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Convex Datacenter
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  • #1
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    SW4 97 esquentando quando o ac tá ligado




    Ola pessoal ! Tenho uma hilux sw4 97 que quando ligo o ar condicionado, com o carro parado,a temperatura do motor sobe rapidamente.
    Achei muito estranho, e quando fui fazer uma imspeção visual notei que ela não tem a ventoinha para refrigerar o condensador do ac.
    Quando o carro esta em movimento não tem problema porque o vento frontal mais o ventilador do motor dão conta de refrigerar o mesmo,mas quando o transito para, esquenta, logo na hora que o sujeito mais precisa!!!
    Então gostaria de saber dos amigos se é assim mesmo ou se vou ter que arrumar uma ventoinha pra viatura.

  • #2
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    CARO VLADIMIR

    Esta falta de ventoinha é estranho , mas é só vc verificar se em outras 97 tem ou não a ventoinha , caso tenha , é só colocar uma , mas se ela não tem de fábrica , tenho uma notícia um pouco ruim para te dar .

    Estive no final da semana passada no sítio do sogro do meu filho , ele tem uma oficina de ar condicionado de carro , é excelente profissional , e conversando com ele , e ele me revelou que vão muitos clientes reclamar disto , ísto é : QUE O CARRO ESQUENTA QDO LIGA O AR CONDICIONADO , como é o seu caso , e ele me respondeu que na maioria dos casos é pq a JUNTA DO CABEÇOTE ESTÁ QUEIMADA , e não problema do ar condicionado .

    Logo : Se no seu caso não tiver a ventoinha de fábrica , ou seja , ser normal não ter a ventoinha , é bom dar uma olhada na JUNTA DO CABEÇOTE .

    Espero ter ajudado .

  • #3
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    Pior Ainda!

    Junta De Cabeçote De Sw4 97 Td. Não Queima, é De Aço!

    O Que Trinca é O Cabeçote Que é De Alumínio!

    Salvo Raros Milagres................

    Dê Uma Olhada No Tópico Sw4 Cabeçote E Radiador......
    AQUI O PAPO É TROLLER E 4X4. ACESSE: https://www.facebook.com/groups/102579076519095/JEFFCATUNDA

  • #4
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    Se for este o caso seria realmente um problemão. Mas não acho que seja , pois a temperatura do carro fica normal todo o tempo.
    Como eu nunca vi nenhum carro sem ventoinha no comdensador, acho que seja esse o problema. O estranho e que o carro tá todo original acho dificil alguem ter simplesmente retirado a ventoinha.
    Guilerme vc conhece o carro é uma branca que fica na oficina onde Rogerio mexeu no seu Engesa.
    Bom se alguem tiver uma SW4 deste ano e puder me imformar eu agradeço.
    Abraços.

  • #5
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    Ô VLADIMIR

    Qdo li a sua mensagem , não vi de onde vc é , este mundo é realmente muito pequeno , nós estamos um do lado do outro , e eu pensando que vc é de longe .
    Mas quem me deu esta dica , vc deve conhecer tb , é o DAEL ROBERTO , que tem oficina de ar condicionado de carro alí perto da ponte da lapa em guarus , ele é sogro do meu filho .

  • #6
    Usuário Avatar de JEFFCATUNDA
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    Vladmir....

    Fiquei meio intrigado com uma coisa...O que vc cahma de "esquentar mais rápido"?

    A sua viatura É PARA TER UMA VALVULA TERMOSTÁTICA...esta valvula faz com que a temperatura suba até 82 graus... somente aí é que libera a agua do bloco para o sistema de refrigeração... o que mantém a temperatura quase que fixa em 82 graus...e o ponteiro da temperatura FIXO um pouco abaixo do meio do marcador....

    Caso a valvula termostática tenha sido retirada, ela vai ficar oscilando a temperatura entre 3/4 do marcador até o meio e visivelmente ela sobe mais rápido com o ar ligado que com ele desligado...o ar ligado pesa no sistema e também usam a mesma agua do radiador (quando do uso do aquecimento)......
    AQUI O PAPO É TROLLER E 4X4. ACESSE: https://www.facebook.com/groups/102579076519095/JEFFCATUNDA

  • #7
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    Jeff , isto aconteceu certa vez com meu Samurai. Ele levou um aquecimento porque estorou a correia do ventilador, então a valvula termostatica ficou agarrada toda aberta, e a temperatura ficava sempre abaixo do meio, alem de demorar muito a esquentar, ai retirei a valvula desprendi ela e pronto ficou blz.
    Mas o caso da hilux é diferente eu acho que realmente ela tá faltando a ventoinha que fica na frente do condensador. Porque quando se liga o AC o condensador,que fica na frente do radiador , aquece. E a ventoinha do motor ,não é o suficiente para refrigerar o conjunto; condensador+ radiador. Isso com o carro parado e o motor em funcionamento.
    Já com o carro em movimento o vento frontal trata de refrigerar o conjunto.
    É isso. O problema é que eu to meio sem tempo para procurar um carro igual para verificar a dica cuja ventoinha.
    Agora se realmente a Hilux 97 motor 3.0 não tiver a ventoinha,ai sim eu vou ter algo em que me distrair rsrsrsrsrsrsrsrs.

  • #8
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    Oi Guilherme! Eu não conheço o Dael não, mas quando puder vou dar uma passada lá para trocar uma ideia com ele, até porque tó precisando dar uma revisada no AC do samuca.
    Abraços.

  • #9
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    Vladimir,
    não sei nas 97, mas a minha não tem outra ventoinha a não ser a do motor. Acredido que devam ser todas iguais.
    Da uma verificada na sua ventoinha se ela não ta funcionando mal.
    Abraço,
    Caio

  • #10
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    As SW4 só possuem um ventilador que ASPIRA o ar para dentro do compartimento do motor, obrigando o mesmo a passar pelos radiadores de agua e do ar condicionado...

    Quando da instalação de intercooler, o mesmo também é colocado na frente, e um pouco abaixo, do radiador do ar condicionado.

    Pode-se, opcionalmente, colocar um ventilador elétrico ANTES deste conjunto para ajudar a forçar o ar, principalmente sobre um radiador de intercooler pois o mesmo fica um pouco abaixo do nível do ventilador original e quase atras do para-choque dianteiro...mas é opcional e visa apenas aumentar a passagem forçada de ar no radiador do intercooler....

    Certamente um ventilador a mais ajuda na refrigeração...na AUSTRÁLIA eles colocam até bicos que esguincham água no sistema de radiadores, tipo vaporizadores de irrigação...estes últimos podem ter acionamento elétrico ou por temperatura, e alguns fazem isso artesanalmente com esguinchos de limpador de para-brisas e utilizando o reservatório de agua do limpador. isso não é muito dificil de fazer.

    Você tem que ver é se é normal o radiador do ar- condicionado aquecer... EU ACHO QUE É... senão não haveria a necessidade dele, pois todo radiador é um DISSIPADOR DE CALOR.
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  • #11
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    VLADIMIR.

    Vc poderia me informar como se comporta a temperatura de sua viatura?

    Ela tem VALVULA TERMOSTÁTICA?
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  • #12
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    Bom Jeff o negocio é o seguinte; após algums minutos com o motor funcionando, o ponteiro do marcador fica constantemente no meio.
    Mas se eu estou em um emgarrafamento por exemplo, e com o ar ligado a temperatura começa a subir, já se eu desligo o ar ou ponho o carro em movimento a temperatura volta ao normal. Não sei se fui bem claro
    E quanto a valvula termostatica eu tenho quase certeza que ela está funcionando corretamente.
    Mas já que os amigos disseram que originalmente a viatura não possui uma ventoinha para o radiador do AC então agora vou concentrar meus esforços em outro ponto.
    Talvez na junta do cabeçote? Ou numa limpeza do conjunto de radiador?
    Valeu e abraços.

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