Amigo, levei um disco novo no torno e ele não estava empenado!
O cara da oficina disse que poderia ser o semi -eixo que está com folga. ( Ele levantou o carro e realmente estava com folga) segue uma imagem da peça.
tem que "dar um passo" no torno.
a minha sw com 40.000 começou com isso a concessionaria trocou por uma já passada no torno e recomendou usar a redução (posição 2) cambio automatico.
a principio, esatranhei esta recomendação, mas reamente podemos aliviar bem a freada, evitando aquecimento excessivo
dos discos e consequente empenamento e tambem o desgaste prematuro das pastilhas.
Amigo, levei um disco novo no torno e ele não estava empenado!
O cara da oficina disse que poderia ser o semi -eixo que está com folga. ( Ele levantou o carro e realmente estava com folga) segue uma imagem da peça.
Será q pode ser esta folga q faz trepidar???
Não tem folga nos cubos? A nova S10 esta com esse mesmo problema, na minha foram trocados discos, pastilhas, manga de eixo, pneus, e fiz balanceamento com a roda no lugar. Não sei ao certo o que resolveu, mas to livre desse problema. No tópico da nova S10 tem muitas discussões a respeito do assunto. Talvez resolva seu caso...
Roberto Caldeira
Ex: Strada Adventure CD 15/16, S10 LT 4x4 At 12/13, S10 Tornado 07/08
Tem um tópico só disto , ou seja de volante vibrar qdo freia e a solução foi em trocar os discos , ,mas se vc trocou os discos daí não pode ser mais os discos de freio .
Esta semana lí uma reportagem de vibração no volante das HILUX em que o problema era na TRIZETA , que é a parte do semi-eixo que fica na caixa de marcha que estava com folga e bate aí no que o mecânico falou com vc .
A trizeta esta dentro da parte do lado esquerdo na foto que vc colocou , o lado direito é a parte externa que pega na roda e a esquerda é a que fica dentro da ciaxa de marcha , e alí estando com folga ou desgaste pode dar esta tremida no volante .
Olá pessoal, tenho uma Hilux 2009 Aut. E depois q a comprei notei que quando freava (+/- 110km/h) o volante vibrava junto com o pedal.
Troquei as pastilhas e os discos, porém o problema persiste... alguém poderia dar uma ajuda, uma dica!? Valeu pessoal!
Gabriel
Caro Gabriel,
Se o sintoma acontece quando voce freia somente.... é CERTEZA... Disco empenado....
Tenho Hilux a uns 2 anos.... já empenei uns 15 pares de discos de freio...
O freio da hilux é SUBdimensionado para quem anda "chutado".... e sempre que sao muito exigidos por exemplo, em uma viagem de descida de serra.... vai empenar...
Mesmo se forem bem novos e com pouco uso.
Eu já acostumei... a cada duas pastilhas já troco o disco.... Já virou rotina...
Já tentei de tudo... umas 6 marcas diferentes... original... alta performance (fresado)... todos empenam....
Agora já arrumei um de preço bom.... MDS... uns 120/140 reais... e uso com pastilha bendix... troco tudo a cada 10mil km.... e é o jeito....
Disco descartável total...
Acredite em mim: Problema CRONICO dessa camionete..... dessa e de outras....
Performance subiu muito... esqueceram do freio.