Depois de buscar bastante em fóruns do Brasil e de fora um jeito de instalar o PY, sem furar, ou cortar qualquer parte de painel ou carroceria, mas sem encontrar nada... Resolvi colocar a cabeça para trabalhar.
A primeira parte foi o PY em si, no caso um Yaesu FT-7900.
Optei por separar a frente da parte traseira, para isso comprei o kit para com o cabo e o suporte no eBay.
Para instalar, primeiro retirei o acabamento sob a direção e o porta-luvas, após isso pude retirar a parte central do painel sem risco de danifica-la, já que pela frente é possível, mas exige uma chave de fenda, que pode riscar o plastico.
Acessando por trás, basta apenas empurra-la para fora sem risco de quebrar as travas.

Depois retirei aquelas capas dos botões para acessórios e com uma cinta perfurada fixei o suporte com parafusos.
Alguns modelos de Hilux, saem de fabrica já com alguns botões, neste caso, terá que pensar em outra solução, como mover o botão para outra posição.
A parte elétrica, com conectores automotivos que podem ser encontrados em qualquer auto-peças, fiz uma extensão do conector que alimenta a acendedor de cigarro, assim mantendo o chicote original intacto.
O acendedor é protegido por um fusível de 15A, o que é mais que suficiente para o PY, o único cuidado que se deve ter é não conectar nada no acendedor de cigarro com mais de 40W quando for utilizar o PY.
Tem ainda a vantagem da corrente ser contada após retirar a chave evitando qualquer risco de esquecimento.


A parte traseira do PY instalei sob o painel utilizando o suporte original, a furação bateu exatamente com dois dos diversos furos com rosca que existe ali, se não me engano a rosca é M5.
Retirei o painel esquerdo, onde há o controle dos retrovisores, para ter mais facilidade de acesso, basta empurrar por trás que sai facilmente.



Sobre a coluna de direção passei o cabo elétrico que vem do acendedor de cigarro e o cabo do kit de separação da frente, que foram fixados com fita hellermann, tomando cuidado para não encostar em nada móvel, não podendo esquecer que a direção é escamoteável.
Para a antena, fiz um suporte, dobrei um ferro chato com 40 mm de largura X 160 mm de comprimento e 1/8" de espessura formando uma especie de U.
Com o suporte da capota marítima fixei esse U, e entre ele e a chapa da caçamba coloquei um pedaço de câmara de ar apenas para evitar riscos com o chacoalhar da caçamba.

O cabo da antena entrou pela cabine por um tampão de borracha que existe entre a cabine e a caçamba, retirei esse tampão, e com outro tampão nas mesmas dimensões, mas com um furo para passar o cabo, sem qualquer risco de entrar água, já que o furo é muito menor que o cabo, mantendo assim sob pressão.

Para acessar esse tampão é preciso desmontar a lateral esquerda, próxima ao cinto de segurança traseiro, novamente apenas encaixes, lembrando antes de retirar a borracha da porta.
O cabo foi passado pelas soleiras, retirando apenas os acabamentos, e fixado junto com o chicote original até chegar a parte traseira do PY.
Após isso só remontar tudo e pronto.
