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  • #1
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    Question Otimizacao do sistema turbo interculer




    Bom dia amigos! Tenho uma Tenere 600 e ando muito nela de bermuda, o que faz aquecer bastante minha perna, pois o scap passa proximo. Entao eu vih no ML uma fita isolante de calor chamada Termotape, comprei, instalei e vih que a coisa realmente funciona. Aih... analisando o sistema Turbo/interculer da minha Prado, verifiquei que o tubo que sai da turbina e leva o ar comprimido para o interculer esfriar, e comprimir ainda mais, passa em cima do coletor de escapamento e a temperatura ali se eleva bastante, pensei se eu isolasse esse tubo com Termotape iria melhorar, pois o ar que sai da turbina chegaria, em tese, mais frio no interculer e chegaria mais fria na camara do cilindro, neh logico?? Vcs concordam? alguem jah fez isso?

  • #2
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    28/12/2012
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    A idéia do uso da termotape é exatamente essa!! Pensando um pouco, a parte quente da turbina vai esquentar mais, pois não poderá dissipar o calor como dissiparia sem o termotape. Com isso, já que a parte quente da turbina está colada na parte fria, isso poderia elevar a temperatura do ar admitido!
    Não sei exatamente o quanto cada um desses fatores que citei interfere (melhora um pouco de um lado e atrapalha o outro), mas usam muito o termotape em preparações, deve ajudar. Você disse que o ar comprimido que sai da turbina passa sobre o coletor de escape. Isso parado é obvio que vai esquentar, mas em movimento, com ar circulando pelo compartimento do motor, certamente minimiza o efeito.
    Penso comigo que, se fosse algo tão melhor, os fabricantes implementariam de fábrica o termotape, que não chega a ser caro. Em preparação, muitas vezes as tubulações de admissão e escape passam muito perto, inclusive nos motores VW AP, são todos de um mesmo lado do motor (o cabeçote não é de fluxo cruzado), daí acho que o uso do termotape se justifica mais.

  • #3
    Usuário Avatar de sandro_ventania
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    Não compensa comprar pra usar...mas se voce ainda tem a termotape é válida a idéia de usa-la nesse ponto...qualquer grau que reduzir é válido!
    "Numa viagem de carro, mais importante que o destino, é aproveitar ao máximo tudo que há de bom no caminho."
    Toyota Hillux SW4 93...Matilde.

  • #4
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    Citação Postado originalmente por cacastro Ver Post
    Bom dia amigos! Tenho uma Tenere 600 e ando muito nela de bermuda, o que faz aquecer bastante minha perna, pois o scap passa proximo. Entao eu vih no ML uma fita isolante de calor chamada Termotape, comprei, instalei e vih que a coisa realmente funciona. Aih... analisando o sistema Turbo/interculer da minha Prado, verifiquei que o tubo que sai da turbina e leva o ar comprimido para o interculer esfriar, e comprimir ainda mais, passa em cima do coletor de escapamento e a temperatura ali se eleva bastante, pensei se eu isolasse esse tubo com Termotape iria melhorar, pois o ar que sai da turbina chegaria, em tese, mais frio no interculer e chegaria mais fria na camara do cilindro, neh logico?? Vcs concordam? alguem jah fez isso?
    Acho que mal não vai fazer, mas se quiser resfriar mais o ar admissão no motor, botaria um intercooler maior!

  • #5
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    Citação Postado originalmente por HERICK Ver Post
    Acho que mal não vai fazer, mas se quiser resfriar mais o ar admissão no motor, botaria um intercooler maior!

    O interculer eh original, acho que vai ser um role de ganso colocar um maior. A ideia eh exatamente aproveitar a fita que sobrou do uso na moto e revestir o tubo que sai da turbina e vai para o interculer e assim evitar que o ar aqueca mais ainda quando tiver passando proximo ao coletor dd scap.

  • #6
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    Isso aí é mais teórico do que prático .

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    1 - Encurtar a haste do Waste gate do turbo em 1 volta - assim o waste gate vai direcionar mais gás para o turbina fazendo com que a mesma entre mais rápido

    2- Instalar um filtro de ar Inflow

    A partir dai já é suficiente , já da para sentir a melhora ao pisar no acelerador .

    Mas se quizer ainda mais , pode -se dar mais uma volta encurtando a haste do waste gaste e bloquear a válvula EGR.

    Fiz nas viaturas que tive e senti a melhora , na l200 outdoor eu rodei 59.000 km e na l200 triton 72.000 km . sem problema nenhum.
    abs

    -
    L200 TRITON SAVANA 3.2 200cv 2017 AT -PANZER 4X4
    JEEP CHEROKEE XJ 4.0 MANUAL 1998 -JAGUNÇO DA TRILHA PESADA

  • #7
    Usuário Avatar de sandro_ventania
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    Citação Postado originalmente por Marcelo-HPE Ver Post
    Isso aí é mais teórico do que prático .

    A receita rápida para ganhar uns Cv´s a mais é facil e barata

    1 - Encurtar a haste do Waste gate do turbo em 1 volta - assim o waste gate vai direcionar mais gás para o turbina fazendo com que a mesma entre mais rápido

    2- Instalar um filtro de ar Inflow

    A partir dai já é suficiente , já da para sentir a melhora ao pisar no acelerador .

    Mas se quizer ainda mais , pode -se dar mais uma volta encurtando a haste do waste gaste e bloquear a válvula EGR.

    Fiz nas viaturas que tive e senti a melhora , na l200 outdoor eu rodei 59.000 km e na l200 triton 72.000 km . sem problema nenhum.
    abs

    -
    Só um detalhe...

    Encurtar a wastegate não faz com que a turbina entre mais cedo...faz com que a pressão do turbo fique maior(ela fica fechada e só começa a abrir para regular a pressão máxima)...a pressão já pode estar no limite, dar mais uma volta pode ser a gota que vai entornar o caldo.
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  • #8
    Usuário Avatar de Marcelo-HPE
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    Dei 2 voltas encurtantdo a haste do turbo da l200 outdoor e rodei 3 anos sem problema nenhum e 3 voltas encurtando a haste da l200 triton hpe e rodei mais 3 anos sem problema algum .
    Nenhuma turbina vem de fábrica regulada no limite , com mais gás passando pela turina , a mesma entra mais rápido sim , comprovei na prática , a rotação do turbo vai aumentar e a pressão do compressor também .
    Se fosse assim ninguem remapeava os motores para 200, 240cv , pois o aumento da pressão do turbo é uma parte do pacote do remapeamento.
    abs
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