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Bomba D´agua corroida por fluido...

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  • 01/11/2005, 20:12
    Luiz Antonio
    Abilio Di Gerardi,
    Beleza, manda mesmo que quero conhecer a fera, mas fica de olho ,um cabeçote desse num é mole naum !!!!! :(
    Olha só, aqui no tópico das Toyotas "Railuquis", temos muitas feras no assunto, daqui a pouco eles devem se manifestar a respeito do ocorrido com sua viatura, mas conforme uma dica do Luca, dá uma boa verificada no estado da tampa do radiador, ve se a valvula dela se movimenta pro lado com facilidade "cutuca" com uma chave de fenda e se ela estiver muito pesada, no meu entendimento pode mesmo ocorrer o fato de acumular muita pressão no sistema e depois jogar toda a agua pra fora através do reservatorio de expansão.


    []'s e obrigado pelo mini feriado !!! :concordo: :concordo:
  • 02/11/2005, 19:48
    Abilio Di Gerardi
    LA !!! Descobri o que houve !!!!
    Cumpanheiro tu não vai acreditar :arrow: Laudo Final : Radiador furado :parede:
    INACREDITÁVEL, a colméia tá mijando bem pouquinho :parede: :parede: :parede: :parede:
    E aí ??? Vou morre numa grana , não é ???
    Alguma dica ???
    Vi q o radidor é brasileiro, acredito que se fosse Denso não furaria.
    Sabe onde posso comprar ?? Quantas latinha devo gastar ?? por favor escreva o valor por extenso , para não impactar.
    Pelo o mini feriado serviu para algo.
    Mantenha contato.
    Vou agitar a foto !
  • 02/11/2005, 21:06
    Fernando Figueiredo
    Muito cara a tampa!
    Paguei R$85,00 para a minha SW4 2.8 93 aqui em Sampa na InterJapan - José Carlos 3648-4900.
  • 03/11/2005, 20:06
    Luca
    Citação:

    Postado originalmente por Abilio Di Gerardi
    ... Laudo Final: Radiador furado INACREDITÁVEL, a colméia tá mijando bem pouquinhoE aí ??? Vou morre numa grana , não é ??? Alguma dica ??? Vi q o radidor é brasileiro, acredito que se fosse Denso não furaria.

    Abílio,
    Relaxa homem. Há recuperação prá radiadores. Não é só por serem brasileiros que são sem vergonha. Leve numa oficina de reparação de radiadores, que fica novo em folha. O da minha é original japa, e trincou nos dois cantinhos superiores. A causa foi vibração. Comum em radiadores de cobre de DEZ anos de idade e mais de 200.000 km.
    Se o radiador da sua for com colméia de alumínio, complica um pouco, pode num dá conserto. Tem que ver.
    Mas pode ter certeza de que se foi corrosão, andaram muito tempo sem aditivo de qualidade (Bardhal, Ac Delco, Radiex, etc.)
    []´s
  • 04/11/2005, 16:19
    Luiz Antonio
    Abilio Di Gerardi,
    Tá sentado ??
    Entao senta aí amigo, claro que esse é preço de peça original, não precisa trocar uma boa oficina de radiadores dá um jeito no seu mesmo.


    Sr. Luiz Antonio

    ref. radiador de agua para hilux 3.0 TD, informo o preco R$ 2.400,00 , novo original, codigo 16400-67180


    Dimas
    Mirabilis Pecas Ltda-Foz
    (45) 3523 8008

    Luiz Antonio,

    Preço do Radiador:
    Se for 4x2 - R$910,00
    Se for 4x4 - R$966,00

    Obrigado






    []'s com dois preços :concordo:
  • 06/11/2005, 10:12
    Abilio Di Gerardi
    Caros Luiz Antonio e Lucas ,
    Tenho boas novas :lol:
    O meu Mecânico Giovani Lagrotta (apesar do nome ele não é da scuderia do cavalinho rampante) resolveu o problema , levou o Rad. para um oficina de um coroa que conserta radiador +/- 200 anos, e descobriu que ele tinha se separado no canto inferior esquerdo....o véio varetou a tubulação e fechou a peça, tudo isso em inacreditáveis 2 dias e ao módigo preço de 200 latinhas todo o serviço. Bom a Toyo até agora está beleza :pensativo: .
    Vamos aguardar os próximos 300.000 km :concordo:
    Nessa peregrinação descobri coisas legais , claro que com a ajuda dos amigos LA e L.
    A Radiadores Viscondi faz radiador de Toyota, com colméia de cobre, custa 750 latinhas e tem seis meses de garantia. Segundo o cidadão vendededor, ele me disse que está havendo uma procura grande pelo fato de a colméia de cobre resfriar de 10 @ 15 % a mais que alumínio :pensativo:
    De qualquer maneira fica a dica , se alguem quiser o tel é só pedir.
    Estou tb. levantando canal para comprar peças originais Toyo na Argentina, já que tenho familia lá e o Peso está derrubado. 1 peso = 3US$.
    Aguarden notícias.
    Bom chega de papo,
    Agredeço + uma x a força dos amigos.
    :concordo: :concordo:
  • 06/11/2005, 12:18
    Luiz Antonio
    Abilio Di Gerardi,
    Bom que tudo se resoveu numa boa, mas .......cade as fotos da viatura ?? :pensativo: to curioso pra ver essa gigante . :dance: :dance:

    []'s
  • 06/11/2005, 22:12
    dero
    :!: :!: :!: :!: :!: :!: :!: :!: :!: :!: :!: :!:

    Aviso aos amigos que tem bombas d´agua, radiadores, cabeçotes de alumínio ou ligas contendo alumínio:

    O EXCESSO de aditivo também causa corrosão nessas ligas!

    Foi o que achei pesquisando alguns casos de defeitos nas peças com essas ligas, pelo que entendi tem algo a ver com o PH da mistura q fica muito alcalino qdo tem excesso de aditivo e cataliza a oxidação.


    Referências: Norma NBR 13.705/96 INMETRO.
    Composição básica: etilenoglicol ou o propilenoglicol, sendo o primeiro tóxico e o segundo atoxico (e menos comum).




    valeu
  • 06/11/2005, 22:54
    beni-rj
    Abílio

    Mandou legal! Ficamos felizes quando no final da história o mocinho se salva ( da Toyota, é claro ).

    Divulgue, por favor, o contato do coroa e da Viscondi, por via das dúvidas.

    Quanto às observações do Dero, também, já tinha lido em algum lugar a mesma coisa, acrescida da

    recomendação de em hipótese alguma usar água de torneira, pela grande quantidade de Cloro que

    reage com o Alumínio das ligas metálicas dos radiadores e das bombas, acabando com tudo em pouco tempo.

    O ideal é usar água distilada ou desmineralizada, própria para esse uso. Em caso de não haver

    disponível, pode-se usar água mineral de fonte natural ou até mesmo de poço sem impurezas.

    []s Hiluminados
  • 07/11/2005, 12:10
    joaquim
    Água destilada é só para baterias.
    Agua desmineralizada vai querer buscar os minerais no seu motor, podendo aumentar a corrosão.
    O certo é água comun, preferencialmente sem cloro.
  • 08/11/2005, 14:11
    _portela
    Dero,

    Só para ilustrar este é o caso dos Defenders e a Land Rover recomenda não apenas que seja a base de etilenoglicol, mas principalmente, que contenha inibidores de corrosão orgânicos.

    É um pequeno detalhe, que muitas vezes não é claro nas embalagens de aditivos e que faz toda a diferença.

    A venda no Brasil conheço apenas 3 que atendem à esta especificação:

    :arrow: CASTROL MAXCOOL SUPER;
    :arrow: HAVOLINE XLC e
    :arrow: ELF COOLELF.

    []s aditivados
  • 08/11/2005, 18:44
    dero
    portela,

    Isso mesmo.

    Os inibidores de corrosão são realmente uma das características desejáveis em um aditivo para radiadores (onde normalmente são usados materiais inorgânicos).

    Os inibidores orgânicos são uma tecnologia mais moderna, com reserva alcalina mais baixa q os inorgânicos.




    Segundo a norma do INMETRO 13.705/96 (esta norma não prevê ainda o uso dos orgânicos), essão são as características verificadas no aditivos:

    Estabilidade dos inibidores de corrosão: verifica a capacidade do fluido em manter suas propriedades ao longo do seu tempo de vida. Caso seja instável, ele se degrada, gerando precipitados ou floculações. O excesso de inibidores de corrosão favorece o depósito de sedimentos, podendo causar entupimentos e, como conseqüência, comprometendo o sistema de refrigeração.


    Ponto de ebulição e de congelamento: propriedades relacionadas ao etilenoglicol e ao propilenoglicol. Substâncias que evitam o superaquecimento e o congelamento da água do sistema de arrefecimento do motor.

    Corrosão: verificam se os aditivos "atacam" as partes metálicas do sistema de arrefecimento do motor com as quais tem contato.

    Reserva alcalina: esta reserva demonstra a capacidade do fluido em neutralizar a comum acidez da água utilizada nos radiadores, que poderia favorecer à corrosão e depósitos no sistema de arrefecimento.

    Cinzas: consiste em pesar, evaporar e carbonizar os aditivos para, posteriormente, levá-los à ignição sob alta temperatura. Sua medição tem por finalidade separar as substâncias orgânicas das inorgânicas.

    Formação de espuma: a presença de espuma (bolhas) no sistema de refrigeração torna deficiente a troca de calor entre a água e as paredes do motor, diminuindo o desempenho do coolant. A presença de espuma pode ainda provocar a cavitação da bomba d’água do motor.

    Teor de água: determina a quantidade de água presente no fluido. Uma quantidade acima da permitida pela norma alteraria as demais propriedades do fluido.

    Densidade: a densidade do aditivo é comparada a da água. Quanto maior a quantidade de água, menor será esta diferença.

    PH: verifica se o fluido tem caráter ácido, básico ou neutro. Caso ele seja muito ácido, ou muito alcalino, provavelmente "atacará" as partes metálicas do sistema de refrigeração.

    Ponto de fulgor: menor temperatura em que ocorre um lampejo provocado pela inflamação dos vapores da amostra. Verifica também se estes vapores influenciam na troca de calor entre a o fluido e as paredes do motor.

    Índice de refração: ensaio que verifica a pureza do fluido.


    fonte: INMETRO




    Atioxidantes ou inibidores de oxidação:
    Etilenoglicos (ou etanodiol-1,2 ou glicol) é um líquido higroscópico incolor e viscoso, de fórmula: CH2OHCH2OH.
    Ponto de fusão = −13oC
    Ponto de ebulição = 197oC
    É obtido pela hidrolisação de epoxietano (do eteno ) e usado com anticongelante e como matéria prima na produção de poliésteres





    valeu
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