Powered by vBulletin

Dúvida uso do 4x4 - SW4 A/T SRV 4WD 2014

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro Anterior 123 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 29/07/2014, 06:10
    mvcmartins
    E o controle de tração não serve pra nada?ele serve justamente para evitar que a roda sem atrito gire usando o freio,ai entraria o LSD transferindo a tração para a roda com atrito,ou então os engenheiros que o criaram seriam idiotas pois esta é sua função.
    Aliás isso é tudo no campo das hipóteses pois eu nao teria coragem de botar um carrinho deste zerinho na lama.
  • 29/07/2014, 13:42
    André F
    Citação:

Postado originalmente por mvcmartins Ver Post
    E o controle de tração não serve pra nada?ele serve justamente para evitar que a roda sem atrito gire usando o freio,ai entraria o LSD transferindo a tração para a roda com atrito,ou então os engenheiros que o criaram seriam idiotas pois esta é sua função.
    Aliás isso é tudo no campo das hipóteses pois eu nao teria coragem de botar um carrinho deste zerinho na lama.

Olá mvcmartins, concordo em parte. O LSD e o TCS (controle de tração) não são sistemas complementares - em geral, quando se tem o controle eletrônico, não se usa o LSD, pois ele anularia a ação do controle eletrônico.

O LSD (diferencial de deslizamento limitado) é um dispositivo mecânico, que atua de forma semelhante à uma embreagem, bloqueando o diferencial conforme aumenta a diferença de rotação entre as rodas. Duas coisas a considerar - certa diferença de rotação deve ser tolerada, pois ocorre normalmente em curvas. Segundo, se o controle de tração freia a a roda que estaria patinando, e isso sempre ocorreria antes do acionamento do LSD pois o TCS é mais preciso, o LSD tenderia a transferir todo o torque justamente para a roda que está bloqueada pelo freio, anulando o efeito pretendido.

Até existe LSD e controle de tração no mesmo eixo, mas isso é raro, precisa de adaptação específica.
  • 29/07/2014, 14:42
    leodbc
    Citação:

Postado originalmente por André F Ver Post
    Olá mvcmartins, concordo em parte. O LSD e o TCS (controle de tração) não são sistemas complementares - em geral, quando se tem o controle eletrônico, não se usa o LSD, pois ele anularia a ação do controle eletrônico.

E ai André! Foi justamente o que eu disse quando comentei que o controle de traçao substituia o LSD, no meu post anterior.

Por experiencia, na minha srv 2004 com LSD, o sistema só funcionava quando sentava o pé no acelerador, se pisava devagar, só uma roda girava, dai acabava cavocando e afundava, dai nao servia pra muita coisa.

Já na minha SRV 2013 com Controle de Traçao, logo que começa a patinar ela já trava essa roda e a camionete começa a andar de novo, muito melhor, ele atua bem rápido!

Abraço!
  • 29/07/2014, 19:09
    André F
    Citação:

Postado originalmente por leodbc Ver Post
    E ai André! Foi justamente o que eu disse quando comentei que o controle de traçao substituia o LSD, no meu post anterior...

Olá Leo! Tu já experimentou alguma situação como essa descrita pelo Juarez, com a viatura em X? Como funcionou o TCS da Toyota, nas rodas da frente?

Abraço!
  • 29/07/2014, 20:05
    mvcmartins
    Não faz sentido o controle de tração anular o LSD.Entendo o raciocínio mas o sistema eletrônico freia e solta como o ABS e o LSD tende a transferir a tração para a roda com mais atrito.Na pratica o controle de tração e o LSD foram ambos concebidos para evitar o veiculo de atolar.Como vc mesmo disse o controle de tração é rapido e o LSD mecanico mas obviamente são calibrados para funcionarem no sentido de transferir o torque para as rodas com mais atrito.
  • 29/07/2014, 20:46
    André F
    Citação:

Postado originalmente por mvcmartins Ver Post
    Não faz sentido o controle de tração anular o LSD.Entendo o raciocínio mas o sistema eletrônico freia e solta como o ABS e o LSD tende a transferir a tração para a roda com mais atrito.Na pratica o controle de tração e o LSD foram ambos concebidos para evitar o veiculo de atolar.Como vc mesmo disse o controle de tração é rapido e o LSD mecanico mas obviamente são calibrados para funcionarem no sentido de transferir o torque para as rodas com mais atrito.

No momento em que o TCS aplicar o freio, a roda com maior atrito, do ponto de vista do diferencial, é justamente a que está sendo brecada pelo TCS, por isso que um sistema interfere no outro. Em geral, quando o TCS aplica o freio, é pressão total, o que faria o diferencial LSD a transferir todo o torque para essa mesma roda.
  • 29/07/2014, 22:23
    mvcmartins
    Citação:

No momento em que o TCS aplicar o freio, a roda com maior atrito, do ponto de vista do diferencial, é justamente a que está sendo brecada pelo TCS, por isso que um sistema interfere no outro. Em geral, quando o TCS aplica o freio, é pressão total, o que faria o diferencial LSD a transferir todo o torque para essa mesma roda.

Na verdade falei besteira.carro que tem controle de traçao nao tem LSD.li no site da toyota vc tem razao.
  • 29/07/2014, 22:29
    leodbc
    Citação:

Olá Leo! Tu já experimentou alguma situação como essa descrita pelo Juarez, com a viatura em X? Como funcionou o TCS da Toyota, nas rodas da frente?

Abraço!

Bah André, eu só percebo o controle funcionando no 4x2, com 4x4 ela nem começa a patinar, já arranquei com o pé no fundo em areia fofa e estrada de chao batido com e sem chuva no 4x2, e ela sai tri na boa, bem rápido, e fiz o mesmo desligando o controle de traçao, ai sim tu sente que ela fica patinando, arranca bem devagar!

Acredito que esse controle e 4x2 deixaria ela bem proxima ao Gurgel citado, porque ela freia a roda que patina, neste vídeo da pra ter uma idéia de como o controle atua!

Abraço!

https://www.youtube.com/watch?v=D0WKuqpzerw
  • 02/08/2014, 21:45
    Guasca de Fora/RS
    Saí de um Subaru Forester recentemente para uma sw4 diesel. Na Forester vi que era necessário desligar o controle de estabilidade e tração no off road. Funciona muito bem, por sinal. Na Sw4 é possível desligar um controle e o outro não. A minha dúvida é se devo desligar o controle de tração ou não na sw4 quando no off road. Esse comentário de que o sistema ajudaria a evitar que a força fosse enviada a roda no ar seria o contrário da Forester. Ali, se não desligasse o controle de tração simplesmente tirava todo motor quando a roda perdia tração. O que me dizem?
  • 02/08/2014, 22:13
    André F
    Citação:

Postado originalmente por Guasca de Fora/RS Ver Post
    Saí de um Subaru Forester recentemente para uma sw4 diesel. Na Forester vi que era necessário desligar o controle de estabilidade e tração no off road. Funciona muito bem, por sinal. Na Sw4 é possível desligar um controle e o outro não. A minha dúvida é se devo desligar o controle de tração ou não na sw4 quando no off road. Esse comentário de que o sistema ajudaria a evitar que a força fosse enviada a roda no ar seria o contrário da Forester. Ali, se não desligasse o controle de tração simplesmente tirava todo motor quando a roda perdia tração. O que me dizem?

O vídeo abaixo explica bem o que acontece no Subaru. O sistema SAWD da Subaru consegue transferir torque igual para as quatro rodas, algo muito difícil de se conseguir em outros veículos, e em várias situações fora de estrada, é necessário que as rodas girem para se conseguir alcançar terreno mais firme e melhor tração - nesses casos, no Subaru, é melhor desligar o TCS.

Outra situação, como mostra no vídeo, é quando um dos eixos está praticamente sem tração - nesse caso, o controle de tração não ajuda muito, é melhor desligar e bloquear o diferencial central, recurso disponível nos Forester de câmbio manual.

Alguns controles de tração possuem mais recursos para o fora de estrada - ou seja, mesmo para velocidades abaixo de 20Km/h é melhor usar o controle de tração - o Land Cruiser e o Range Rover possuem esses sistemas. Na SW4, se estiver com ambas as rodas de um mesmo eixo sem tração, desligue o TCS - em outras situações, provavelmente seja melhor deixar ligado.

https://www.youtube.com/watch?v=mryGnENTsoI
  • 03/08/2014, 08:27
    enasor
    Citação:

Postado originalmente por Guasca de Fora/RS Ver Post
    Saí de um Subaru Forester recentemente para uma sw4 diesel. ...

Com mil perdões ao criador do tópico, e sem querer disvirtuar o tópico, relativamente ao Subaru Forester, tal como SW4, só vejo gente falar maravilhas do veículo. E isso não é só aqui neste Site 4x4 não. Entretanto, falam extremamente mal da CAOA, que cuida dessa marca aqui no Brasil. Apenas por curiosidade, que mal lhe pergunte, por que o amigo Guasca de Fora deixou a Subaru Forester para entrar numa SW4?. Por favor, não leve a mal a pergunta. É que eu estou à procura de meu primeiro veículo 4x4 e curto simpatia por ambos os veículos. Entretanto, descartei o Forester de minhas intenções de aquisição porque fiquei horrorizado com o que falam da assistência aqui no Brasil, principalmente com relação à CAOA.
  • 03/08/2014, 21:37
    Guasca de Fora/RS
    Citação:

Postado originalmente por enasor Ver Post
    Com mil perdões ao criador do tópico, e sem querer disvirtuar o tópico, relativamente ao Subaru Forester, tal como SW4, só vejo gente falar maravilhas do veículo. E isso não é só aqui neste Site 4x4 não. Entretanto, falam extremamente mal da CAOA, que cuida dessa marca aqui no Brasil. Apenas por curiosidade, que mal lhe pergunte, por que o amigo Guasca de Fora deixou a Subaru Forester para entrar numa SW4?. Por favor, não leve a mal a pergunta. É que eu estou à procura de meu primeiro veículo 4x4 e curto simpatia por ambos os veículos. Entretanto, descartei o Forester de minhas intenções de aquisição porque fiquei horrorizado com o que falam da assistência aqui no Brasil, principalmente com relação à CAOA.

É exatamente isso. O Subaru é o melhor carro que eu já tive. Mas a CAOA mete medo porque se der algum problema, a assistência não traz segurança. Desde que eu comprei o meu só vi fecharem as poucas concessionárias. Aí achei melhor negociar. A decisão pela sw4, apesar do preço ser estupidamente caro, foi porque o carro é confiável e o pós venda e a revenda são muito mais estáveis do que a Subaru.

Fosse por mim, teria dois Subarus em casa, mas só volto pra marca se a própria Subaru assumir a operação no Brasil.

E obrigado pela explicação sobre a Sw4 e seu sistema de controle de tração. Uma hora vou testar antes de me meter em confusão. Com a Forester fiz alguns testes e peguei confiança. O SAWD é muito bom mesmo.
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro Anterior 123 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 05:19.