Postado originalmente por
guilhermeabreu
CELSOGVS E OUTROS
Tenho um SW4 93 2.8 ha 7 anos , no início , tinha muito medo que alguem incapacitado mexesse nela qdo fosse preciso fazer manutenções preventivas .
Logo , qdo precisei pela primeira vez , foi para trocar a correia dentada , a luz T-BELT ascendeu , aí na dúvida de trocar com quem , optei pelo mais sensato , FUI NA CONCESSIONÁRIA AUTORIZADA TOYOTA DE NOVA FRIBURGO - RJ.
PÉSSIMA OPÇÃO , ME FERREI POR INTEIRO .
Eles trocaram a correia dentada , MAS NÃO TROCARAM O ESTICADOR DA CORREIA , RESUMO : TRAVOU O ROLAMENTO , ARREBENTOU A CORREIA , E O MOTOR FOI PRO SACO . E PIOR ELES NÃO ASSUMIRAM A RESPONSABILIDADE , e como estamos no BRASILLLLLLL , eles tem muito mais dinheiro do que eu , sabia que perderia a causa na justiça .
Procurei e achei aqui em minha cidade um mecanico muito bom , para não dizer ÓTIMO , e fiz o motor com ele , gastei R$10.000,00 fazendo o motor por completo , no dia seguinte que peguei na oficina , fui a NATAL-RN. , andei 6.000 Km , ficou 1000% o serviço , ele me mandou voltar para fazer revisão com 5.000 Km , e até hoje não voltei a ele , esta rodado 50.000 Km após ter sido feito o motor , e nenhum problema , a não ser :
De uns 6 meses para cá , A ÁGUA VEM SUMINDO DO RADIADOR , e não vejo por onde ela vai , até um dia que fui a GOVERNADOR VALADARES , muito calor , ar ligado , a temperatura começou a subir , parei num posto e VI NA PARTE SUPERIOR DO RADIADOR , na junção da colméia com a parte superior um MEREJAMENTO DE ÁGUA E VAPOR , aí então matei a charada , a água saía qdo a pressão estava alta juntamente com a temperatura alta , ela saía , evaporava e eu não via qdo parava o carro .
Levei num cara que recupera radiador , ele aproveitou e varetou o radiador e me disse que o radiador já estava muito corroído .
Mesmo assim a água continuava a sumir , mas demorando mais tempo . A ÁGUA ENCHE O RESERVATÓRIO DE EXPANSÃO E NÃO RETORNA AO RADIADOR , E O RADIADOR FICA COM POUCA ÁGUA .
EXATAMENTE COMO NO SEU RELATO CELSO .
CONCLUSÃO : Pensando daqui , raciocinando dali , CHEGUEI A SEGUINTE CONCLUSÃO :
Mesmo tendo sido feito o serviço no radiador , DEVE COM CERTEZA ter um pequenino vazamento ou no radiador ,ou um pequenino furo numa mangueira , que qdo frio e o carro parado não pinga em lugar nenhum , e qdo em uso , ao esquentar e aumentar a pressão no circuito , faz com que a água vá para o reservatório de expansão até entornar e tb vasar em forma de vapor do pequeno furo onde estiver que a gente não descobre , E QDO O CARRO PARA E ESFRIA , TERIA QUE SUGAR DE VOLTA A ÁGUA PARA O RADIADOR , e pq não retorna : PQ COMO EXISTE ESTE PEQUENINO FURO QUE NÃO CONSEGUIMOS DESCOBRIR , ESTE CIRCÚITO É TOTALMENTE VEDADO E COM ÍSTO A ÁGUA QDO VAI PARA O RESERVATÓRIO , FORMA VÁCUO NO SITEMA E QDO ESFRIA , É ESTE VÁCUO QUE SUGA A ÁGUA DE VOLTA AO RADIADOR , LOGO : " NÃO É FEITO O VÁCUO NESCESSÁRIO PARA PUXAR A ÁGUA DE VOLTA POR CAUSA DESTE PEQUENINO FURO QUE ESTA EXISTINDO NO CIRCUITO " .
TENHO CERTEZA DE QUE É ESTE O PROBLEMA .
O QUE FAZERMOS ?
1º - Trocar todas as mangueiras , pois já estão com 15 anos , no meu caso . É o que fica mais barato por enquanto . Caso não resolva 2ª opção
2º - Trocar o radiador , se não resolver , ESTOU FERRADO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!! VOU AO ÓTIMO MECANICO QUE FEZ O MOTOR PARA TENTAR DESCOBRIR O QUE ESTA OCORRENDO .
Este é o meu relato , e tenho convicção que irei resolver o problema da água fazendo estas duas medidas .
O que vcs acham deste meu raciocínio ?