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  • #1
    Usuário Avatar de r0d
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    12/10/2005
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    Lift Suspensão SW4 95




    Pessoal,

    Para fins de registro e futuras consultas, vou relatar meu lift de suspensão.

    Desde que comprei minha SW4 venho estudando as opções de lift suspensão para ela.

    Durante minhas pesquisas, uma das opções populares nos EUA para um lift de 2 polegas é da OME, composto por:

    Dianteira:
    Amortecedores OME N98
    Espaçadores do pivô superior

    Traseira:
    Amortecedores OME N72F
    Molas OME 900

    http://toyteclifts.3dcartstores.com/...ner_p_224.html

    Outra opção nacional muito parecida é da SOB Performance:

    http://www.sobperformance.com.br/ind...92-ate-96.html

    Depois de muito analisar e ponderar, resolvi importar devagar todos esses componentes.

    O primeiro deles foi as molas. Mesmo com as informações valiosas do tópico "MOLAS TRASEIRAS SW4", resolvi tentar as molas OME-900. Ao recebe-las, a surpresa: as dimensões delas são bem parecidas com as que o Dr. Guilherme recomenda para as SW4 dessa geração:

    1- Comprimento .......................400mm
    2- Diâmetro interno...................133mm
    3- Diâmetro interno do último elo ....104mm
    4- Número de elos ....................6
    5- Espessura do fio ..................15,5mm

    O próximo item foi os amortecedores, que devem ser 2 polegadas maiores que os originais. Achei os amortecedores da OME muito caros, e depois de muito garimpar na Internet, descobri a medida deles:

    N98 - 389mm aberto e 349mm fechado
    (http://www.sierraexpeditions.com/ind..._detail&p=1551)
    N72F - 548mm aberto e 329mm fechado
    (http://www.sierraexpeditions.com/ind..._detail&p=1522)

    Com as medidas em mão, comecei a procurar uma opção. Dentre os nacionais achei apenas os Offshox, que achei caro. Parti então para os importados, e dentre diversas opções escolhi os Skyjacker:

    Skyjacker N8022 para traseira (http://skyjacker.com/product.php?ProdID=32831)
    Skyjacker N8052 para dianteira (http://skyjacker.com/product.php?ProdID=30145)

    Faltavam apenas os espaçadores de pivô. Esse espaçador é um bloco de alumínio ou ferro que vai entre o pivô e a bandeja superior. Com eles a dianteira aumenta em 1,5 polegadas.
    Durante minhas pesquisas, achei o site do cara que praticamente inventou esse método de lift, e que também vendia os espaçadores:

    http://www.4crawler.com/4x4/ForSale/...ntSpacer.shtml

    Depois de ler bastante o site dele, descobri que para o kit de lift ficar mais completo, precisaria de mais alguns componentes:

    "Panhard Drop Bracket": Com o aumento da suspensão traseira, a barra de panhard tende a ficar mais inclinada, jogando o eixo um pouco para fora do lado do passageiro. Com esse bracket, a barra volta para posição original, e consequentemente o eixo.

    http://www.4crawler.com/4x4/ForSale/...anhardDropBrkt

    "Diff Drop" e "Sway Bar Drop": Com o aumento da suspensão dianteira, as homocinéticas tendem a trabalhar mais anguladas, o que pode vir a comprometê-las. Com o uso desses blocos, desce-se o diferencial dianteiro e a barra estabilizadora em 1 polegada, aliviando assim a tensão nas homocinéticas.

    http://www.4crawler.com/4x4/ForSale/...l#Introduction

    Munido de todos esses itens, bastava achar apenas alguém competente para instala-los. Resolvi começar com a suspensão traseira por ser mais fácil.

    Apos instalar as molas, amortecedores e o "Panhard Drop Bracket", o resultado: 7 cm de lift (quase 3 polegadas!). Muito mais que do que as 2 polegadas esperadas. Acredito que as molas originais estavam "cansadas" em quase 1 polegada.

    Outra surpresa agradável foram os amortecedores originais Toyota. Ainda estavam em bom funcionamento e sem vazamento. Não sei se eram os originais do carro ou se algum dono anterior trocou por originais Toyota. De qualquer forma a durabilidade é memorável.

    Minhas impressões preliminares são de que o carro está muito mais firme e estável na traseira. Ainda não testei na trilha, ficando esse teste para um próximo post.

    A dianteira em contrapartida continua original e bem "molenga". A instalação do lift na dianteira fica também para um próximo post.

    Em anexo seguem algumas fotos.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -img_2499.jpg   -img_2500.jpg   -img_2504.jpg   -img_2505.jpg   -img_2506.jpg  
    Rodrigo
    SW4 95 2.4 gasolina (22R-E)

  • #2
    Usuário Avatar de Renato Camargo
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    Obrigado por compartilhar, no aguardo próximos posts.

  • #3
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    Belezura! Acompanhando os próximos capítulos da transformação! um forte abraço!

  • #4
    Usuário Avatar de Eduardo Schaefer
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    Fala rOd, uso essa mesma receita na minha JAPA a um ano e pouco, molas OME 901, fiz esse suporte para a barra panhard traseira e espaçadores de 1,5 pol na dianteira.Só falta fazer aquele "espaçador" para aliviar as homocineticas e estabilizadora, é a próxima melhorada na suspensão.Valeu a pena cada $$$ que gastei.Abraço

  • #5
    Usuário Avatar de r0d
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    12/10/2005
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    Pessoal,

    Enfim consegui terminar de montar todo o lift.

    Na dianteira ganhei 2 pol de lift com a seguinte receita:
    -Espaçador de 1,5 pol entre o pivo superior e a bandeja;
    -Aperto na barra de torção para ganhar 0,5 pol;
    -Amortecedores 2 pol maiores,
    -Espaçador do diferencial, para desce-lo em 1 pol;
    -Espaçador da barra estabilizadora, para desce-la em 1 pol;

    Na traseira, conforme falei, ganhei 3 pol com a seguinte receita:
    -Molas 2 pol maiores que a original (OME-900);
    -Amortecedores 2 pol maiores;
    -Bracket para descer a barra panhard;

    Fora isso, aproveitei para trocar TODAS as buchas por PU, troquei o amortecedor da barra de direção, instalei novos suspiros para os diferenciais, roda livre (a minha por ser a gasolina não tinha) e um bloqueio para o diferencial traseiro.

    Estou completamente satisfeito com o resultado. O carro subiu muito e a dirigibilidade melhor bastante. Achei até estranho, mas acho que é por causa dos amortecedores novos. Me alertaram que as buchas de PU poderiam ranger, mas está tudo silencioso até agora. O comportamento das trilhas também melhorou, abrindo mais a suspensão e pegando menos nos obstáculos.

    O bloqueio é 100% e automático. Só destrava quando faz uma curva. Ele ajuda muito nas trilhas e na cidade não me incomoda. Depois de muito ler, achei que seria horrível andar com o bloqueio na cidade, mas você quase não noto ele. De vez em quando escuto ele estralando ou cantando pneu. Só não acelera fazendo curvas. Não achei nada demais.

    Seguem muitas fotos:

    Amortecedores (OME SD33, Skyjacker N8022 e Skyjacker N8052):


    Espaçadores do diferencial e barra estabilizadora dianteiras (Fat Bob's Garage):


    Espaçadores dos pivos (Fat Bob's Garage):


    Bracket para descer a barra panhard traseira (4Crawler):




    Bloqueio (Spartan SLT830):


    Buchas em PU (Energy Suspension Hyperflex Master Kit Toyota 4Runner - 8.18103):


    Graxa para as buchas (Energy Suspension):


    Molas traseiras (OME 900):


    Suspiro dos diferenciais (Trail-Gear Toyota Creeper Differential Breather):


    Roda livre (AVM 413):


    Espaçador do pivo instalado:


    Espaçador do pivo e amortecedores instalados:


    Espaçador da barra estabilizadora instalado:


    Buchas de PU instaladas:




    Carro antes:


    Carro depois:


    Rodrigo
    SW4 95 2.4 gasolina (22R-E)

  • #6
    Usuário Avatar de EduQxQ
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    Rodrigo,
    Meus parabéns !
    Ficou muito legal e invocada a tua vtr!

    Um abraço,
    Edu
    Hilux SW4
    Hilux SR5 - ex

  • #7
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    Pedido de ajuda para pequenas adaptações em SW4 2001

    Rodrigo, vi todo o seu tópico que é muito organizado e didático. Parabéns pelo trabalho da viatura e pelo forma clara que postou. Venho colocar algumas coisas. Tenho uma SW4 2001, que é meu único veículo, é para uso urbano diário e em viagens frequentes ao Rio (200 Km de distância), o outro veículo que temos é para uso da minha esposa (somente urbanos), e gosto de usar a SW4 para viagens por me sentir mais seguro no caso de algum acidente ocorrer, por ser maior, com ABS e AIR Bag, portanto, não utilizamos o veículo da minha esposa (um Meriva) em viagens. Mas, quero fazer algumas trilhas leves e médias, e para isto, penso (ainda não decidi, por isto estou te consultando) em algumas modificações, Visando, levantar um pouquinho, e melhorar a performance em trilhas de lama, areia, sem perder muito em segurança e conforto na estrada e cidade. Claro que quando melhoramos o offroad, normalmente pioramos o onroad, por isto preciso de um conjunto equilibrado, bom de asfalto e um pouco melhor de lama-areia. São estas mas modificações que penso:
    1) Colocar um pneu (265/75/16 equivalente a 31.6") um pouquinho maior que o original (265/70/16 equivalente a 30.6") BF Mud, pois, dizem que melhorou muito o ruido no asfalto, e parece que não perde muito a eficiência no asfalto, por isto não pretendo utilizar allterrain. Escolhi esta medida, pois, pelo que li e observei no veículo, e a maior medida possível sem ter que usar espaçador ou ter que usar roda com offset mais pra fora. Fiz estas opções pra tentar ter maior vida útil do conjunto roda-rolamento-direção hidráulica, evitando aumentar muito o peso e esforço do conjunto;
    2) Colocar as molas do Dr. Guilherme (aqui do do 4x4) pra dar uma levantadinha, principalmente na traseira, provavelmente a minha tem molas originais, e sede um pouco com carga, portanto, pra ficar com a traseira um pouquinho mais firme, e aumentar o ângulo de saída;
    3) Já troquei o amortecedor dianteiro logo que comprei o veículo no final de 2013. Coloquei originais Toyota, hoje, não colocaria, mas agora já foi... e não foi Barato +-R$850,00.
    4)Penso também num conjunto de bloqueio. Não sei se colocaria nos dois eixos? Neste item preciso de uma ajudinha sua... Vc colocou somente bloqueio traseiro na sua, porquê? Considerando o uso do meu veículo, o que vc acha? Porque eles fazem barulho quando rodamos no asfalto, curva? Eles mudam a vida útil do diferencial-eixo? Quanto custa um bloqueio pro meu veículo? Tem algum link pra bloqueio que sirva no meu veículo? Porque vc usou a roda livre? Que eu saiba, bloqueio é pra evitar que a força seja transferida para a roda que está livre (quando o veículo está atolado), transferindo o esforço pra todas as rodas do eixo, ajudando a desatolar. E a roda livre que vc instalou, serve pra quê?

    Se vc fizer alguma sugestão, que são bem vindas, peço a gentileza de colocar link de onde conseguir as peças, valor etc. Na minha cidade tenho bom mecânico.

    Já agradeço antecipadamente.
    Abraço, Victor
    Toyota SW4 3.0 motor 1KZT-E turbo diesel, 2001, Lift 2"!!!
    Ex Cherokee Laredo 4.0, gasolina, automática, 98

  • #8
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    Rodrigo,

    Agora já comecei minhas mechidas... kkk
    Já coloquei os pneus 265/75/16 MUD BF, antes de colocar andei numa Hilux Pick up de uma amigo e gostei muito, achei que não iria me incomodar. E realmente não me incomoda o ruidozinho ... Já rodei mais de 3.000 Km com eles e parece que nem gastaram... Como não vou ter outros recursos offroad, resolvi investir num bom pneu off, ainda mais que achei um usadinho em EXCELENTE estado. Com isto a caranga já deu uma pequenina levantada, cerca de 3/4"...

    Seguindo as orientações aqui do tópico, não vou colocar o bloqueio... Realmente não justifica... Agradeço as ajudas...
    Agora vou fazer lift de suspensão, mas meu veículo é um pouquino diferente do seu, é uma sw 2001 diesel. De início vou pela traseira primeiro, vou colocar o amortecedor da Toyota Prado (consegui um usado com bom preço), pois cabe e é 2" mais longo, e com curso maior, fechado é igual, porém abre bem mais (2" a mais)... É p&p. Vou colocar as molas do Dr Guilherme para no total levantar as tais 2", ainda não sei se faço as molas mais compridas ou se faço as molas com o tamanho normal e uso somente o calço para levantar, e quando for vender o veículo, posso somente tirar os calços, e o carro volta na altura original... Neste sentido, devo ter a necessidade de colocar o reposicionador da Barra Panhard (já que vou levantar as 2"). Você pode me passar onde comprou , link, telefone etc e quanto gastou com esta peça?

    Obrigado e parabéns pela aventura em transformar seu veículo!!!
    Zap 22 99865-1402

    Victor
    4X4 Brasil Razão: não vi meu post anteior... mudança de planos
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  • #9
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    Sou fã dos BF MUD, e na minha opinião eles são os muds mais silenciosos.

    Não deixe de documentar sua modificação, para ajudar futuros interessados.

    Sinceramente acho que você não precisará reposicionar a panhard. Para saber se será necessário, basta verificar ela não ficar paralela com o chão:



    A minha eu importei desse site, mas qualquer torneiro consegue fazer. Não tem segredo.

    http://www.4crawler.com/4x4/ForSale/...ineOrderingPHB
    Rodrigo
    SW4 95 2.4 gasolina (22R-E)

  • #10
    Usuário Avatar de André 4Runner RJ
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    Citação Postado originalmente por r0d Ver Post
    Sou fã dos BF MUD, e na minha opinião eles são os muds mais silenciosos.

    Não deixe de documentar sua modificação, para ajudar futuros interessados.

    Sinceramente acho que você não precisará reposicionar a panhard. Para saber se será necessário, basta verificar ela não ficar paralela com o chão:



    A minha eu importei desse site, mas qualquer torneiro consegue fazer. Não tem segredo.

    http://www.4crawler.com/4x4/ForSale/...ineOrderingPHB

    R02,

    Sei que cada um tem a sua, mas com relação ao MUD, tenho uma opinião contrária.
    Depois de usar alguns modelos BFGoodrich, incluisive MUD, que na época ainda era fabricado nos EUA da própria marca, virei fã dos Wranglers MTR da Goodyear.
    Já tive do modelo antigo e atualmente tenho o atual (Kevlar).
    São muito bons tanto na terra quanto no asfalto e bastante conceituado lá fora, estando quase sempre entre os primeiros no ranking dos usuários.

    -wmtr.jpgModelo antigo

    -goodyear_wrangler_mtr-kevlar-250400.jpgModelo novo

    Fia aí minha dica!

    Abs,

    André

  • #11
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    Rodrigo Show de bola! Vendo tudo do segundo andar hehehehehe, tá faltando o apelido do grandão!

  • #12
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    Rodrigão, quanto custou toda brincadeira?

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