x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 7 de 7

Hybrid View

Usuário
    Entrada
    12/06/2007
    Agradecimentos: 0

Folga axial no virabrequim

Levei minha Hilux sw4 94 no mecânico e descobrimos que ela está com uma folga axial no eixo do virabrequim!!
    O quão grave isso realmente é? É real a possibilidade que eu venha a perder esse motor em pouco tempo? O que essa folga acarreta no funcinamento do motor? A retifica, considerada a única opção para solucionar o problema está orçada em mais de 5k, podendo chgar a 10k!!! Quais são minhas opções?!
    |Agradeço todas as opniões de quem entende do assunto.

daniel

Usuário Avatar de Leonardo Dic
    Entrada
    01/05/2004
    Local
    Sorocaba/SP
    Agradecimentos: 4
    Daniel, ela tem algum sintoma aparente ? Joga oleo pelos retentores ? Polia (dianteiro) ou traseiro (volante).

Abraço
    Leonardo Diccini
    Blazer "Chalana"
    Exs: Land Cruiser HDJ80, Hilux CD 95 TDI, Band 14B TDI, JPX 2.5TDI Mit, Niva 1.8AP

Usuário Avatar de joão k. chikui
    Entrada
    03/02/2007
    Local
    cotia/SP
    Agradecimento: 1
    A pressão de oleo com motor quente está muito baixa? Quanto na lenta e a 2000 rpm?

Usuário
    Entrada
    12/06/2007
    OLá,
    Sim, há um vazamento de óleo pelo retentor do volante. A polia tbm está vibrando pq parece que a ponta do eixo do vira está um pouco torta. O que me disseram é que essa vibração vai ocasionar ( ou pelo menos pode ocasionar) um desgaste prematuro do virabrequim e até mesmo uma fissura nele.
    Quanto à pressão do óleo eu não sei pois o carro não tem esse medidor.
    A folga do eixo é perceptivel o suficiente para ser sentida empurrando o volante pra frente e pra trás.
    È grave mesmo, ou seja, qqr hora vou ter um problema enosme, ou dá pra levar em frente e seguir sempre de olho no nível do óleo?
    Agradeço

Daniel

Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Agradecimentos: 50
    Citação Postado originalmente por danrochas Ver Post
    Levei minha Hilux sw4 94 no mecânico e descobrimos que ela está com uma folga axial no eixo do virabrequim!!
    O quão grave isso realmente é?
    Se vc costuma andar com o pé apoiado no pedal de embreagem e/ou para no semaforo engata marcha e fica com a embreagem acionada ocorre esse tipo de problema pois as arruelas de encosto que servem pra ajustar a folga axial do virabrequim (em décimos de milímetros) sofrem uma sobrecarga desnecessária(do sistema de embreagem) e se desgastam fazendo com que a folga aumente.

Citação Postado originalmente por danrochas
    É real a possibilidade que eu venha a perder esse motor em pouco tempo? O que essa folga acarreta no funcionamento do motor?
    Sim, é real pois com esse "jogo" axial vários outros componentes vão sofrer desgaste pois estão projetados e montados para trabalhar sem folga nesse sentido.

A retifica, considerada a única opção para solucionar o problema está orçada em mais de 5k, podendo chgar a 10k!!! Quais são minhas opções?!
    5 ou 10k é o preço pra recondicionar um motor por completo, geralmente o pessoal chuta um valor pois ao abrir o motor pode ser que já tenha algum componente com a vida útil prejudicada. Só é possível analisar detalhadamente após abrir o motor.

"Aparentemente" à baixo custo o problema seria resolvido removendo o cárter, retirando o virabrequim, verificando se há desgaste nas paredes de encosto e se esse possível desgaste está nos limites de tolerância que permitam ser usinado, substituir as arruelas de encosto por modelo com as sobremedidas necessárias pra ajustar a folga corretamente, aproveitando que o motor está aberto pode ser verificado se há desgaste nas bronzinas e substituí-las também, e pra finalizar trocar os retentores (dianteiro e trazeiro), uma junta de carter (alguns usam apenas cola) oleo, filtro.

Isso vai depender da kilometragem da viatura. Se o desgaste for pequeno pode ser resolvido dessa forma, se o desgaste e a kilometragem já for alta vai ter que fazer o motor completo.

Sim, há um vazamento de óleo pelo retentor do volante. A polia tbm está vibrando pq parece que a ponta do eixo do vira está um pouco torta.
    Há vazamento porque o eixo está se deslocando longitudinalmente, esse caso da ponta torta só pode ser confirmado com o virabrequim fora do motor em bancada de alinhamento. Existem muitas variáveis, a polia pode estar empenada, folgada, etc, não dá pra fazer esse tipo de análise apenas olhando o motor funcionar.

O que me disseram é que essa vibração vai ocasionar ( ou pelo menos pode ocasionar) um desgaste prematuro do virabrequim e até mesmo uma fissura nele.
    Positivo, as arruelas de encosto já se desgastaram e podem até desaparecer, fazendo com que a lateral do virabrequim tenha atrito diretamente com a lateral do mancal de apoio e rodando assim vc pode perder virabrequim e bloco. A limalha proveniente desse atrito vai se misturar ao óleo e circular por todo motor desgastando outros componentes.

Quanto à pressão do óleo eu não sei pois o carro não tem esse medidor.
    Qualquer oficina que se preze tem um medidor (manometro externo) que pode fazer esse tipo de leitura.

A folga do eixo é perceptivel o suficiente para ser sentida empurrando o volante pra frente e pra trás.
    È grave mesmo, ou seja, qqr hora vou ter um problema enosme, ou dá pra levar em frente e seguir sempre de olho no nível do óleo?
    E a tendência é aumentar essa folga e danificar os componentes.

Não preciso nem dizer que se vc quiser gastar menos mande abrir o motor o quanto antes...

espero ter ajudado

[]'s

Usuário
    Entrada
    12/06/2007
    Ola Elmer, obrigado pelas explicações e pela resposta. Acho que o problema, até onde descobri já é grande demais. Como comprei o carro a pouco tempo e desse problema não sabia, acho que minha melhor opção é devolver e procurar um outro carro mais confiável pois o custo desse conserto sem dúvida não vai ser pequeno.
    Agradeço mais uma vez
    Abraço

Usuário Avatar de joão k. chikui
    Entrada
    03/02/2007
    Local
    cotia/SP
    Agradecimento: 1
    Dan
    Pelo teu comentário, vc deve ter comprado der uma loja , pois existe a possibilidade de "Devolver". Deve estar no prazo de garantia de 3 meses, certo?
    Dan , este é um dos motores que se bem feito , poderá rodar 300 a 400 mil km . Eu tentaria um acordo com a loja, nem que tivesse que bancar uma parte.

[]s

Citação Postado originalmente por danrochas Ver Post
    Ola Elmer, obrigado pelas explicações e pela resposta. Acho que o problema, até onde descobri já é grande demais. Como comprei o carro a pouco tempo e desse problema não sabia, acho que minha melhor opção é devolver e procurar um outro carro mais confiável pois o custo desse conserto sem dúvida não vai ser pequeno.
    Agradeço mais uma vez
    Abraço

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem