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  • #1
    Usuário Avatar de Torezan
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    Caro colega,
    Não conheço o seu motor, mas se a suspeita é de falta de lubrificação, que tal fazer um teste? Recentemente, após limpeza com aditivo, fiz uma troca de óleo em minha Bandeirante e, junto com o lubrificante, adicionei Bardahl B12 Turbo na proporção de 20%. A diminuição do ruído foi nítida e o consumo de combustível e de lubrificante também (já foram rodados 1800km). Outro aditivo de ação polar é o Power Off-Road, também da Bardahl. Estes produtos têm a característica de se aderirem a todas as partes do motor onde o óleo circula e durante a partida (sem a presença do lubrificante) protegerem as peças do contato direto através de uma fina película.
    Espero ter contribuído.
    Abraços a todos.
    4X4 Brasil

  • #2
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    Torezan,

    Obrigado pela informação!
    Com o objetivo de reduzir o atrivo, eu sempre estou adicioanando na troca de óleo do motor o STP para Diesel, que tem o objetivo de reduzir o atrito.
    Porém o barulho na partida não reduziu, agora fiquei na dúvida se o STP tem atração polar.
    Na próxima troca que está preste para acontecer vou usar o Power Off-Road.

    Obrigado!

    Rubens

  • #3
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    tem certeza que sw4 98 tem tucho hidraulico?
    AQUI O PAPO É TROLLER E 4X4. ACESSE: https://www.facebook.com/groups/102579076519095/JEFFCATUNDA

  • #4
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    Citação Postado originalmente por rub Ver Post
    Torezan,

    Obrigado pela informação!
    Com o objetivo de reduzir o atrivo, eu sempre estou adicioanando na troca de óleo do motor o STP para Diesel, que tem o objetivo de reduzir o atrito.
    Porém o barulho na partida não reduziu, agora fiquei na dúvida se o STP tem atração polar.
    Na próxima troca que está preste para acontecer vou usar o Power Off-Road.

    Obrigado!

    Rubens
    Não sei informar se o STP tem ação polar, mas também é um ótimo aditivo. Quanto ao de limpeza, se for utilizar, recomendo o Würth, pois segundo mecânicos e vendedores de lubrificantes e aditivos é o "único que limpa de verdade" e que os outros não têm tanto efeito quanto ele, mas o preço deste é bem mais alto (cerca de R$50,00) que o STP Engine Flush (R$15,00), ou Bardahl Flush, por exemplo.
    Abraço a todos.

  • #5
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    Engels,

    Muito obrigado pela dica!
    Com certeza vou verificar. pois faz todo sentido.
    Se a válvula está danificada o óleo desce do cabeçote e o comando de válvula "trabalha a seco" na partida sem a devida lubrificação.

    Você poderia informar se a válvula é esta que está no arquivo anexo?

    Mais uma vez obrigado,

    Rubens
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Barulho estranho no motor frio. Hilux - SW4.-valvula-de-oleo.jpg  

  • #6
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    Citação Postado originalmente por rub Ver Post
    Engels,

    Muito obrigado pela dica!
    Com certeza vou verificar. pois faz todo sentido.
    Se a válvula está danificada o óleo desce do cabeçote e o comando de válvula "trabalha a seco" na partida sem a devida lubrificação.

    Você poderia informar se a válvula é esta que está no arquivo anexo?

    Mais uma vez obrigado,

    Rubens
    Rub
    A valvula fica dentro do filtro de óleo lubrificante, portanto basta troca-lo por um filtro novo de boa qualidade, uso sempre original ou FRAMM. Depois da troca observe o tempo, entre a partida e quando a luz de indicação da pressão do óleo apaga, no painel, + ou - 3 segundos, com motor frio.
    Outra sugestão: leve numa retifica que trabalhe com recuperação de cabeçote e peça para regular as valvulas, lá certamente ele tem as ferramentas e os calços.

    Um abraço.
    4X4 Brasil Razão: Adequar regra de postagem 2/2.4
    SW4 -2000 TD3.0- Ironman - General Grabber AT2 265 /70 - 16

  • #7
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    Engels,

    Obrigado pela informação.
    O filtro que esta na minha SW4 é o original. Mas mesmo assim já vou fazer a troca do óleo que eu faço sempre com 3500 km e trocar o filtro também. O filtro eu troco todas as vezes que eu faço a troca do óleo.

    Abraços,

    Rubens

  • #8
    Usuário Avatar de dpab
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    Rubens e demais,

    O motor da minha SW4/99 tb faz um "plec,plec,plec" quando ligo ela com o motor frio, mas para logo depois... sempre foi assim. Esse é o tal do "castanholar" que vcs citaram? Obrigado.

  • #9

    Mais Uma

    Na minha ranger acontece a mesma coisa, por acaso quando voces pisão na embreagem o barulho para, na minha assim que ligo de manha, fica o barulho, o ponteiro da presão do óleo sobe assim que a ligo, so que o barulho persiste, piso na embreagem para, solto o barulho volta, mesmo assim passa 1min e para. Mesmo depois de aquecida, se ela ficar 1hora parada o barulho volta, so que desaparece em menos de 5segundos, acho que possa ser troca de óleo, porque já faz +- 12mil km que não o troco

    Mantemos contato...

  • #10
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    Markin, Na SW4 tanto faz você pisar ou não na embreagem que o barulho não some. O barulho só some se por acoso acelerar o carro por poucos segundos ou ficar aguardando até que o motor faça o ciclo completo da queima, que no caso da minha SW4 está levando algo em torno de 2 minutos. Não conheço o motor da Ranger para opinar, porém no MWM 2.8 TD, existem algumas arruelas (meia lua) de calço no virabrequim e quando elas estão gastas acontece o barulho como você mencionou. Essa folga é medida com auxilio de um relógio comparador no eixo do virabrequim do lado da polia. Eu troco o óleo da minha SW4 com 3000 km, filtro de óleo e adiciono o STP para tratamento do óleo. Abraços, Rubens

  • #11
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    Caro Amigo,
    Minha SW4 (97/98 -3.0TD) esta com o mesmo problema. Ja fiz varios testes e acredito ter encontrado a razão desse chato barulho qdo o carro esta frio. Porem ainda tenho certeza da solucao e estou tentando descobrir. Veja só, no meu carro, qdo o motor inicia funcionamento ha um corte de energia nas velas de aquecimento. Então ha um acumulo de oleo sem queimar, o que causa o barulho, a tremedeira e uma fumaça excessiva até que o motor aqueça o que ocorre em cerca de um ou dois minutos. Se fizer uma ligação paralela nas velas de aquecimento, esse sintoma de mau funcionamento para instantaneamente. Fiz um teste com outro motor diesel (pajero) e ele mantinha as velas funcionando por cerca de 40 segundo apos a partida do motor. Ainda nao sei se a troca do rele vai resolver, vou tentar. Relato isso para tentar ajudar. abracos

  • #12
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    dpab, Pelo o que eu entendi nestas trocas de mensagens, o que está acontecendo é este famoso castanholar, que é gerado pela pela queima irregular do diesel quando o veículo está frio. Os amigos do forum me corrijam se eu estiver errado. Se por acaso eu acelerar (somente como teste a 2000 RPM) por poucos segundos o barulho some completamente imediatamente. E somente quando a SW4 está fria é que o barulho retorna. Espero ter ajudado, Rubens

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