Tampa, qual a marca desse pivô inferior que colocaste?
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Amigos, tive um problema parecido. Já estou no terceiro mecânico, para uma SW4 que comprei em 2011. Tive sérios problemas com os dois primeiros. O terceiro, atual, parecia honesto e competente, até que, durante uma viagem agora em setembro, a roda dianteira esquerda simplesmente caiu. Graças a Deus estávamos a 20 km/h e não aconteceu algo mais grave.
No segundo mecânico instalei pivôs toyota, originais. Porém estou em dúvida sobre se o pivô que quebrou é ou não Toyota (se não for, foi substituído por um inferior, à minha revelia).
Gostaria de saber se um mecânico conseguiria detectar que o pivô estava prestes a quebrar, talvez verificando a folga, pois ele quebrou menos de 15 dias depois de uma revisão completa no veículo.
Vou colocar fotos aqui, se alguém puder me ajudar a identificar a marca, agradeço.Anexo 513431Anexo 513432Anexo 513433
Daniel, há casos relatados aqui no Fórum de pivôs paralelos colocados, até mesmo em autorizada, como se fossem originais. No meu caso, troquei em uma oficina especializada em Toyotas, há cerca de um ano, originais, gastei R$ 1.500,00 entre peças e mão de obra. Após isso, depois de rodar 9000 km levei em outra oficina para revisar a suspensão e o mecânico condenou os pivôs, fiquei "p" da vida, não deixei trocar e retornei na oficina que havia trocado e disse que tinha folga, o mecânico examinou, admitiu a folga e disse que a folga existente estava dentro do tolerável. Depois disso rodei mais 5000 km, tudo ok. Mas analisando suas fotos, ou os pivôs da sua camioneta não são originais ou os da minha, a não ser que a Toyota tenha fornecedores diferentes, sei lá. Verifique o poste 218 deste link: http://www.4x4brasil.com.br/forum/to...ml#post2241319, onde postei algumas fotos dos pivôs, não deu para tirar de todo o pivô, pois estava e está montado no carro, tire as conclusões.
Realmente não parece um original Toyota. O que me irrita é a quantidade de mecânicos cobrando para instalar pivôs originais e instalando paralelos, de péssima qualidade. No meu caso, acredito ter havido substituição posterior, à minha revelia, do original por um possível xing ling. Talvez pelo mecânico anterior, e que "passou em branco" pelo mecânico atual.
Daniel,
Uma solução, além é claro de encontrar um mecânico de confiança, é você mesmo comprar as peças e levar no mecânico para instalar. Outra coisa fuja dos mecânicos que não tem as ferramentas para sacar os pivôs, tem uns malucos que sacam na marretada.
Particularmente os pivôs, so compro os originais, acho que não vale o risco.
abraços,
A M... é que no mecânico anterior, paguei os originais, ele instalou, eu verifiquei com ele embaixo do carro que estavam lá, mas misteriosamente apareceram esses pivôs xing ling lá. Por isso estou cogitando a possibilidade dele ter trocado, no segundo conserto que fiz com ele, os pivôs originais por xing lings. Mas aí não é mecânico, é bandido um cara que faz isso. Infelizmente terei de passar a verificar não só a instalação, mas em consertos posteriores, se a peça continua lá. E tome fazer até "xizes" e marcas em peças.
Aqui em SP o meu meca marca ele mesmo todas as peças. sai tudo com marcação de azul...rs
ate o bujao do carter ele marca...assim controla tudo que esta acontecendo com o carro.
Mas na duvida eu trocava de meca, é o tipo de trampo que noa da para viver na desconfiança.
Boa sorte nos reparos.
Abs,
Amigos, no meu caso o antigo dono colocou xing lings. Comprei os dois superiores, os dois inferiores, as buchas e as bieletas com o articulado, as coifas internas e externas e uma ponteira de direção,Oásis buchas de balanças superiores e inferiores, isso tudo foi avariado na quebra. Obviamente comprei para os dois lados e tudo original, via Anderson da Status e direto da concessionária, dependendo dos preços, devido ao dólar.
Na próxima semana o Meca vai trocar tudo, depois é alinhamento, cambagem e cáster.
uma forma eficiente de detectar a folga é colocar o macaco na balança inferior, próximo ao pivô e erguer. Se movimentar a balança sem movimentar a roda há folga. Foi assim que percebi o lado que não quebrou.
Valeu
Seguem fotos dos pivôs originaisAnexo 513888Anexo 513889Anexo 513890Anexo 513891
Fotos da quebraAnexo 513892Anexo 513893Anexo 513894