x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 19
    Usuário
    Entrada
    18/10/2006
    Agradecimentos: 0

SW4 97 esquentando quando o ac tá ligado

Ola pessoal ! Tenho uma hilux sw4 97 que quando ligo o ar condicionado, com o carro parado,a temperatura do motor sobe rapidamente.
    Achei muito estranho, e quando fui fazer uma imspeção visual notei que ela não tem a ventoinha para refrigerar o condensador do ac.
    Quando o carro esta em movimento não tem problema porque o vento frontal mais o ventilador do motor dão conta de refrigerar o mesmo,mas quando o transito para, esquenta, logo na hora que o sujeito mais precisa!!!
    Então gostaria de saber dos amigos se é assim mesmo ou se vou ter que arrumar uma ventoinha pra viatura.

Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Agradecimentos: 10
    CARO VLADIMIR

Esta falta de ventoinha é estranho , mas é só vc verificar se em outras 97 tem ou não a ventoinha , caso tenha , é só colocar uma , mas se ela não tem de fábrica , tenho uma notícia um pouco ruim para te dar .

Estive no final da semana passada no sítio do sogro do meu filho , ele tem uma oficina de ar condicionado de carro , é excelente profissional , e conversando com ele , e ele me revelou que vão muitos clientes reclamar disto , ísto é : QUE O CARRO ESQUENTA QDO LIGA O AR CONDICIONADO , como é o seu caso , e ele me respondeu que na maioria dos casos é pq a JUNTA DO CABEÇOTE ESTÁ QUEIMADA , e não problema do ar condicionado .

Logo : Se no seu caso não tiver a ventoinha de fábrica , ou seja , ser normal não ter a ventoinha , é bom dar uma olhada na JUNTA DO CABEÇOTE .

Espero ter ajudado .

Usuário Avatar de JEFFCATUNDA
    Entrada
    29/10/2006
    Local
    FORTALEZA/CE
    Pior Ainda!

Junta De Cabeçote De Sw4 97 Td. Não Queima, é De Aço!

O Que Trinca é O Cabeçote Que é De Alumínio!

Salvo Raros Milagres................

Dê Uma Olhada No Tópico Sw4 Cabeçote E Radiador......
    AQUI O PAPO É TROLLER E 4X4. ACESSE: https://www.facebook.com/groups/102579076519095/JEFFCATUNDA

Usuário
    Entrada
    18/10/2006
    Se for este o caso seria realmente um problemão. Mas não acho que seja , pois a temperatura do carro fica normal todo o tempo.
    Como eu nunca vi nenhum carro sem ventoinha no comdensador, acho que seja esse o problema. O estranho e que o carro tá todo original acho dificil alguem ter simplesmente retirado a ventoinha.
    Guilerme vc conhece o carro é uma branca que fica na oficina onde Rogerio mexeu no seu Engesa.
    Bom se alguem tiver uma SW4 deste ano e puder me imformar eu agradeço.
    Abraços.

Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Agradecimentos: 10
    Ô VLADIMIR

Qdo li a sua mensagem , não vi de onde vc é , este mundo é realmente muito pequeno , nós estamos um do lado do outro , e eu pensando que vc é de longe .
    Mas quem me deu esta dica , vc deve conhecer tb , é o DAEL ROBERTO , que tem oficina de ar condicionado de carro alí perto da ponte da lapa em guarus , ele é sogro do meu filho .

Entrada
    29/10/2006
    Local
    FORTALEZA/CE
    Vladmir....

Fiquei meio intrigado com uma coisa...O que vc cahma de "esquentar mais rápido"?

A sua viatura É PARA TER UMA VALVULA TERMOSTÁTICA...esta valvula faz com que a temperatura suba até 82 graus... somente aí é que libera a agua do bloco para o sistema de refrigeração... o que mantém a temperatura quase que fixa em 82 graus...e o ponteiro da temperatura FIXO um pouco abaixo do meio do marcador....

Caso a valvula termostática tenha sido retirada, ela vai ficar oscilando a temperatura entre 3/4 do marcador até o meio e visivelmente ela sobe mais rápido com o ar ligado que com ele desligado...o ar ligado pesa no sistema e também usam a mesma agua do radiador (quando do uso do aquecimento)......
    AQUI O PAPO É TROLLER E 4X4. ACESSE: https://www.facebook.com/groups/102579076519095/JEFFCATUNDA

Usuário
    Entrada
    18/10/2006
    Jeff , isto aconteceu certa vez com meu Samurai. Ele levou um aquecimento porque estorou a correia do ventilador, então a valvula termostatica ficou agarrada toda aberta, e a temperatura ficava sempre abaixo do meio, alem de demorar muito a esquentar, ai retirei a valvula desprendi ela e pronto ficou blz.
    Mas o caso da hilux é diferente eu acho que realmente ela tá faltando a ventoinha que fica na frente do condensador. Porque quando se liga o AC o condensador,que fica na frente do radiador , aquece. E a ventoinha do motor ,não é o suficiente para refrigerar o conjunto; condensador+ radiador. Isso com o carro parado e o motor em funcionamento.
    Já com o carro em movimento o vento frontal trata de refrigerar o conjunto.
    É isso. O problema é que eu to meio sem tempo para procurar um carro igual para verificar a dica cuja ventoinha.
    Agora se realmente a Hilux 97 motor 3.0 não tiver a ventoinha,ai sim eu vou ter algo em que me distrair rsrsrsrsrsrsrsrs.

Usuário
    Entrada
    18/10/2006
    Oi Guilherme! Eu não conheço o Dael não, mas quando puder vou dar uma passada lá para trocar uma ideia com ele, até porque tó precisando dar uma revisada no AC do samuca.
    Abraços.

Usuário Avatar de Caio Rivetti
    Entrada
    09/05/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Vladimir,
    não sei nas 97, mas a minha não tem outra ventoinha a não ser a do motor. Acredido que devam ser todas iguais.
    Da uma verificada na sua ventoinha se ela não ta funcionando mal.
    Abraço,
    Caio

Entrada
    29/10/2006
    Local
    FORTALEZA/CE
    As SW4 só possuem um ventilador que ASPIRA o ar para dentro do compartimento do motor, obrigando o mesmo a passar pelos radiadores de agua e do ar condicionado...

Quando da instalação de intercooler, o mesmo também é colocado na frente, e um pouco abaixo, do radiador do ar condicionado.

Pode-se, opcionalmente, colocar um ventilador elétrico ANTES deste conjunto para ajudar a forçar o ar, principalmente sobre um radiador de intercooler pois o mesmo fica um pouco abaixo do nível do ventilador original e quase atras do para-choque dianteiro...mas é opcional e visa apenas aumentar a passagem forçada de ar no radiador do intercooler....

Certamente um ventilador a mais ajuda na refrigeração...na AUSTRÁLIA eles colocam até bicos que esguincham água no sistema de radiadores, tipo vaporizadores de irrigação...estes últimos podem ter acionamento elétrico ou por temperatura, e alguns fazem isso artesanalmente com esguinchos de limpador de para-brisas e utilizando o reservatório de agua do limpador. isso não é muito dificil de fazer.

Você tem que ver é se é normal o radiador do ar- condicionado aquecer... EU ACHO QUE É... senão não haveria a necessidade dele, pois todo radiador é um DISSIPADOR DE CALOR.

Entrada
    29/10/2006
    Local
    FORTALEZA/CE
    VLADIMIR.

Vc poderia me informar como se comporta a temperatura de sua viatura?

Ela tem VALVULA TERMOSTÁTICA?

Usuário
    Entrada
    18/10/2006
    Bom Jeff o negocio é o seguinte; após algums minutos com o motor funcionando, o ponteiro do marcador fica constantemente no meio.
    Mas se eu estou em um emgarrafamento por exemplo, e com o ar ligado a temperatura começa a subir, já se eu desligo o ar ou ponho o carro em movimento a temperatura volta ao normal. Não sei se fui bem claro
    E quanto a valvula termostatica eu tenho quase certeza que ela está funcionando corretamente.
    Mas já que os amigos disseram que originalmente a viatura não possui uma ventoinha para o radiador do AC então agora vou concentrar meus esforços em outro ponto.
    Talvez na junta do cabeçote? Ou numa limpeza do conjunto de radiador?
    Valeu e abraços.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem