Tenho uma SW4 2006 com aquele sistema de som "alternativo" da BAK e uma antena "DAM 1575a2 (3.3v) GPS ACTIVE ANTENNA".

A viatura é minha de 4a mão, mas inacreditavelmente em ótimo estado.

Levei-a uma vez na autorizada para fazer revisão de freios.

No dia me disseram que haveria um recall de airbag para o modelo, mas consultando o sistema o vendedor me disse que não seria necessário fazer porque supostamente o dono anterior já tinha feito.

Semana passada (isto é meses depois de eu ter feito o freio), recebi uma carta registrada da Toyota informando que modelos de chassis tais a tais deveriam procurar uma autorizada para fazer o recall do airbag. O curioso é que já está perto de chegar na quilometragem "redonda" de 110 mil KM.

Para mim é óbvio que alguém mentiu. Ou foi o atendente da autorizada que disse que o airbag já tinha sido reparado e não foi, ou então a própria Toyota está mentindo agora pedindo para eu ir lá sob o pretexto de fazer um serviço gratuito e me empurrar a manutenção que a quilometragem pede.

O uso que eu faço da viatura é muito intermitente. Sem contar que tenho outro carro e uso transporte público. Então muito dificilmente um software estatístico poderia inferir a quilometragem média rodada por mim. O uso que eu faço foge muito ao padrão.

Não estou acusando porque não tenho certeza, mas estou desconfiando seriamente de que de algum jeito o GPS do som do carro pode estar sendo lido sem o meu consentimento.

Minha pergunta é : como eles descobriram que a viatura estava próxima da quilometragem "redonda" ?