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Voltagem caindo, amperagem estável

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  • 25/05/2014, 15:02
    jipinhotoyota
    Citação:

    Postado originalmente por Jsantos Ver Post
    O Santana que usa esse compressor de ar tem alternador de 90 amperes, fui colocar ar condicionado em um palio, o técnico me falou que era obrigatória a troca do alternador original (65 amperes) por um de maior amperagem (90 amperes).

    Alternador do Santana
    Anexo 464354

    Jsantos,

    obrigado pela contribuição.
    Muitas pessoas me falaram isso, inclusive, eletricistas. Que o alternador deveria gerar mais corrente.
    Mas o que me deixa intrigado é que ele possui 55A originalmente. Creio que a maioria não passa por esse problema, tendo alternador original e com AC, faróis, milhas, etc ligados.
    Por que tenho de ser o premiado??

    O alternador que está instalado agora no meu carro é este. Comprei mês passado zerado na América: UNIPOINT-Your Best Choice for Starters, Alternators, A/C Compressors, Wiper Blades, Fan motors

    Antes, havia comprado este outro com eles mesmos: UNIPOINT-Your Best Choice for Starters, Alternators, A/C Compressors, Wiper Blades, Fan motors

    Pensei que seria compatível. Não me atentei ao modelo correto e acabei tendo que devolvê-lo. Mas acredito que os seus 100A cairiam como uma luva no meu caso.

    Continuo na minha dúvida. Se as viaturas dos colegas rodam tranquilamente com alternador original, por que no meu caso acontece isso? Seria problema no alternador? Ou seria possível alguma instalação elétrica errada?

    E, se for o caso, como colocar um alternador mais possante, que dê conta do recado?
    É verdade que não tem como mesmo aumentar a capacidade do alternador original, por conta do tamanho da carcaça dele?
  • 25/05/2014, 18:10
    Jsantos
    Citação:

    Postado originalmente por jipinhotoyota Ver Post
    Jsantos,

    obrigado pela contribuição.
    Muitas pessoas me falaram isso, inclusive, eletricistas. Que o alternador deveria gerar mais corrente.
    Mas o que me deixa intrigado é que ele possui 55A originalmente. Creio que a maioria não passa por esse problema, tendo alternador original e com AC, faróis, milhas, etc ligados.
    Por que tenho de ser o premiado??

    O alternador que está instalado agora no meu carro é este. Comprei mês passado zerado na América: UNIPOINT-Your Best Choice for Starters, Alternators, A/C Compressors, Wiper Blades, Fan motors

    Antes, havia comprado este outro com eles mesmos: UNIPOINT-Your Best Choice for Starters, Alternators, A/C Compressors, Wiper Blades, Fan motors

    Pensei que seria compatível. Não me atentei ao modelo correto e acabei tendo que devolvê-lo. Mas acredito que os seus 100A cairiam como uma luva no meu caso.

    Continuo na minha dúvida. Se as viaturas dos colegas rodam tranquilamente com alternador original, por que no meu caso acontece isso? Seria problema no alternador? Ou seria possível alguma instalação elétrica errada?

    E, se for o caso, como colocar um alternador mais possante, que dê conta do recado?
    É verdade que não tem como mesmo aumentar a capacidade do alternador original, por conta do tamanho da carcaça dele?

    Pelo que andei olhando no catalogo de peças existem modelos de alternador de 40A, 55A, 75A e 90A.
    será que o alternador do teu carro é original?

    se quiser me passa o chassi do teu carro por mp que eu consulto no catálogo de peças a aplicação correta, se quiser pode baixar ele aqui

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/to...as-toyota.html

    alternador de 90 A a venda no ml
    Anexo 464416
  • 25/05/2014, 19:54
    Jsantos
    ou podes consultar o catálogo on line aqui
    TOYOTA | Japan Parts EU
  • 25/05/2014, 20:28
    jipinhotoyota
    Citação:

    Postado originalmente por Jsantos Ver Post
    Pelo que andei olhando no catalogo de peças existem modelos de alternador de 40A, 55A, 75A e 90A.
    será que o alternador do teu carro é original?

    se quiser me passa o chassi do teu carro por mp que eu consulto no catálogo de peças a aplicação correta, se quiser pode baixar ele aqui

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/to...as-toyota.html

    alternador de 90 A a venda no ml
    Anexo 464416


    Jsantos,

    obrigado por se disponibilizar em fazer essa busca por mim. Não consigo enviar MP ainda, mas já havia procurado a peça com o nº do chassi.
    Eu descobri que o alternador era de 55A no fim do ano passado, realizando a busca através do chassi no Toyodiy.
    Segue o código:

    27020 ALTERNATOR ASSY
    27020-54354 12V 55A

    Já levei o carro em uma auto-elétrica onde me falaram que meu carro não teria AC de fábrica. Isso explicaria os 55A do alternador.
    Contestei isso, pois ele vem de fábrica, sim.
    Aliás, segue o código do compressor:

    COMPRESSOR ASSY, COOLER
    88320-35371

    Acredito que todas as Hilux japonesas vieram com o alternador de 55A. Não tenho certeza quanto às argentinas.
  • 25/05/2014, 20:57
    Jsantos
    Citação:

    Postado originalmente por jipinhotoyota Ver Post
    Jsantos,

    obrigado por se disponibilizar em fazer essa busca por mim. Não consigo enviar MP ainda, mas já havia procurado a peça com o nº do chassi.
    Eu descobri que o alternador era de 55A no fim do ano passado, realizando a busca através do chassi no Toyodiy.
    Segue o código:

    27020 ALTERNATOR ASSY
    27020-54354 12V 55A

    Já levei o carro em uma auto-elétrica onde me falaram que meu carro não teria AC de fábrica. Isso explicaria os 55A do alternador.
    Contestei isso, pois ele vem de fábrica, sim.
    Aliás, segue o código do compressor:

    COMPRESSOR ASSY, COOLER
    88320-35371

    Acredito que todas as Hilux japonesas vieram com o alternador de 55A. Não tenho certeza quanto às argentinas.

    o alternador é original porém foi atualizado por outro de 55A, o da minha sw4 é de 60A.
    Anexo 464442

    imagem da nova peça
    Anexo 464443
  • 25/05/2014, 22:07
    TCHEIGOR
    jipinho a minha tem o alternador original de 55A, mas to com uma bateria de 90A. Durou 3 anos a última que botei.
    Um problema das nossas japas (que são vintage) é justamente a parte elétrica, e não é problema de fábrica, é problema de idade mesmo. Naturalmente o alternador vai perdendo eficiência com o tempo, devido ao desgaste. Mas além disso, todas as conexões também perdem a 'boa capacidade de conduzir a energia' , oxidam e criam pontos de resistência que exigem ainda mais do alternador. Uma carga de 10A pode virar 15A por causa de uma má conexão. Gerando ainda um sobreaquecimento que pode trazer risco de incêndio. Muitas vezes a simples troca do alternador não resolva porque já há muitos pontos de oxidação. O ideal seria uma revisão principalmente nos pontos de conexão do negativo (terra, ou carcaça do veículo), onde ocorre muito problema. Quanto à oscilação que vc falou que sente ao ligar o a/c é normal só se o rpm sobe, pois o vácuo do compressor aciona uma válvula que acelera o motor para compensar a carga extra. Se cai o rpm quando liga o ar tem que verificar essa válvula, que fica bem junto da BI, ou a mangueira que liga ela ao compressor.
  • 26/05/2014, 08:12
    Walter da Camper
    Corretíssimo. O próximo passo é revisar todas as ligações e conexões para ver se não tem osmar-contato ou mesmo ligação errada. Até a lâmpada de aviso do painel influencia no comportamento do alternador, pois é ela que fornece a corrente inicial de excitação (ops...) para as bobinas do alternador. Verifique se está com a lâmpada correta.

    Outro teste interessante é utilizar um multímetro, de preferencia digital, e media a tensão em diversos pontos com o carro ligado e todos os consumidores ativos: polos da bateria, saída do alternador, tomada do acendedor, antes e depois do amperímetro...
    Nesse teste dá para diagnosticar queda de tensão devido a conexões ou componentes ruins (chaves, fusíveis, soquetes...).

    Analisando os números, vê-se que no seu caso a bateria está realmente descarregando, porque os 30A do alternador mal dão para alimentar as ventoinhas do AC (em torno de 15A cada). Somando uns 10A dos farois, mais uns 9A dos milhas, certamente ultrapassa esses 30 e a bateria tem que fornecer o resto.

    Boa sorte no diagnóstico.

    Citação:

    Postado originalmente por TCHEIGOR Ver Post
    jipinho a minha tem o alternador original de 55A, mas to com uma bateria de 90A. Durou 3 anos a última que botei.
    Um problema das nossas japas (que são vintage) é justamente a parte elétrica, e não é problema de fábrica, é problema de idade mesmo. Naturalmente o alternador vai perdendo eficiência com o tempo, devido ao desgaste. Mas além disso, todas as conexões também perdem a 'boa capacidade de conduzir a energia' , oxidam e criam pontos de resistência que exigem ainda mais do alternador. Uma carga de 10A pode virar 15A por causa de uma má conexão. Gerando ainda um sobreaquecimento que pode trazer risco de incêndio. Muitas vezes a simples troca do alternador não resolva porque já há muitos pontos de oxidação. O ideal seria uma revisão principalmente nos pontos de conexão do negativo (terra, ou carcaça do veículo), onde ocorre muito problema. Quanto à oscilação que vc falou que sente ao ligar o a/c é normal só se o rpm sobe, pois o vácuo do compressor aciona uma válvula que acelera o motor para compensar a carga extra. Se cai o rpm quando liga o ar tem que verificar essa válvula, que fica bem junto da BI, ou a mangueira que liga ela ao compressor.

  • 26/05/2014, 09:56
    sandro_ventania
    "Analisando os números, vê-se que no seu caso a bateria está realmente descarregando, porque os 30A do alternador mal dão para alimentar as ventoinhas do AC (em torno de 15A cada). Somando uns 10A dos farois, mais uns 9A dos milhas, certamente ultrapassa esses 30 e a bateria tem que fornecer o resto."


    Tem certeza que a ventoinha do ar condicionado consome 15A ??? Achei muito! E o alternador é de 50A não de 30.
  • 26/05/2014, 12:17
    Walter da Camper
    Sandro, embora o alternador seja de 50A, o amperímetro ligado a ele indica que está fornecendo apenas 30A, o que pode ser a causa do defeito (regulador/retificador defeituoso).

    Quanto ao consumo da ventoinha, eu medi 18A na ventoinha de Astra que está adaptada no meu CJ5. Considerando que as de ar-cond geralmente são mais fracas que as de radiador, principalmente no caso da Hilux que tem ventoinha mecânica para o radiador, eu chutei esses 15 A.


    Citação:

    Postado originalmente por sandro_ventania Ver Post
    "Analisando os números, vê-se que no seu caso a bateria está realmente descarregando, porque os 30A do alternador mal dão para alimentar as ventoinhas do AC (em torno de 15A cada). Somando uns 10A dos farois, mais uns 9A dos milhas, certamente ultrapassa esses 30 e a bateria tem que fornecer o resto."


    Tem certeza que a ventoinha do ar condicionado consome 15A ??? Achei muito! E o alternador é de 50A não de 30.

  • 26/05/2014, 16:24
    jipinhotoyota
    Citação:

    Postado originalmente por TCHEIGOR Ver Post
    jipinho a minha tem o alternador original de 55A, mas to com uma bateria de 90A. Durou 3 anos a última que botei.
    Um problema das nossas japas (que são vintage) é justamente a parte elétrica, e não é problema de fábrica, é problema de idade mesmo. Naturalmente o alternador vai perdendo eficiência com o tempo, devido ao desgaste. Mas além disso, todas as conexões também perdem a 'boa capacidade de conduzir a energia' , oxidam e criam pontos de resistência que exigem ainda mais do alternador. Uma carga de 10A pode virar 15A por causa de uma má conexão. Gerando ainda um sobreaquecimento que pode trazer risco de incêndio. Muitas vezes a simples troca do alternador não resolva porque já há muitos pontos de oxidação. O ideal seria uma revisão principalmente nos pontos de conexão do negativo (terra, ou carcaça do veículo), onde ocorre muito problema. Quanto à oscilação que vc falou que sente ao ligar o a/c é normal só se o rpm sobe, pois o vácuo do compressor aciona uma válvula que acelera o motor para compensar a carga extra. Se cai o rpm quando liga o ar tem que verificar essa válvula, que fica bem junto da BI, ou a mangueira que liga ela ao compressor.

    TCHEIGOR,

    voce tem razao. Antes de trocar o alternador, havia conversado com o rapaz que ficou de instalar o meu som, que comprei em dezembro e ainda nao consegui faze-lo funcionar por conta deste problema. Ele me falou pra pedir ao eletricista pra colocar um fio mais grosso do alternador para a bateria, pois ele poderia apresentar uma resistencia e interferir na corrente, devido ao tempo que esta la.
    Quanto a oscilacao da rotacao, infelizmente, nao tenho como afirmar com certeza o que ocorre. O meu tacometro nao ta funcionando. Chegou a funcionar perfeitamente em um determinado momento, entre a troca de um alternador e o outro. Acredito que seja algum fio mal conectado, pois ele funcionou perfeitamente e depois que o eletricista mexeu parou novamente de funcionar.
    Mas acredito que a rotacao eleve um pouco, sim, com o AC. E certo que muda algo, mas confesso que e tao pouco que nao percebo se e pra mais ou pra menos. Estava ciente disso. O eletricista chegou a verificar tambem.

    Pretendo deixar o carro amanha em outra auto-eletrica. Com as informacoes que me passaram, tenho certeza que vai ficar mais facil resolver. Acredito que o caminho das pedras e este mesmo de buscar onde estao as conexoes oxidadas que estao roubando corrente.

    (Desculpe pela falta de acentos no meu teclado)
  • 26/05/2014, 16:38
    jipinhotoyota
    1 Anexo(s)
    Citação:

    Postado originalmente por Walter da Camper Ver Post
    Corretíssimo. O próximo passo é revisar todas as ligações e conexões para ver se não tem osmar-contato ou mesmo ligação errada. Até a lâmpada de aviso do painel influencia no comportamento do alternador, pois é ela que fornece a corrente inicial de excitação (ops...) para as bobinas do alternador. Verifique se está com a lâmpada correta.

    Outro teste interessante é utilizar um multímetro, de preferencia digital, e media a tensão em diversos pontos com o carro ligado e todos os consumidores ativos: polos da bateria, saída do alternador, tomada do acendedor, antes e depois do amperímetro...
    Nesse teste dá para diagnosticar queda de tensão devido a conexões ou componentes ruins (chaves, fusíveis, soquetes...).

    Analisando os números, vê-se que no seu caso a bateria está realmente descarregando, porque os 30A do alternador mal dão para alimentar as ventoinhas do AC (em torno de 15A cada). Somando uns 10A dos farois, mais uns 9A dos milhas, certamente ultrapassa esses 30 e a bateria tem que fornecer o resto.

    Boa sorte no diagnóstico.

    Walter,

    novamente, obrigado pela luz. Acredito que o caminho seja esse mesmo.Vou levar o carro amanha em outra auto-eletrica e pedir para analisarem esses pontos que voces citaram.
    Agora, se os numeros que voce citou estao corretos, de fato, 55A nao da pra nada quase, ne? Sao quantas ventoinhas do AC? Nao e apenas uma do AC e uma do radiador? Ah, parece que tem uma ventoinha auxiliar pro condensador (ou seria compressor), ne?

    Eu comprei um alicate amperimetro portatil. Pelo que li na internet nao daria muito certo, mas resolvi testar. Sera que consigo verificar a corrente com ele direto na bateria? Ele vem com as pontas (nao sei se e assim que se fala) com os dois polos. E tem uma chave que vai ate 200 e outra ate 1000A.
    Eu ja espetei la e nao apareceu nada. Fiquei na duvida de onde conectar os fios vermelho e preto, pois sao 3 entradas.
    Segue o link: Materiais Elétricos | Multímetro Digital com Alicate Amperímetro - Foxlux

    Anexo 464508
  • 26/05/2014, 19:36
    Walter da Camper
    Pelo que deu pra ver na foto esse amperímetro só mede corrente alternada (AC) e por isso não vai servir para outra coisa exceto medir voltagem (Volts DC nas pontas preta e vermelha). Além disso a medição de corrente é somente no modo alicate, ou seja, colocando o fio a ser medido no interior da garra, sem usar as pontas de prova (que só funcionam para medir tensão ou resistência).

    O ar-condicionado possui 2 ventoinhas, a interna (evaporador) e a do radiador (condensador).

    Enquanto não leva no auto-elétrico, experimente medir a tensão (Volts DC) em vários pontos com esse multímetro que certamente é mais preciso do que o que está no painel.

    Sei que isso já foi visto, mais vale lembrar que correia frouxa ou gasta faz o alternador patinar e perder eficiência. Tente girar a polia utilizando uma chave no parafuso central, se girar sem muito esforço é porque está patinando. Se o motor começãr a girar junto então está Ok.

    Boa sorte
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