x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 14
    Usuário
    Entrada
    09/03/2014
    Local
    São Gonçalo/RJ
    Agradecimentos: 0

Question Toyota Hilux, desgaste das pastilhas de freio

Olá Pessoal, sou novo no site, mais utilizo bastante para conhecimentos e em agosto de 2013 adquiri uma Hilux 2006 com 92.000Km praticamente muito nova e ao sair da agência notei uma estranha tremedeira na direção. Não querendo desfazer o negócio na agência, preferir ficar rodando e tentar detectar o defeito. Levei em uma loja da pirelli e foi averiguado toda a suspenção dianteira onde não mostrou nenhuma folga e só com o relógio comparador é que foi mostrado um pequeno empeno no disco de freio do lado do passageiro. Daí coloquei disco e pastilha novos e alinhei, balanceei e fiz rodizio das rodas, continua o mesmo problema a 100km/h ou mais ela começa a trepidar a direção e outra rodei a menos de 9.000km as pastilhas da bendix que tinha colocada já estavam praticamente no ferro, pergunto, sobre algum caso da tremedeira da direção e outra coisa é alguém já tentou solucionar esse desgaste rápido da pastilha de freio? pois se o problema é superaquecimento de tanto utilizar o freio, não tem como amenizar como por exemplo se tiver disco de freio ventilado e com furos no disco para aumentar a ventilação.

Até onde sei o disco é ventilado... peça para verificar o alinhamento do chassi.

Usuário
    Entrada
    22/10/2013
    Local
    Belzonte/MG
    Para conferir empeno, o correto é tirar o disco e colocar em um torno, com o relógio comparador.

Eu tenho uma 2010 que era do meu pai. Sempre teve direção trepidando quando se freia. Disco empenar é normal. Como já ouvi em uma CC, é característica do veículo . Virou moda essa justificativa. Sou mecanico de tratores, e para mim, não cola. É erro de projeto mesmo, freio mal dimensionado.

Meu pai está com uma 2013. Com 20 mil km apresentou trepidação. Tirei o disco e coloquei no torno. Não me lembro o quanto, mas já está empenado.

Agora, o desgaste da pastilha está alta. Desde que peguei a minha, com 137k km, fiz uma planilha de tudo que fiz nela. E antes de viajar para no carnaval, dei uma revisão. A pastilha está em meia vida, isso depois de rodar 9k km. Talvez seja necessário trocar os reparos de freio do seu carro.

Outra coisa que se deve conferir, são as rodas. Mande conferir elas para ver se não há empeno.

A minha com 140k km, o terminal de direção do lado esquerdo estava com folga. Troquei e acabou a trepidação.

Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Agradecimentos: 10
    XERNOBIL

Existe um longo relato do GALEGUITO sobre este mesmo problema na SW4 dele que ainda estva na garantia , ele entrou na justiça e depois de 1 ano ele ganhou a causa , O DEFEITO foi disco de freio empenado e a CCS trocou e ficou 100% e deve ser o seu caso , mas vale a pena dar uma conferida em tudo como já foi falado acima e minha sugestão é em colocar peças ( pastilhas ORIGINAIS ) pois de outras marcas mesmo sendo de 1ª linha pode ser o problema do desgate prematuro . Ou tb a maneira de guiar , se vc acelera bem e toda hora tem que parar no freio não ha pastilha que resista muitos km .

Abraço

Usuário
    Entrada
    09/03/2014
    Local
    São Gonçalo/RJ
    Olá Elmestizo, em relação ao disco ventilado é com certeza entre os discos, mais fica a minha dúvida se além de ventilado entre os discos se haveria possibilidade também de furá-los, com vários furos no discos, para receber mais ventilação como este da foto, pois se o problema é aquecimento devido ao uso constante do freio e necessariamente havendo o desgaste excessivo da pastilha.
    Toyota Hilux, desgaste das pastilhas de freio-disco-ventilado.jpg

Usuário
    Entrada
    09/03/2014
    Local
    São Gonçalo/RJ
    Olá Paulo Baeta, conforme havia falado foi analisado com o relógio comparador o disco no local, achei até estranho tb. tem que ser feito como vç falou, no torno. E outra, estou em dúvida com a trepidação, pois no meu trabalho tem um gol, tudo bem, carro pequeno, mais ele tem uma folga pequena no coxim do amortecedor dianteiro, ele não demonstra a folga até 80 km/h, quando passa disso, aí é que vç ver que treme a direção, e quando freia é pior ainda, mais uma vez, por ser um carro mais levemais fácil de detectar, mais fica a dúvida quanto a hilux, como falei no fórum já levei em três lojas e ninguém detecta o defeito.

Usuário
    Entrada
    09/03/2014
    Local
    São Gonçalo/RJ
    Olá GuilhermeAbreu, enquanto a justiça eu não vou procurar, pois fiz o negócio onde ele aceitou uma L-200 minha de leilão, então foi o prometido na negociação, com certeza vou tentar colocar uma pastilha de marca original, e tirar a dúvida da rodagem, pois é impossível um carro como este tão bem falado, ter este pequeno defeito, pois hoje estou mexendo em uma Ducato chassis estendido e dúvido que ela não rode menos do que 40.000 km

Usuário Avatar de fgibin
    Entrada
    03/05/2010
    Local
    Niteroi/RJ
    Citação Postado originalmente por Xernobil Ver Post
    Olá Elmestizo, em relação ao disco ventilado é com certeza entre os discos, mais fica a minha dúvida se além de ventilado entre os discos se haveria possibilidade também de furá-los, com vários furos no discos, para receber mais ventilação como este da foto, pois se o problema é aquecimento devido ao uso constante do freio e necessariamente havendo o desgaste excessivo da pastilha.
    Toyota Hilux, desgaste das pastilhas de freio-disco-ventilado.jpg
    Xernobil,

Os furos dos discos como aqueles da foto não são, como muito acreditam, realizados para melhorar a ventilação.
    Eles têm a função de quebrar o "véu" de água em condições de chuva, melhorando a resposta na freada.
    A ventilação ocorre nos canais radiais dos discos que, como você mesmo poderá ver, têm perfil desenhado em modo de criar uma ventilação forçada do ar quando o disco rodar (efeito tipico das turbinas).
    Resumindo: os furos não podem melhorar a ventilação e menos ainda a trepidação no seu caso.
    Uma coisa eu não entendi no seu relato: o carro trepida somente quando você freia?

Grande abraço
    Fabrizio
    Mostarda - JIMNY 2018 - Downsizing is for a better life!
    Ex - Nerone - SW4 98 TD JAPA Updated - Snorkel - Michelin 31x10,5x15 and so on...

Usuário
    Entrada
    31/03/2011
    Local
    MACEIÓ/AL
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por guilhermeabreu Ver Post
    XERNOBIL

Existe um longo relato do GALEGUITO sobre este mesmo problema na SW4 dele que ainda estva na garantia , ele entrou na justiça e depois de 1 ano ele ganhou a causa , O DEFEITO foi disco de freio empenado e a CCS trocou e ficou 100% e deve ser o seu caso , mas vale a pena dar uma conferida em tudo como já foi falado acima e minha sugestão é em colocar peças ( pastilhas ORIGINAIS ) pois de outras marcas mesmo sendo de 1ª linha pode ser o problema do desgate prematuro . Ou tb a maneira de guiar , se vc acelera bem e toda hora tem que parar no freio não ha pastilha que resista muitos km .

Abraço
    Dr. Guilherme, o carro que teve o problema de discos e pastilhas indicado pelo colega foi uma hilux picape 2011. Essa foi negociada por uma 2013 que, até o momento, ainda não apresentou problema no sistema de freios.

Sobre o processo na justiça: entrei com uma representação no Ministério Público do Consumidor. Para iniciar esse procedimento não precisa ser proprietário de veículo da marca toyota ou qualquer outra marca, bastando, para isso, detectar um problema que afete a sociedade como um todo, estando o caso da toyota relacionado aos freios dos veículos que empenam e anulam a segurança que se espera deles na frenagem, podendo atingir qualquer pessoa que não necessariamente os ocupantes dos veículos mencionados.

Usuário
    Entrada
    09/03/2014
    Local
    São Gonçalo/RJ
    Olá Fgibin, a trepidação começa a mais ou menos 100 km/h, com leve apresentação, e piora quando é acionado o freio, mais colocando a direção para o lado ele não trepida é só andando pra ver.

Usuário Avatar de fgibin
    Entrada
    03/05/2010
    Local
    Niteroi/RJ
    Citação Postado originalmente por Xernobil Ver Post
    Olá Fgibin, a trepidação começa a mais ou menos 100 km/h, com leve apresentação, e piora quando é acionado o freio, mais colocando a direção para o lado ele não trepida é só andando pra ver.
    A rodas são originais? Se não forem, precisam ser do tipo "hub-centered", as demais (e mais comuns) não conseguem ser equilibradas na Toyota.
    Se as rodas forem originais, eu condenaria efetivamente o disco.
    Mas, antes tentaria montar as rodas originais pra ver se o defeito desaparece.

Grande abraço

Fabrizio
    Mostarda - JIMNY 2018 - Downsizing is for a better life!
    Ex - Nerone - SW4 98 TD JAPA Updated - Snorkel - Michelin 31x10,5x15 and so on...

Usuário Avatar de Jera
    Entrada
    14/04/2006
    Local
    Brasilia/DF
    as primeiras hilux, 2006 até 2008 apresentavam mt desgaste de pastilhas e empenamento dos discos. nos modelos 2009 em diante melhoraram.

tenho uma 2009 com 175milkm, e as pastilhas duram religiosamente comigo 50milkm, ainda estou com os discos originais e não apresentaram defeito.
    com 100milkm, depois que troquei os pneus, quando atingia 100 a 110km/h o volante começou a vibrar e ao freiar também. com menos ou mais velocidade nao vibrava nada. achei então que os discos tinham empenados e com algum problema na direção. no final não era problema nem nos discos e nem na direção. aqui no forum mesmo me recomendaram a fazer um balanceamento local, que se faz com a roda montada no carro. fiz o balanceamento e a vibração parou.

abs!

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Pastilhas Freio
      Por alexx.files no fórum Land Rover
      Respostas: 31
      Última resposta: 11/02/2014, 22:36
    2. Pastilhas de freio p/ Hilux 4x4
      Por Michel Schinagel no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 1
      Última resposta: 23/03/2009, 09:53
    3. Pastilhas de freio
      Por Cotrim no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 9