar Condiocionado Digital presentes na SW4. E olha que isso não modificaria praticamente nada no veículo... afinal, dos bancos dianteiros para frente os dois carros são praticamente a mesma coisa. Coisa pouca precisaria ser feita para instalar-se esses opcionais, como a troca de alguns itens plásticos do painel...
07.PORQUE ARO 15? - Porque a Toyota não adotou pneus e rodas aro 16 que são a tendência mundial para picapes? Somenta as picapes "peladas" modelos SR os têm. Um amigo meu fez esta mudança por conta própria na
sua SRV e não gostou. Me disse que a picape fica mais dura e instável... Fui possuidor de Chevrolet S10 e Blazer que usavam aro 15 e também das novas, já com aro 16. Competência da GM que conseguiu fazer a alteração sem qualquer prejuízo para a segurança e conforto dos veículos...
08. ACABAMENTO ELÉTRICO - O acabamento do cabeamento elétrico - principalmente o que fica visível ao usuário no compartimento do motor e baixos, deixa muito a desejar para uma picape deste porte, ficando à
mostra todos os fios nas pontas dos cabos e conectores. Além disso, os cabos são encapados com um tipo de fita isolante comum. Para um veículo de uso em off-road, logo as fitas estarão melequentas de cola e os
fios elétricos expostos ao tempo, com risco de perderem a isolação e causarem, inclusive, incêndio...
09. PREÇO DAS REVISÕES - Fiquei estasiado (até fotografei) o valor da hora da mão de obra em uma concessionária: R$ 190,00! Sou médico cirurgião geral, com 9 anos de dedicação exclusiva ao curso médico e afins, e não consigo ganhar esse valor por hora de trabalho lidando com a vida... Pior: um simples filtro do ar condicionado (uma espécie de feltro sanfonado, medindo cerca de 20x10x1cm) custa a extravagância de R$ 260,00! Já basta que a Toyota tem poucas concessionárias no norte do país (o que é ruim, pois falta concorrência com o Grupo Canopus detentora de todas as concessionárias do sul do Pará), ainda preciso pagar R$ 700,00 pela revisão de 20.000 Km...
10. TEMPORIZADOR DO LIMPADOR DO PARABRISAS - Parece um item simples, mas sua falta é muito sentida quando uma chuva pequena alcança o veículo. Novamente comparando com a GM, sinto falta desse acessório na nova hilux. O temporizador do limpador do párabrisas é único na Toyota, não tendo graduações como na GM. Na vigência de uma garôa, o temporizador original ainda é muito rápido, por vezes causando aquele ruído de "borracha em vidro seco".
Por fim, gostaria de deixar bem claro que, minha intensão em fazer essas críticas - mesmo que duras e com uma amostra real de minha indignação - é de chamar a atenção dos desenvolvedores e produtores da Toyota do
Brasil para melhorias em um veículo pelo qual sou simplesmente apaixonado.
-----------------------------------------------------------------------