Tenho uma SW4 igual a tua. Eu tinha pneus 235/75R15 e troquei por pneus 31x10,5R15. Em termos de consumo, tem que levar em consideração que se mudar o diâmetro dos pneus, vau mudar também a distancia (e velocidade) registrada. Se considerar os equipamentos do carro (hodômetro e velocímetro) com certeza vai dar consumo diferente.
Com relação a velocidade registrada no velocímetro, com pneus 31" fica mais próximo da real (medida no GPS e radares da rodovia).
Com relação ao consumo, na prática, depois que troquei por pneus maiores (31"), uma viagem que costumava fazer e chegava no final quase na reserva, hoje chego com 1/4 de tanque ainda, ou seja, no meu caso ficou mais econômica com os pneus um pouco maiores.
Algumas observações:
- Já ouvi falar que pras nossas VTRs o projeto original era pra pneus 31".
- Notei muito pouca diferença de desempenho com o aumento dos pneus (lembre que nossas SW4 2.8 japonesas tem 87cv, ou seja quase os 90cv das picapes 3.0 aspiradas)
- Em viagens a rotação do motor fica menor pra mesma velocidade.
No teu caso, como está querendo diminuir o diâmetro, os efeitos vão ser o oposto dos que eu senti quando troquei os pneus.
OBS. Me parece que os pneus que mais se aproximam da medidas do 31x10,5R15 é o 255/75R15, ou seja um pouco menor que os que esta usando hoje na tua VTR.
Pessoal confirma aí ou corrige a informação!!!!!