x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 20
  • #1

    Monitorando a temperatura do motor da SW4/Pick Up




    Prezados,
    Como tenho vários relatos de super-aquecimento e trinca de cabeçotes (inclusive o meu), acredito que este deve ser uma da maiores preocupações de nós proprietários...
    Como monitorar a temperatura da água não resolve nos casos em que perdemos toda a água rapidamente, queria colocar uma pergunta aos especialistas:
    Um super-aquecimento poderia ser detectado a partir da monitoração da temperatura do óleo lubrificante??? Ou seja, em caso de perda de toda água do sistema, a temperatura do óleo lubrificante (7 litros aproximadamente) subiria em uma velocidade suficientemente alta a ponto de desligarmos o motor antes que o estrago esteja feito???? Este sensor poderia ser instalado no cárter, soldando-se uma luva???
    O dispositivo de encontrei foi o RACE TRONIX no link abaixo:

    http://www.racetronix.com.br/INDEX_Oleo.htm

    abraços
    Ney

  • #2
    Usuário Avatar de Leonardo Dic
    Entrada
    01/05/2004
    Local
    Sorocaba/SP
    Idade
    49
    Posts
    1,010
    Agradecimentos: 4
    Tenho um desses instalado na HDJ80, funciona mt bem ele sobe primeiro q a agua e mesmo q vaze a agua o oleo aquecendo vai mostrar. Ainda tem um sinal luminoso programavel pra chamar atençao e tambem uma saida pra canhao de led ou sinal sonoro.
    O sensor é eletrico entao coloquei no bloco junto com a saida para a cebola de pressao do oleo. Fui numa casa q vende equipamento para gas e achei as conexoes la. Segue foto. Servicinho moleza.

    Abraço
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Monitorando a temperatura do motor da SW4/Pick Up-hdj-057.jpg  
    Leonardo Diccini
    Blazer "Chalana"
    Exs: Land Cruiser HDJ80, Hilux CD 95 TDI, Band 14B TDI, JPX 2.5TDI Mit, Niva 1.8AP

  • #3
    Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    72
    Posts
    9,629
    Agradecimentos: 10
    CARO NEY

    Estamos já conversando ha bastante tempo a este respeito, eu já comprei o termometro da RACETRONIX de temperatura de água , para colocar no meu ENGESA e ví tb o de óleo e tem todos estes artifícios que o LEONARDO DIC falou . Vou colocar no ENGESA ( MWM ) primeiro e assim que tiver tempo coloco na SW4 tb .

    Tb concordo e afirmo com certeza que o SENSOR INSTALADO no bloco do motor ou no cárter , ELE VAI MARCAR A TEMPERATURA DO ÓLEO INDEPENDENTEMENTE SE O RADIADOR TEM OU NÃO ÁGUA , POIS ELE ESTARÁ EM CONTATO DIRETO COM O ÓLEO , " NÃO TEM ERRO " , e no detalhe , ele vem com instalação para colocar luz de alerta e buzina tb , eu paguei R$89,00 no meu .

    LEONARDO DIC , ficou muito limpo a sua instalação , vou copiar .

  • #4
    Usuário
    Entrada
    27/04/2010
    Local
    Rio De Janeiro/RJ
    Idade
    60
    Posts
    3,075
    Agradecimentos: 12
    Esse dispositivo Donatti4x4 - Peas equipamentos e acessrios 4x4 para jeep e veculos off road parece interessante, porem caro. Mas se funcionar vale a pena
    SW4 95 caveirão

  • #5
    Usuário Avatar de Ezahn
    Entrada
    04/07/2010
    Local
    Registro/SP
    Idade
    53
    Posts
    1,234
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Leonardo Dic Ver Post
    Tenho um desses instalado na HDJ80, funciona mt bem ele sobe primeiro q a agua e mesmo q vaze a agua o oleo aquecendo vai mostrar. Ainda tem um sinal luminoso programavel pra chamar atençao e tambem uma saida pra canhao de led ou sinal sonoro.
    O sensor é eletrico entao coloquei no bloco junto com a saida para a cebola de pressao do oleo. Fui numa casa q vende equipamento para gas e achei as conexoes la. Segue foto. Servicinho moleza.

    Abraço
    Leonardo qual a sua percepção deste aspecto que vou citar.

    Este sensor instalado neste T que vai ao sensor de pressão do óleo será que tem uma resposta rápida numa eventual subida da temperatura? Ele irá acusar antes de ferrar o motor? Digo isto pois isto fica com o óleo parado dentro. Ali o sensor é de pressão, o óleo não circula.
    Será que daria para colocar este T no local onde o óleo sai para a turbina ou para outro local que acho que é a bomba de vácuo?

    Alguém tem uma opinião?
    Hilux SW4 93 2.8 TDI

  • #6
    Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    72
    Posts
    9,629
    Agradecimentos: 10
    Citação Postado originalmente por Ezahn Ver Post
    Leonardo qual a sua percepção deste aspecto que vou citar.

    Este sensor instalado neste T que vai ao sensor de pressão do óleo será que tem uma resposta rápida numa eventual subida da temperatura? Ele irá acusar antes de ferrar o motor? Digo isto pois isto fica com o óleo parado dentro. Ali o sensor é de pressão, o óleo não circula.
    Será que daria para colocar este T no local onde o óleo sai para a turbina ou para outro local que acho que é a bomba de vácuo?

    Alguém tem uma opinião?
    EZAHN

    Pelo que entendo , o sensor de óleo original é de pressão , MAS ESTE RELÓGIO DA RACATRONIX É DE TEMPERATURA , LOGO : MESMO SE O ÓLEO FICAR PARADO ALÍ ELE TEM A TEMPERATURA DE SERVIÇO E SE A TEMPERATURA SUBIR POR FALTA DE ÁGUA E MESMO ESTANDO O ÓLEO PARADO O TERMOMETRO VAI MARCAR A TEMPERATURA QUE ESTIVER ALÍ NAQUELE MOMENTO , e pelo o que o LEONARDO DIC falou , esta temperatura no caso dele tem subido primeiro do que no termometro original de água do carro .

  • #7
    Usuário
    Entrada
    27/04/2010
    Local
    Rio De Janeiro/RJ
    Idade
    60
    Posts
    3,075
    Agradecimentos: 12
    O ideal é colocar o sensor num ponto que o óleo circule. Em um ponto morto, ele vai acusar a elevação de temperatura, mas demora um pouco a mais. Em motores com radiador de óleo o ideal é colocar após ele, pq se faltar água a temp sobe imediatamente.
    SW4 95 caveirão

  • #8
    Usuário
    Entrada
    06/09/2007
    Idade
    56
    Posts
    10
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por guilhermeabreu Ver Post
    CARO NEY

    Estamos já conversando ha bastante tempo a este respeito, eu já comprei o termometro da RACETRONIX de temperatura de água , para colocar no meu ENGESA e ví tb o de óleo e tem todos estes artifícios que o LEONARDO DIC falou . Vou colocar no ENGESA ( MWM ) primeiro e assim que tiver tempo coloco na SW4 tb .

    Olá Guilherme,

    : http://www.deltapecas.com.br/ecommer...RACETRONIX-ocê
    Tb concordo e afirmo com certeza que o SENSOR INSTALADO no bloco do motor ou no cárter , ELE VAI MARCAR A TEMPERATURA DO ÓLEO INDEPENDENTEMENTE SE O RADIADOR TEM OU NÃO ÁGUA , POIS ELE ESTARÁ EM CONTATO DIRETO COM O ÓLEO , " NÃO TEM ERRO " , e no detalhe , ele vem com instalação para colocar luz de alerta e buzina tb , eu paguei R$89,00 no meu .

    LEONARDO DIC , ficou muito limpo a sua instalação , vou copiar .
    Olá Guilherme,

    Você colocou o termômetro de óleo na SW4? Estou querendo colocar na minha, mas a Delbras não sabe qual o "T" ideal para conjugar com sensor original da pressão do óleo, eles disseram para procurar um torneiro a fim de fazer a peça. Você encontrou pronto? teria alguma medida ou foto? Tive um preju de 4000,00 com cabeçote q foi pro saco e não quero passar por isso de novo.

    Grato

  • #9
    Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    72
    Posts
    9,629
    Agradecimentos: 10
    Caro JOSE HAMILTON

    Não tem segredo , eu coloquei o termômetro de água na SW4 e usei um local que achei que era p´roprio para colocar que foi num parafuso que tem alí logo na saída da água da válvula termostática para o radiador , o torneiro achou melhor furar a cabeça do parafuaso e abrir a rosca idêntica ao da rosca do SENSOR , tem fotos aqui no forum , mas se vc quer colocar o SENSOR DE ÓLEO o procedimento será o mesmo , ou coloca um T no sensor de pressão do carro ou soldaria uma porca com a mesma rosca do sensor no cárter , não atrapalha em nada , o cárter é apenas uma chapa que aceita solda com facilidade, eu colocaria no cárter . Na minha SW4 93 que tive eu soldei um canote no cárter para receber o retorno do óleo da turbina , pois a minha turbina deu pau e o meca falou que o retorno de óleo da turbina estava num T original do carro que pegava o retorno do suspiro , daí soldei um canote mno cárter e ficou show , e no seu caso é só soldar uma porca com a rosca do sensor e pronto .

    Já fiz mais intensamente a campamnha de colocar um ( ÁGUA )ou dois ( ÁGUA E ÓLEO ) SENSORES DE TEMPERATURA A MAIS COM SINAL DE ALERTA SONORO , para garantir que NÃO PERCAMOS OS MOTORES POR SUPERAQUECIMENTO , pois o termômetro ORIGINAL DO CARRO qdo ele mexe a temperatura JÁ PASSOU DOS 100ºC e o motor já foi pro saco ACONTECEU COMIGO TB , e não acontece mais .

    Abraço

  • #10
    Usuário
    Entrada
    06/09/2007
    Idade
    56
    Posts
    10
    Agradecimentos: 0
    Guilherme,

    Foi justamente o que ocorreu comigo, parei a viatura antes de entrar no vermelho, mas já era... entrou uns 6 litros d'água e o cabeçote foi pro saco.

    Gostei da solução de soldar a porca, mas vou tentar achar um T, vi no post do Leonardo Dic que ele encontrou em uma casa que vende equipamento de gás, vou procurar e se não encontrar vou usar a porca soldada.

    Já comprei o Termômetro Race Tronix, está a caminho e espero ansiosamente.

    Muito grato pela resposta.

    Forte abraço.
    Ex-Willys (longo), Ex-Band (longa), Ex-L200 = Saudades...
    Atual Hilux SW4 3.0 2000 Show

  • #11
    Usuário Avatar de Fernando César Ximenes
    Entrada
    04/08/2005
    Local
    Teresina/PI
    Idade
    81
    Posts
    430
    Agradecimentos: 0
    Dr. Guilherme, o Sr. colocou o termômetro de água foi na sua atual SW4?

  • #12
    Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    72
    Posts
    9,629
    Agradecimentos: 10
    Citação Postado originalmente por Fernando César Ximenes Ver Post
    Dr. Guilherme, o Sr. colocou o termômetro de água foi na sua atual SW4?
    Não , coloquei o termômetro de água no meu ENGESA , na SW4 93 que tive , na SW4 2002 que tive , na SW4 2008 não cheguei a colcar pois fiquei com ela apenas 9 meses e agora na SW4 2011 ainda não pois estou só com ela , o ENGESA esta na fibra reparando a frente .

    Abraço

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. temperatura do motor
      Por murilopellizzer no fórum Troller
      Respostas: 9
      Última resposta: 26/06/2010, 18:10
    2. Temperatura no vão motor
      Por marcelo_paranagua no fórum Toyota Bandeirante
      Respostas: 10
      Última resposta: 12/11/2009, 15:02
    3. Temperatura do motor 4.1
      Por DougBRSP no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 2
      Última resposta: 11/04/2005, 11:10
    4. Temperatura do Motor
      Por marco cruz no fórum Jeep Willys
      Respostas: 15
      Última resposta: 12/06/2003, 01:42

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade