Pessoal,
Para fins de registro e futuras consultas, vou relatar meu lift de suspensão.
Desde que comprei minha SW4 venho estudando as opções de lift suspensão para ela.
Durante minhas pesquisas, uma das opções populares nos EUA para um lift de 2 polegas é da OME, composto por:
Dianteira:
Amortecedores OME N98
Espaçadores do pivô superior
Traseira:
Amortecedores OME N72F
Molas OME 900
http://toyteclifts.3dcartstores.com/...ner_p_224.html
Outra opção nacional muito parecida é da SOB Performance:
http://www.sobperformance.com.br/ind...92-ate-96.html
Depois de muito analisar e ponderar, resolvi importar devagar todos esses componentes.
O primeiro deles foi as molas. Mesmo com as informações valiosas do tópico "MOLAS TRASEIRAS SW4", resolvi tentar as molas OME-900. Ao recebe-las, a surpresa: as dimensões delas são bem parecidas com as que o Dr. Guilherme recomenda para as SW4 dessa geração:
1- Comprimento .......................400mm
2- Diâmetro interno...................133mm
3- Diâmetro interno do último elo ....104mm
4- Número de elos ....................6
5- Espessura do fio ..................15,5mm
O próximo item foi os amortecedores, que devem ser 2 polegadas maiores que os originais. Achei os amortecedores da OME muito caros, e depois de muito garimpar na Internet, descobri a medida deles:
N98 - 389mm aberto e 349mm fechado
(http://www.sierraexpeditions.com/ind..._detail&p=1551)
N72F - 548mm aberto e 329mm fechado
(http://www.sierraexpeditions.com/ind..._detail&p=1522)
Com as medidas em mão, comecei a procurar uma opção. Dentre os nacionais achei apenas os Offshox, que achei caro. Parti então para os importados, e dentre diversas opções escolhi os Skyjacker:
Skyjacker N8022 para traseira (http://skyjacker.com/product.php?ProdID=32831)
Skyjacker N8052 para dianteira (http://skyjacker.com/product.php?ProdID=30145)
Faltavam apenas os espaçadores de pivô. Esse espaçador é um bloco de alumínio ou ferro que vai entre o pivô e a bandeja superior. Com eles a dianteira aumenta em 1,5 polegadas.
Durante minhas pesquisas, achei o site do cara que praticamente inventou esse método de lift, e que também vendia os espaçadores:
http://www.4crawler.com/4x4/ForSale/...ntSpacer.shtml
Depois de ler bastante o site dele, descobri que para o kit de lift ficar mais completo, precisaria de mais alguns componentes:
"Panhard Drop Bracket": Com o aumento da suspensão traseira, a barra de panhard tende a ficar mais inclinada, jogando o eixo um pouco para fora do lado do passageiro. Com esse bracket, a barra volta para posição original, e consequentemente o eixo.
http://www.4crawler.com/4x4/ForSale/...anhardDropBrkt
"Diff Drop" e "Sway Bar Drop": Com o aumento da suspensão dianteira, as homocinéticas tendem a trabalhar mais anguladas, o que pode vir a comprometê-las. Com o uso desses blocos, desce-se o diferencial dianteiro e a barra estabilizadora em 1 polegada, aliviando assim a tensão nas homocinéticas.
http://www.4crawler.com/4x4/ForSale/...l#Introduction
Munido de todos esses itens, bastava achar apenas alguém competente para instala-los. Resolvi começar com a suspensão traseira por ser mais fácil.
Apos instalar as molas, amortecedores e o "Panhard Drop Bracket", o resultado: 7 cm de lift (quase 3 polegadas!). Muito mais que do que as 2 polegadas esperadas. Acredito que as molas originais estavam "cansadas" em quase 1 polegada.
Outra surpresa agradável foram os amortecedores originais Toyota. Ainda estavam em bom funcionamento e sem vazamento. Não sei se eram os originais do carro ou se algum dono anterior trocou por originais Toyota. De qualquer forma a durabilidade é memorável.
Minhas impressões preliminares são de que o carro está muito mais firme e estável na traseira. Ainda não testei na trilha, ficando esse teste para um próximo post.
A dianteira em contrapartida continua original e bem "molenga". A instalação do lift na dianteira fica também para um próximo post.
Em anexo seguem algumas fotos.