Então pessoal,
Vou me aproveitar mais uma vez do conhecimento dos mestres do fórum.
É certo e até indicado no manual do proprietário que a troca da correia dentada e tensores no Motor D4D deve ser feita aos 150k/km. Custo atualizado:
CORREIA DENTADA 210,00
TENSOR CORREIA DENTADA 315,00
TENSOR HIDRÁULICO 200,00
Porém, geralmente quando eu troco este componente eu sempre troco a Correia Poli V para aproveitar e deixar tudo completamente revisado. Custo atualizado:
CORREIA POLI V CUSTA 230,00
POLIA CORREIA ALTERNADOR 770,00
POLIA CORREIA ALTERNADOR 680,00
POLIA CORREIA ALTERNADOR 680,00
Todas estas peças são originais Toyota fornecida pelos nossos fornecedores de Ponta Porã. Achei as peças da Poli V e tensores um horror de caro.
No caso da Correia Poli V deste motor ela realmente interliga tudo, ar condicionado, alternador e direção hidráulica e além da correia (Que diga-se de passagem é mais cara do que a dentada) tem 3 rolamentos que custam (só eles) R$ 2.130,00.
De acordo com o manual o conjunto da Poli V deve ser verificado a cada revisão de 10k/KM, e não especifica a km para troca, no caso da minha pick-up tem 134 k/km, então a troca de correia dentada e tensores já esta pela hora de fazer. Sem problemas, quem me conhece sabe que eu não fico regateando e não compro peças paralelas e é claro que eu vou fazer logo.
Minha duvida é:
Esta Poli V tem que ser trocada com quantos km? Concordo que deve trocar a correia Poli V, mas, será que todos estes 3 tensores caríssimos também? Alguém já fez esta manutenção neste tipo de motor e pode me esclarecer?
Agradeço antecipadamente pessoal.
[]s