x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 35
  • #1
    Usuário Avatar de jipinhotoyota
    Entrada
    11/10/2013
    Local
    Niterói/RJ
    Posts
    123
    Agradecimentos: 0

    Troca de fusível - Não solta de jeito nenhum




    -2013-10-20-17.22.22.jpgBom dia, pessoal!

    Passei um aperto anteontem quando subi a serra de Teresópolis e o painel da minha SW4 93 2.8D simplesmente apagou.
    Só aparecia o desenho da bateria e nada mais. Seta, vidro, trava, luzes traseiras... Nada funcionava.

    Após parar o carro, como já esperava, a viatura não ligou.

    Enfim, após verificar algumas coisas, encontrei o fusível AM1 60 A (Diesel) queimado.
    Como não tinha nenhum reserva e já era madrugada de sávado para domingo, consegui fazer uma gambiarra pra poder chegar em casa, encostando um alicate pra fechar o circuito e fazer o sistema de partida funcionar.

    Enfim, estou dando esse relato pro caso de acontecer com algum amigo do fórum novato como eu. Já tem um possível diagnóstico.

    Mas acontece que no meu carro os dois fusíveis responsáveis pelo sistema de partida GLOW80A e AM1 60 A, parecem estar emperrados na caixa.
    Percebi que tem uma trava ao lado, mas não sei se é pra eles. Tentei e não consegui tirar nenhum dos dois fusíveis. Puxei com alicate até, mas parei antes de quebrar a caixa toda.

    Algum amigo pode me dizer se acontece isso no seu carro também?
    Existe uma trava pra eles mesmo ou tem algo de errado aqui? Talvez tenha derretido por baixo e grudado?

    Como retiro esses benditos?

    Vou tentar colocar uma foto pra ilustrar.

    Fica aí o alerta aos amigos foristas pra andarem sempre com fusíveis reservas. Como minha viatura é nnova, ainda não tinha me atentado pra isso.

    Um abraço
    -2013-10-20-17.20.28.jpg

  • #2
    Usuário Avatar de Rafael Kuzma
    Entrada
    09/05/2004
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    38
    Posts
    222
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por jipinhotoyota Ver Post
    -2013-10-20-17.22.22.jpgBom dia, pessoal!

    Passei um aperto anteontem quando subi a serra de Teresópolis e o painel da minha SW4 93 2.8D simplesmente apagou.
    Só aparecia o desenho da bateria e nada mais. Seta, vidro, trava, luzes traseiras... Nada funcionava.

    Após parar o carro, como já esperava, a viatura não ligou.

    Enfim, após verificar algumas coisas, encontrei o fusível AM1 60 A (Diesel) queimado.
    Como não tinha nenhum reserva e já era madrugada de sávado para domingo, consegui fazer uma gambiarra pra poder chegar em casa, encostando um alicate pra fechar o circuito e fazer o sistema de partida funcionar.

    Enfim, estou dando esse relato pro caso de acontecer com algum amigo do fórum novato como eu. Já tem um possível diagnóstico.

    Mas acontece que no meu carro os dois fusíveis responsáveis pelo sistema de partida GLOW80A e AM1 60 A, parecem estar emperrados na caixa.
    Percebi que tem uma trava ao lado, mas não sei se é pra eles. Tentei e não consegui tirar nenhum dos dois fusíveis. Puxei com alicate até, mas parei antes de quebrar a caixa toda.

    Algum amigo pode me dizer se acontece isso no seu carro também?
    Existe uma trava pra eles mesmo ou tem algo de errado aqui? Talvez tenha derretido por baixo e grudado?

    Como retiro esses benditos?

    Vou tentar colocar uma foto pra ilustrar.

    Fica aí o alerta aos amigos foristas pra andarem sempre com fusíveis reservas. Como minha viatura é nnova, ainda não tinha me atentado pra isso.

    Um abraço
    -2013-10-20-17.20.28.jpg
    Eles são parafusados nos fios por dentro. tem que retirar a caixa de fusivel puxar o a ser substituido para baixo e soltar os parafusos nas "perninhas" deles!


    abraço!
    Jeep Cj5 Evil Machine MWM 2.8/Godshot 38"/
    Toyota Hilux 94 1KD_mecanizado/Westlake35/E-locker/
    Troller 2001 2.8 37"/Ekron/Truetrack x2/lift 3"/

  • #3
    Usuário Avatar de jipinhotoyota
    Entrada
    11/10/2013
    Local
    Niterói/RJ
    Posts
    123
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Rafael Kuzma Ver Post
    Eles são parafusados nos fios por dentro. tem que retirar a caixa de fusivel puxar o a ser substituido para baixo e soltar os parafusos nas "perninhas" deles!


    abraço!
    Valeu, Rafael! Você salvou minha caixa de fusíveis! rs
    Só que ainda não achei o tal fusível. Já rodei em várias lojas. Vou rodar hoje por Niterói pra ver se encontro.
    Na concessionária está R$55,00 e ainda tem que encomendar. Facada total!

    Abraço

  • #4
    Usuário Avatar de dorderf
    Entrada
    29/07/2008
    Local
    Recife/PE
    Idade
    40
    Posts
    1,506
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por jipinhotoyota Ver Post
    Valeu, Rafael! Você salvou minha caixa de fusíveis! rs
    Só que ainda não achei o tal fusível. Já rodei em várias lojas. Vou rodar hoje por Niterói pra ver se encontro.
    Na concessionária está R$55,00 e ainda tem que encomendar. Facada total!

    Abraço
    Rapaz. eu acho que sou doido. Sua Toyota é de 1995 e o fusível MUITO possivelmente é original. Divide aí esse valor por 16 anos pra ver se não compensa...
    Pajero Sport 3.5 FLEX 10/11. Ex-SW4 1998.

  • #5
    Usuário Avatar de sandro_ventania
    Entrada
    24/01/2012
    Local
    Rio das Ostras/RJ
    Idade
    51
    Posts
    1,875
    Agradecimentos: 38
    Eu deixei o farol acesso e descarregou a bateria...fui dar uma "chupeta" e invertido os fios...conclusão queimei esses fusiveis...#@$%$#@!!
    Não encontrei esses fusiveis em lugar nenhum...conclusão...adaptei um porta fusivel nesses fios e comprei um fusivel padrão...um não vários!
    Ahhh, mas aí tirou a originalidade do carro....
    Nesse quesito, eu quero que a originalidade se lasque! E quem discordar eu quero que fique enguiçado lá no meio do Jalapão e reflita sobre isso...KKKKK!!!
    "Numa viagem de carro, mais importante que o destino, é aproveitar ao máximo tudo que há de bom no caminho."
    Toyota Hillux SW4 93...Matilde.

  • #6
    Usuário
    Entrada
    17/08/2009
    Local
    Rio/RJ
    Idade
    50
    Posts
    3,833
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por sandro_ventania Ver Post
    Eu deixei o farol acesso e descarregou a bateria...fui dar uma "chupeta" e invertido os fios...conclusão queimei esses fusiveis...#@$%$#@!!
    Não encontrei esses fusiveis em lugar nenhum...conclusão...adaptei um porta fusivel nesses fios e comprei um fusivel padrão...um não vários!
    Ahhh, mas aí tirou a originalidade do carro....
    Nesse quesito, eu quero que a originalidade se lasque! E quem discordar eu quero que fique enguiçado lá no meio do Jalapão e reflita sobre isso...KKKKK!!!
    Grande Sandro! Posta pros amigos essa adaptação e se possível com fotos! Um forte abraço!

  • #7
    Usuário Avatar de dorderf
    Entrada
    29/07/2008
    Local
    Recife/PE
    Idade
    40
    Posts
    1,506
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por sandro_ventania Ver Post
    Eu deixei o farol acesso e descarregou a bateria...fui dar uma "chupeta" e invertido os fios...conclusão queimei esses fusiveis...#@$%$#@!!
    Não encontrei esses fusiveis em lugar nenhum...conclusão...adaptei um porta fusivel nesses fios e comprei um fusivel padrão...um não vários!
    Ahhh, mas aí tirou a originalidade do carro....
    Nesse quesito, eu quero que a originalidade se lasque! E quem discordar eu quero que fique enguiçado lá no meio do Jalapão e reflita sobre isso...KKKKK!!!
    Sandro, só queimou pq vc inverteu a polaridade... Aí eu concordo com sua solução, mas depois voltaria à originalidade. Falando nisso, vou comprar esses danados na Toyota e ver como troca. Pela idade do meu carro, eles estão perto de pifar! Depois de pifar, só vou trocar mais uma vez!
    Pajero Sport 3.5 FLEX 10/11. Ex-SW4 1998.

  • #8
    Usuário Avatar de jipinhotoyota
    Entrada
    11/10/2013
    Local
    Niterói/RJ
    Posts
    123
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por dorderf Ver Post
    Rapaz. eu acho que sou doido. Sua Toyota é de 1995 e o fusível MUITO possivelmente é original. Divide aí esse valor por 16 anos pra ver se não compensa...
    Fala, dorderf!
    Minha Toyota é de 93. Não sei se o fusível é original. Concordo que as peças da Toyota são resistentes, mas não é por isso que precisamos pagar mais na concessionária por algo que não vale o preço.
    Consegui comprar ontem por R$10. Agora, imagine comprar dois fusíveis diferentes, como eu queria, e ainda um reserva para cada. Sairia mais de R$230. O de 80A tá 65 reais e comprei pelos mesmos R$10. Já pensou?

  • #9
    Usuário Avatar de jipinhotoyota
    Entrada
    11/10/2013
    Local
    Niterói/RJ
    Posts
    123
    Agradecimentos: 0
    Sandro,

    realmente, esse fusível é ruim de achar. Consegui encontrar ontem depois de bater em vários lugares.
    Alguns disseram: "Nunca vi um fusível deste." Isso em auto peças e oficinas.
    Mas que bom que deu uma solução pro seu problema.

  • #10
    Usuário Avatar de jipinhotoyota
    Entrada
    11/10/2013
    Local
    Niterói/RJ
    Posts
    123
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por HERICK Ver Post
    Grande Sandro! Posta pros amigos essa adaptação e se possível com fotos! Um forte abraço!
    Também fiquei curioso. hehehehe

  • #11
    Usuário Avatar de dorderf
    Entrada
    29/07/2008
    Local
    Recife/PE
    Idade
    40
    Posts
    1,506
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por jipinhotoyota Ver Post
    Fala, dorderf!
    Minha Toyota é de 93. Não sei se o fusível é original. Concordo que as peças da Toyota são resistentes, mas não é por isso que precisamos pagar mais na concessionária por algo que não vale o preço.
    Consegui comprar ontem por R$10. Agora, imagine comprar dois fusíveis diferentes, como eu queria, e ainda um reserva para cada. Sairia mais de R$230. O de 80A tá 65 reais e comprei pelos mesmos R$10. Já pensou?
    Acho que vou aproveitar compras fora do Brasil e colocar esses danados na sacola! Devem custar menos de R$ 10,00 originais!
    Pajero Sport 3.5 FLEX 10/11. Ex-SW4 1998.

  • #12
    Usuário
    Entrada
    27/07/2010
    Local
    porto alegre/RS
    Idade
    49
    Posts
    938
    Agradecimentos: 14
    O fusível nada mais é que um dispositivo (dos mais toscos) pra interromper o circuito em caso de defeito pra salvar o equipamento de algum dano elétrico ou até mesmo de incêndio na viatura.
    Se botar um arame direto (que aguente os 80A) vai funcionar, só que não vai estar devidamente protegido contra surtos na elétrica porque não sabemos quanto a mais além dos 80A o arame aguenta. Se botar um Disjuntor de CC para 80A vai funcionar tbem, com a vantagem que é só religar em caso de desarme. Mas daí fica caro... O negócio é ligar um outro porta fusível mesmo (que suporte fusíveis de 80A) na fiação que chega na caixa. A parte elétrica é fácil, só não sei como ficaria a fixação deste novo porta fusível, aí só vendo 'in loco' mesmo.
    Eu acho que neste caso nem seria gambiarra, mas sim uma adaptação e até uma melhoria, pois dá mais opção de substituição em caso de falha. Fusível não tem meio termo, ele conduz ou não. Basta a amperagem ser compatível (e o fabricante honesto hehehehe)
    abraço!
    4X4 Brasil
    Toyota SW4 DLX 2.8D 93/94 "GUERRILLA" General Grabber AT² 265/70R15
    Suzuki Jimny 4Sport 2018 "King Jim"

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Ranger não pega de jeito nenhum.
      Por pelissari no fórum Ford
      Respostas: 79
      Última resposta: 02/12/2020, 18:50
    2. jeep 51 nao pega de jeito nenhum!
      Por femo no fórum Jeep Willys
      Respostas: 11
      Última resposta: 22/11/2012, 15:15
    3. a cherokee não pega de jeito nenhum. por favor amigos me ajudem
      Por roberto5.2v8 no fórum Jeep Wrangler/Cherokee
      Respostas: 14
      Última resposta: 24/12/2011, 17:15
    4. Respostas: 1
      Última resposta: 20/09/2011, 11:52
    5. Não consigo desligar a reduzida de jeito nenhum
      Por guisasoft no fórum Jeep Willys
      Respostas: 11
      Última resposta: 16/07/2008, 09:56

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade