Bom dia, boa tarde ou boa noite a todos!

Tenho uma Hilux Sr5 2001 (Argentina) há quase 2 anos. Esse é meu primeiro veículo de ciclo Diesel e me apaixonei por ele! Mas como muitos tópicos desse fórum apontam o motor deixa a desejar no quesito potência...péssima retomada na estrada, se ligar o ar condicionado então esquece.
Turbinar era a melhor solução para o problema, mas a falta de conhecimento me levou a pesquisar muito sobre o assunto antes de me aventurar a fazer burrada e gastar uma nota fazendo o motor depois. Não que isso não possa acontecer, mas agora estou mais preparado para eventuais problemas.

Vou dividir, através desse tópico, erros e acertos para que outras pessoas possam interessadas em fazer o mesmo tenham mais informações e deem menos cabeçadas.

Carro vai para o mecânico dia 27/04/2020 para instalar o kit

- FICHA
- Hilux Sr5 2001
- Modelo Motor 3L (mesmo bloco do 5L)
- 308.000 rodado originais
- Relógio de temperatura digital (88ºc)
- Radiador novo (antigo estava entupido)
- Pneus com medida original (205/55 r16)
- Consumo médio estrada e cidade 10,5 Km/l

- KIT TURBO
- Turbos Anhanguera - SP. Paguei 2.900,00 mais frete
- Kit completíssimo.
- Turbina Modelo T2
- intercooler -> não
- Presssão -> 0,3 até criar mais confiança
- A loja tem turbinas de marca ou turbina 'deles'. A t2 é uma turbina recondicionada, feita a partir de peças novas outras turbinas.

- BOMBA INJETORA
- Sou o 4º ou 5º dono e não posso afirmar que não foi mexida. Creio que não.
- Nada será feito por enquanto para servir como base de comparação o que cada mudança causou.
- O certo seria fazer um teste de pressão e vazão para ver se estão todos parecidos.

- TESTE COMPRESSÃO
- Infelizmente o mecânico não tem o teste, mas ele serve para avaliar a vedação dos anéis e válvulas te dando uma ideia de quão cansado está o motor.

- ESCAPAMENTO
- Assim que sair do mecânico vou trocar o escapamento por um compatível. Ainda não sei a polegada.

- MECÂNICO
- Michel da oficina "Motor forte 4x4" em Atibaia - SP
- 1.200,00 Ã* 1.500,00 para colocar...espero.

/\/\/\/\/\/\ Turbinar quebra? /\/\/\/\/\/\
Motores de ciclo diesel são feitos para serem turbinados. Diferente do ciclo otto (gasolina, etc) o ciclo diesel não tem borboleta que controla a entrada de ar na câmara de combustão, a passagem estão sempre livre e o pistão sempre comprime o mesmo volume de ar independente do seu pé. Quando você acelera, manda mais combustível para dentro, mas não manda mais ar. A quantidade de ar disponível é um fator muito mais limitante para motores a diesel que gasolina.
Se vai quebrar ou não depende, principalmente, de quanta pressão você regulou na turbina. Os carros turbinados de fábrica geralmente veem de 0.8 a 1kg de pressão. Como meu motor não foi projetado contando com essa pressão preciso colocar bem menos e observar a reação

/\/\/\/\/\/\ Taxa de compressão /\/\/\/\/\/\
Motores (diesel) turbinados de fábrica comprimem, geralmente, 16,5:1 enquanto meu motor comprime 22:1.
Isso é uma informação que poucas pessoas prestam atenção.
Tx de compressão não representa força e sim eficiência energética (pesquise sobre isso, bem interessante).
Quanto mais compressão mais calor na câmara de combustão, por isso os motores turbinados tem taxa de compressão menor, para controle da temperatura interna. Por isso que meu motor não pode receber 0.8 ou 1kg de pressão, ele vai esquentar demais e rapidamente pode dar problema! É muito comum o pessoal de carro de rua falar em "destaxar" o motor, colocar um pistão rebaixado para diminuir a taxa de compressão e assim conseguir colocar mais pressão com o turbo. Quando meu motor pifar vou procurar pistões forjados para diminuir a taxa de compressão e subir a pressão da turbina.

/\/\/\/\/\/\ Importância do ar /\/\/\/\/\/\
Percebi que o ciclone do filtro de ar estava invertido, ele queria fazer o ar girar em um sentido, mas o motor queria puxar em outro. Como não era possível inverter o ciclone, acabei removendo. O filtro continuou no lugar, filtrando a mesma quantidade, mas o carro é outro. Tem muita subida que eu colocava 4º e agora faço de 5º, impressionante como algo tão simples possa fazer tanta diferença. Um excelente suprimento de ar para motores a diesel é fundamental, de pouco adiantaria a turbina se ele não conseguisse puxar o ar.

Quando estiver pronto o serviço conto como ficou a temperatura, potência, barulho, consumo, em qual rotação ela acorda/acende, etc.