Modificação muito bem estudada!!!
Rodrigo, sensacional seu tópico!!!! Imagino que investiu muitas, muitas horas nas pesquisas. Admiro sua coragem em encarar todas esta empreitada... pois sempre tem alguns imprevistos... torneiro etc. Tenho uma SW4 2001 e tô pensando num lift mais básico... depois te consulto com mais calma. Por enquanto, fica o elogio!!!
Pedido de ajuda para pequenas adaptações em SW4 2001
Rodrigo, vi todo o seu tópico que é muito organizado e didático. Parabéns pelo trabalho da viatura e pelo forma clara que postou. Venho colocar algumas coisas. Tenho uma SW4 2001, que é meu único veículo, é para uso urbano diário e em viagens frequentes ao Rio (200 Km de distância), o outro veículo que temos é para uso da minha esposa (somente urbanos), e gosto de usar a SW4 para viagens por me sentir mais seguro no caso de algum acidente ocorrer, por ser maior, com ABS e AIR Bag, portanto, não utilizamos o veículo da minha esposa (um Meriva) em viagens. Mas, quero fazer algumas trilhas leves e médias, e para isto, penso (ainda não decidi, por isto estou te consultando) em algumas modificações, Visando, levantar um pouquinho, e melhorar a performance em trilhas de lama, areia, sem perder muito em segurança e conforto na estrada e cidade. Claro que quando melhoramos o offroad, normalmente pioramos o onroad, por isto preciso de um conjunto equilibrado, bom de asfalto e um pouco melhor de lama-areia. São estas mas modificações que penso:
1) Colocar um pneu (265/75/16 equivalente a 31.6") um pouquinho maior que o original (265/70/16 equivalente a 30.6") BF Mud, pois, dizem que melhorou muito o ruido no asfalto, e parece que não perde muito a eficiência no asfalto, por isto não pretendo utilizar allterrain. Escolhi esta medida, pois, pelo que li e observei no veículo, e a maior medida possível sem ter que usar espaçador ou ter que usar roda com offset mais pra fora. Fiz estas opções pra tentar ter maior vida útil do conjunto roda-rolamento-direção hidráulica, evitando aumentar muito o peso e esforço do conjunto;
2) Colocar as molas do Dr. Guilherme (aqui do do 4x4) pra dar uma levantadinha, principalmente na traseira, provavelmente a minha tem molas originais, e sede um pouco com carga, portanto, pra ficar com a traseira um pouquinho mais firme, e aumentar o ângulo de saída;
3) Já troquei o amortecedor dianteiro logo que comprei o veículo no final de 2013. Coloquei originais Toyota, hoje, não colocaria, mas agora já foi... e não foi Barato +-R$850,00.
4)Penso também num conjunto de bloqueio. Não sei se colocaria nos dois eixos? Neste item preciso de uma ajudinha sua... Vc colocou somente bloqueio traseiro na sua, porquê? Considerando o uso do meu veículo, o que vc acha? Porque eles fazem barulho quando rodamos no asfalto, curva? Eles mudam a vida útil do diferencial-eixo? Quanto custa um bloqueio pro meu veículo? Tem algum link pra bloqueio que sirva no meu veículo? Porque vc usou a roda livre? Que eu saiba, bloqueio é pra evitar que a força seja transferida para a roda que está livre (quando o veículo está atolado), transferindo o esforço pra todas as rodas do eixo, ajudando a desatolar. E a roda livre que vc instalou, serve pra quê?
Se vc fizer alguma sugestão, que são bem vindas, peço a gentileza de colocar link de onde conseguir as peças, valor etc. Na minha cidade tenho bom mecânico.
Já agradeço antecipadamente.
Abraço, Victor