Powered by vBulletin

Hilux e sw de 2006 a 2013 problemas na turbina e carbonização do motor

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro Anterior 12
  • 27/02/2017, 20:49
    RICARDO GALISA
    Boa noite gente, to voltando aqui no post pra informar que na quinta passada meu tio fechou negócio na cab dupla. tá muito feliz, o carro anda muito e passa segurança sem falar que tá muito novo. desculpe o atraso na informação. é isso , obrigado pelos comentarios, ele vai ficar de olho na valvula EGR . manutenção correta evita aborrecimento. saudações.
  • 06/03/2017, 22:43
    guilhermeabreu
    Segundo o mecânico chefe da CCS TOYOTA de minha cidade que é meu amigo me falou que as HILUX de 2005 em diante não pode isolar a válvula EGR pq caso isole ela não funcionará direito , perderá potência .

Palavras dele .
  • 07/03/2017, 07:25
    titanium
    Citação:

Postado originalmente por guilhermeabreu Ver Post
    Segundo o mecânico chefe da CCS TOYOTA de minha cidade que é meu amigo me falou que as HILUX de 2005 em diante não pode isolar a válvula EGR pq caso isole ela não funcionará direito , perderá potência .

Palavras dele .

Olá Dr!

Então... não faz muito sentido essa afirmação (pelo menos em partes)...
    Vejamos.. a válvula EGR faz com que gases do escapamento (pós-combustão, portanto) sejam re-inseridos na admissão e queimados novamente.

Em tese, tem-se aí um ar quente e "sujo".

Nas Discoverys 2, por exemplo, a remoção da EGR faz, na verdade, o carro ganhar mais "fôlego".... ou seja, o carro trabalha melhor e uns entendem isso como "ganho de potência"...

O fato é: o carro fica menos carbonizado justamente por que o diesel utilizado no Brasil é ruim e o ar que recircula, consequentemente, é ruim também. Mesmo o diesel s10, por ser misturado com biodiesel, fica cheio de fuligem após a queima.

Enfim, sigo pensando que trata-se de uma boa opção remover a EGR quando ela estragar (ou mesmo se o proprietário quiser).

Mas a remoção tem que ser completa. Se a EGR permanecer no lugar e for apenas eliminado o tubo que leva o ar do escape para a admissão, aí penso que não adianta muito pois talvez a EGR restringirá o ar limpo e não receberá o volume de ar que vinha do escape (pois o tubo fora eliminado).

Nesse cenário, há que se ligar a mangueira que sai do intercooler direto na admissão... (pelo menos é assim que funciona na D2).

BTOMHO...

Abraço!
  • 07/03/2017, 08:10
    enasor
    Citação:

Postado originalmente por titanium Ver Post
    Olá Dr!

Então... não faz muito sentido essa afirmação (pelo menos em partes)...
    Vejamos.. a válvula EGR faz com que gases do escapamento (pós-combustão, portanto) sejam re-inseridos na admissão e queimados novamente.

Em tese, tem-se aí um ar quente e "sujo".

Nas Discoverys 2, por exemplo, a remoção da EGR faz, na verdade, o carro ganhar mais "fôlego".... ou seja, o carro trabalha melhor e uns entendem isso como "ganho de potência"...

O fato é: o carro fica menos carbonizado justamente por que o diesel utilizado no Brasil é ruim e o ar que recircula, consequentemente, é ruim também. Mesmo o diesel s10, por ser misturado com biodiesel, fica cheio de fuligem após a queima.

Enfim, sigo pensando que trata-se de uma boa opção remover a EGR quando ela estragar (ou mesmo se o proprietário quiser).

Mas a remoção tem que ser completa. Se a EGR permanecer no lugar e for apenas eliminado o tubo que leva o ar do escape para a admissão, aí penso que não adianta muito pois talvez a EGR restringirá o ar limpo e não receberá o volume de ar que vinha do escape (pois o tubo fora eliminado).

Nesse cenário, há que se ligar a mangueira que sai do intercooler direto na admissão... (pelo menos é assim que funciona na D2).

BTOMHO...

Abraço!

Prezado amigo Titanium ...

Bom dia.

Permita-me “provocá-lo” mais um pouco ... rsrsrs ...

Meu mecânico de confiança, que a propósito, também tem um Full diesel como o meu, recomendou-me não isolar a tal EGR, porque isso pode provocar superaquecimento nas câmaras de combustão, além do risco de danos no sistema do turbo ... “palavras dele”, aproveitando o dito do Dr. Guilherme ... sua opinião a esse respeito seria muito bem vinda ... também estou num processo de amadurecimento quanto a esse interessante tema: “isolar ou não, a tal EGR????” ... tanto que criei um tópico a respeito desse assunto, relativamente a Pajeros Full ... veja o “link” abaixo:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/mi...to-da-egr.html

Forte abraço.
  • 07/03/2017, 09:01
    Sergio c
    Quanto a turbina, acho que não tem maiores problemas, pois em alguns momentos a EGR permanece fechada, e dizem inclusive que quando se está em meia aceleração e se pisa rapidamente no acelerador até o fundo(em uma ultrapassagem) a válvula EGR fecha p um melhor rendimento da turbina e a admissão receber 100% ar puro(mais oxigênio, mais potência).
    Como escrevi em outro tópico no caso da EGR, não existe almoço grátis, pois, o combustível já queimado não serve para nada além de fazer girar o rotor da turbina na parte quente e consequentemente pressionar o ar que vem do filtro e jogá-lo na admissão, aumentando o rendimento do motor.

Hipoteticamente falando, se desligarmos uma camionete sem a EGR estar acionada e conectarmos 100% dos gases de escapamento de volta p admissão, acho que ela ligaria mas em uns 5 segundos morreria pois não haveria oxigênio p queimar. Se fizessemos com 50% de ar puro e 50% aproveitando os gases de escape, acho que até o motor funcionaria, mas faltaria força p tocar o peso da camionete mais alguma carga. Acho que o EGR quando acionada re-circula de 20 a 25% dos gases de escape, mas sem oxigênio, que não serve para nada além de carbonizar a admissão, dar problemas na ECU e talvez aquecer mais ainda o motor, pois esse ar não passa pelo intercooler(tem uma refrigeração pequena de aço inox pela água do radiador que está sempre a uns 80 graus hehehe). Como disse, com os gases de escape voltando p admissão e carbonizando peças, tem pouca valia, e o motor vai ter que tirar força de outro ar com mais oxigênio e combustível p entregar a mesma potência p pé direito do motorista.

Essa é a minha opinião.
  • 07/03/2017, 09:42
    AlonsoFausto
    Alguns do grupo, com SW4 2005 pra cima, já andam com EGR isolada há mais de ano e sem problema algum...

Essa porcaria foi inserida apenas para adequar os motores às normas de emissão de poluentes...
  • 07/03/2017, 10:36
    GUAPOMUTUM
    Colegas:bom dia!Tenho duas SW4 2006 e isolei as válvulas EGR e ate agora ta 100%!Melhorou consumo e potência!
  • 07/03/2017, 11:01
    Sergio c
    Alonso, acho que pior que a EGR é o tal de DPF, parece que em motores de 2013 em diante, que além de ruim, é caríssimo se precisar trocar por entupimento.
    Citação:

Postado originalmente por AlonsoFausto Ver Post
    Alguns do grupo, com SW4 2005 pra cima, já andam com EGR isolada há mais de ano e sem problema algum...

Essa porcaria foi inserida apenas para adequar os motores às normas de emissão de poluentes...

• 07/03/2017, 11:25
    mfdomingues
    Senhores, bom dia

O que tenho percebido entre o fórum e o nosso grupo da web e wapp é o seguinte.

Dependendo do motor, tipo de combustível e processo de execução a remoção da EGR ou similar tem efeito muito bons, ou efeitos ruins demais.

Em nosso grupo do wapp há casos de remoção da EGR (no caso das Sportage Diesel o sistema é bem simples ), nos motores diesel e não há nenhuma diferença notória na potência e consumo, a única melhoria que é notada é a diminuição da presença de óleo no intercooler e admissão. No caso dos motores gasolina um amigo nosso que tem o motor chipado e com o sistema de ignição melhorado (bobinas, velas e cabos) ao remover a EGR ele percebeu uma melhora nas retomadas do que com o sistema, além do giro subir mais "liso", no caso dele ficou muito bom e na minha opinião da-se porque com uma ignição melhorada espera-se melhor qualidade do oxigênio, pois só assim a queima será melhor.

Ou seja, acredito que dependendo do fabricante e da complexidade do sistema EGR ou similar a resposta seja melhor ou não.
  • 08/08/2018, 11:01
    EDSONGALIZA
    Amigos do grupo tenho uma sw4 2007 205000k tive o mesmo problema que vcs o motor entre em seguranca depois dos 100kh e o acelerador fica sem funcionar , desliga tudo espera 3 minutos liga e ta tudo ok se correr a luz da injeção acende e o defeito volta.

1 o carro ja tinha sido descarbonizado entao sabia que isso nao era.
    2 troquei o sensor maf que fica em cima do filtro de ar ( seria uma tentativa)
    ate que demorou para voltar a aparecer mas voltou o defeito
    3 trocar a valvula do turbo ( nao vende essa valvula somente o turbo completo ) turbo completo novo na maquina

enfim ate agora tudo ok .... Senti o carro mas forte e econômico e ate agora mesmo metendo a bota nao voltou ( gracas a deus ) o defeito.

Fica ai a minha formula para tirar esse defeito da sw4
  • 08/08/2018, 16:37
    GUAPOMUTUM
    Caro Edson:excelente contribuição!Meus parabéns!Vc pode fornecer teu contato?
    Tenho uma SW 2006.Muito obrigado!
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro Anterior 12
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 00:02.