Olá Pessoal,
gostaria de compartilhar uma adaptação que fiz nos freios da minha SW4 93:
Há algum tempo minha válvula LSPV estava vazando. Como é uma peça difícil de encontrar e não notei nenhuma diferença nos freios, ia empurrando com a barriga...
Até que o cilindro mestre também começou a vazar...Então finalmente resolvi ajeitar tudo de uma vez!
Lá na gringa é comum trocarem essa válvula por uma do tipo ajustável (Summit ou Wilwood) mas, com o preço do dólar, demora no frete, receita federal, etc..Resolvi testar uma solução "doméstica", com peças compradas aqui em Belém mesmo.
Inclusive aqui no nosso fórum lá na sala dos Engesas o Sr. guilhermeabreu fala sobre usar válvulas equalizadoras em série.
Então na verdade não estou inventando a roda, só resolvi tentar fazer.
As peças que comprei para essa adaptação foram:
- 3 (três) válvulas equalizadoras ATE 005707 de 15/3 BAR - R$ 38,70 cada.
- 1 flexível de freio dianteiro (fêmea x fêmea) Hilux 2002 - R$ 29,20.
- 1 Parafuso Sangrador de freio - retirei de um cilindro de freio de roda que possuía;
Total: R$ 145,30
Todas essas peças tem a mesma rosca métrica (M10x1) utilizada na SW4.
O procedimento em si é bem simples e pode ser feito com ferramentas comuns,
a única ferramenta diferente que utilizei foi uma chave 10mm para desconectar os canos de freio.
Passo a passo:
-Remover a válvula original;
-Conectar o flexível novo no cano mais alto, que estava ligado à esquerda válvula original;
-Conectar as válvulas ATE em série no flexível novo;
-Conectar o flexível novo ao cano curvado que está preso ao suporte da válvula original e fica ligado ao flexível traseiro original;
-No vão da roda dianteira desconectar a linha à esquerda do "T" de freio e plugar essa linha com o parafuso sangrador. Essa linha estava conectada ao cano mais baixo à esquerda da válvula original e nessa adaptação não terá mais uso.
- Sangrar o sistema de freios.
- Feito!
Observações:
As recomendações sobre válvulas equalizadoras em geral são para colocar uma válvula e verificar se os freios traseiros estão travando antes dos dianteiros. Caso esteja travando ir adicionando válvulas em série até que os dianteiros travem primeiro. Mas decidi ir logo para as 3 direto. Para mim está OK. Se alguém quiser testar com menos válvulas fique a vontade.
Se decidir fazer o mesmo essa adaptação é por sua conta e risco. Estou partilhando uma experiência pessoal e que para os meus parâmetros de exigência me atende a contento. PS: Assim que puder adicionarei algumas fotos ao post.