Vou comecar pelo seguro, pra minha sr5 cd 97, consegui o melhor preco na toyodrive de Sao Jose dos Campos, pela seguradora da propria toyota.
Como tenho rastreador instalado saiu por 2400 R$. Mesmo se tiver que instalar o rastreador R$ 1200 a mais, ele te pertence ou seja no proximo ano so pagas pelo seguro, nao e o caso de outras seguradoras em que o rastreador e em comodato.
Referente ao carro, faz um bom test drive, coloca 50 reais de diesel e va pelo menos de Curitiba ate Joinville, com este tipo de carro nao adianta dar uma volta no quarteirao pra sentir se esta bom.
Confere todos os niveis antes de sair, principalmente agua e oleo do motor, e na volta faz o mesmo. Nao deveria ter consumo de oleo.
Passa numa destas lojas que vendem pneus e pede pra conferir os pivos sup. e inferiores da dianteira, e so forzar com uma alavanca pra saber se estao com folga, se tiver que trocar, os originais saem por +ou- r$ 400 cada, da uma olhada nas cruzetras do cardan. Na estrada tu iras perceber estabilidade, consumo, fumaca?, temperatura e possiveis ruidos do motor?...
na volta verifica possiveis vazamentos de agua perto da bomba, e de oleo nos retentores do motor.
Se tiver 4x4, procura uma estrada de terra e engata todas as marchas, inclusive a re. Nao esquece do ar cond.
Pela placa, tenta saber do historico nas concessionarias da regiao, inclusive pra saber se nao foi alerado o odometro, coisa "comum".
Se efetuares a compra, troca imediatamente os oleos do motor, cambio e diferenciais, coloca um pano branco e limpo no funil ou recipiente que va receber os oleos pra poder ver e captar possiveis limalhas ou particulas metalicas, inclusive "borras" que possam sair junto com o oleo.
Troca tambem a agua e aditivo do radiador/motor, drena o radiador e retira o parafuso de dreno do bloco do motor, fica embaixo da bomba injetora (com uma chave 12), sao um pouco mais de 9 litros, 4 de aditivo e 5 de agua, de preferencia agua destilada a mesma de bateria (r$ 1.00 o litro), recomendada pelo proprio pessoal da toyota, uns dos melhores aditivos e o coolant da esso, de cor verde(nao tenho o codigo dele), isto vai evitar problemas de aquecimento e com a bomba de agua.
Nao confia de que oleo ou agua "acabou de ser trocado", se o carro vai ser teu, e melhor vc. saber o estado geral e ter tranquilidade pra viajar.
Se estiver tudo OK apos o test drive, te garanto que tens carro pra muito tempo. NAO QUEBRA.
Manutencao, so o basico oleo do motor a cada 5.000, cambio e dif. a cada 60.000, correias com 100.000.
Talvez tenha me esquecido de alguma coisa, mas alguem pode lembrar.
Boa sorte.