E aí gurizada, to querendo fazer a limpeza do radiador e troca do fluído de arrefecimento, quero perguntar se vou fazer a coisa certa.
Vi que a troca na máquina funciona bem no sitema selado, como minha japa tem vaso de expnasão que não é selado, pensei em fazer o seguinte:
1 - Abrir os drenos conforme o manual (inferior do radiador e no bloco do motor)
2- tirar a tampa do radiador e dar uma boa mangueirada de água dentro do radiador, pra encher ele e vazar pelos drenos até dar uma limpada na água.
3- fechar os drenos.
4- soltar a mangueira superior do radiador.
5- ligar o motor e esperar a válvula termostática abrir e recolher a água que sair pela mangueira superior do radiador que foi desconectada. Continuar botando água pelo radiador enquanto isso, até sair só água limpa. Nesse meio tempo deixar o ar quente ligado pra trocar aquela água e limpar a tubulação dele tbem.
6- abrir novamente os drenos, dar a mangueirada final com tudo aberto, fechar os drenos e daí sím encher com o fluído.

Minhas dúvidas:

É certo esse procedimento? Alguma outra dica?
E outra, qual aditivo posso usar? no manual recomenda diluir 50%. Minha camionete pega 9l. Ou boto 4,5l do concentrado + água destilada ou 9 litros do diluído, é isso mesmo? achei por 24 o litro do concentrado (Petrobrás Verde) ou 16 o litro do diluído no ipiranga (não lembro a marca).
Parece coisa simples, mas não quero dar bobeira!
abraço!