x
Convex Datacenter
Página 15 de 27 PrimeiroPrimeiro ... 5678910111213141516171819202122232425 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 169 a 180 de 314
  • #169
    Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    71
    Posts
    9,626
    Agradecimentos: 10



    Citação Postado originalmente por Clandio Ver Post
    Boa Noite pessoal.

    Fiz uma viagem este final de semana, cerca de 250 km ida e volta. Estava quente por aqui e na viagem procurei manter a rotação do motor em 3000 rpm. Como já comentei aqui, tenho instalado o Spia eletrônico da Donatti com sensor no cabeçote. Este spia está configurado para disparar o alarme em 99ºC. Acontece que nessa rotação a temperatura passou dos 99ºC. Resolvi testar e insisti em manter a rotação, sempre cuidando a temperatura do Spia e do painel (marcador original).

    A temperatura do Spia chegou a 107ºC e no painel não moveu nada. Ficou coisinha abaixo do meio, como sempre.

    Já relatei aqui em algum lugar, que logo que comprei o ponteiro subiu um pouco acima do meio elevei num mecânico espec. toy e troquei radiador, fluido, tampa e tudo ok. Isso prova que o marcador original funciona (pelo menso o da minha VTR), embora ele suba muito rápido e fica fácil de causar algum dano no motor antes que se perceba.

    O meu relato aqui é para passar essa informação, QUE A 107ºC DE TEMPERATURA DO CABEÇOTE O TERMÔMETRO DO PAINEL NÃO SE MEXE NADA.

    Notem que meu sensor é no cabeçote e não na água.

    Algumas observações:

    - 3000 RPM é (ou deveria ser) normal para se andar com esse motor sem estar forçando ele.

    - se essa rotação é normal, está certo o marcador não passar do meio.

    - se as duas afirmações anteriores são verdadeiras, os 107ºC marcados no Spia é uma temperatura normal da superfície externa do cabeçote do motor.

    Aguardo comentários dos amigos.

    PS. Confesso que fiquei com medo quando marcou os 107ºC.
    CLANDIO

    Como estes termômetros que venho sugerindo são para isto mesmo , nos alertar sobre SUPERAQUECIMENTO e como tb falei que somos NÓS QUE TEREMOS QUE DETERMINAR A QUAL TEMPERATURA DEVEREMOS COLOCAR O SINAL DE ALERTA PARA TOCAR , pq não temos esta informação da TOYOTA e que em cada caso de termômetro RACETRONIX ( água ) SPIA ELETRÔNICO ( bloco do motor ) tem as suas TEMPERATURAS DISTINTAS DE NORMALIDADE .

    No motor MWM 2.8 ( COMO REFERÊNCIA ) a temperatura de serviço da água vaira de 80ºC a 87ºC e do óleo do motor entre 100ºC a 115ºC .

    E como o seu SPIA esta no bloco , QUE NÃO É NO ÓLEO ???? Acredito que no bloco MARCARÁ uma temperatura menor do que se ele estivesse no ÓLEO , e por conseguinte , ACHO QUE ESTA TEMPERATURA DO BLOCO QUE VC VIU NO SEU CARRO de 107ºC e como eu carro esta todo OK , SUGIRO a vc colocar como TEMPERATURA DE TOCAR O ALARME EM SEU CARRO DE 110ºC que estaria numa margem de segurança boa , pois como vc mesmo afirmou que andou a 3.000 rpm e que concordo que não forçou nada e se vc colocar APENAS 3ºC a mais desta temperatura atingida NUMA SITUAÇÃO NORMAL , vc estará bem seguro contra um SUPERAQUECIMENTO .

    Minha opinião .

    Abraço

  • #170
    Usuário
    Entrada
    08/11/2008
    Local
    Santa Maria/RS
    Idade
    53
    Posts
    827
    Agradecimentos: 12
    Citação Postado originalmente por guilhermeabreu Ver Post
    CLANDIO

    Como estes termômetros que venho sugerindo são para isto mesmo , nos alertar sobre SUPERAQUECIMENTO e como tb falei que somos NÓS QUE TEREMOS QUE DETERMINAR A QUAL TEMPERATURA DEVEREMOS COLOCAR O SINAL DE ALERTA PARA TOCAR , pq não temos esta informação da TOYOTA e que em cada caso de termômetro RACETRONIX ( água ) SPIA ELETRÔNICO ( bloco do motor ) tem as suas TEMPERATURAS DISTINTAS DE NORMALIDADE .

    No motor MWM 2.8 ( COMO REFERÊNCIA ) a temperatura de serviço da água vaira de 80ºC a 87ºC e do óleo do motor entre 100ºC a 115ºC .

    E como o seu SPIA esta no bloco , QUE NÃO É NO ÓLEO ???? Acredito que no bloco MARCARÁ uma temperatura menor do que se ele estivesse no ÓLEO , e por conseguinte , ACHO QUE ESTA TEMPERATURA DO BLOCO QUE VC VIU NO SEU CARRO de 107ºC e como eu carro esta todo OK , SUGIRO a vc colocar como TEMPERATURA DE TOCAR O ALARME EM SEU CARRO DE 110ºC que estaria numa margem de segurança boa , pois como vc mesmo afirmou que andou a 3.000 rpm e que concordo que não forçou nada e se vc colocar APENAS 3ºC a mais desta temperatura atingida NUMA SITUAÇÃO NORMAL , vc estará bem seguro contra um SUPERAQUECIMENTO .

    Minha opinião .

    Abraço
    Guilherme.
    Concordo com tudo o que disseste. Só fiquei na dúvida com relação a afirmação que a temperatura do bloco será menor que a do óleo.
    Penso que não. Uma das funções do óleo é resfriar o motor e pela lei da física, se não me engano, a temperatura sempre flui do corpo de maior temperatura para o de menor temperatura. Sendo assim, o óleo deve retirar calor do cabeçote e por isso acho que o cabeçote tem maior temperatura que o óleo.

    Portanto, NO MEU RACIOCÍNIO, o cabeçote é o corpo de maior temperatura e o óleo o de menor temperatura. Essas temperaturas, durante o funcionamento normal do motor, nunca irão se igualar.

    Aguardo comentários dos amigos.
    SW4 3.0 TD 2001 - EX - SW4 2.8 93 JAPONESA ORIGINAL - EX - TOYOTA HILUX CD SRV 3.0 TD 2002 - 1KZT-E

  • #171
    Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    71
    Posts
    9,626
    Agradecimentos: 10
    Citação Postado originalmente por Clandio Ver Post
    Guilherme.
    Concordo com tudo o que disseste. Só fiquei na dúvida com relação a afirmação que a temperatura do bloco será menor que a do óleo.
    Penso que não. Uma das funções do óleo é resfriar o motor e pela lei da física, se não me engano, a temperatura sempre flui do corpo de maior temperatura para o de menor temperatura. Sendo assim, o óleo deve retirar calor do cabeçote e por isso acho que o cabeçote tem maior temperatura que o óleo.

    Portanto, NO MEU RACIOCÍNIO, o cabeçote é o corpo de maior temperatura e o óleo o de menor temperatura. Essas temperaturas, durante o funcionamento normal do motor, nunca irão se igualar.

    Aguardo comentários dos amigos.

    CLANDIO

    Vamos conversando na boa , como sabe sou médico , e não engenheiro mecânico , mas vamos lá na boa prosa.

    Tenho no meu conceito que :

    1- O óleo não foi feito para resfriar o motor e sim lubrificar e ele esquenta pq as partes metalicas do motor estão quente pelo funcionamento do motor , UM PONTO DE MINHA REFERENCIA .

    2- Quem tem a função de resfriar o motor é a água que passa pelas galerias de água dentro do motor que em contato com as partes metalicas do motor farão com que o motor se resfrie e o óleo tb . Ou seja a água resfriaria o óleo e as partes metálicas e na maioria dos carros de motores de grande potência/performance , existe um radiador separado para o óleo , ou seja tem o radiador de água e um radiador de óleo , pq só a água não é suficiente para esfriar o motor e o óleo .

    3- Como tenho o exemplo do motor MWM das temperaturas da água e do óleo e a do óleo é maior do que a da água ? Por analogia no motor TOYOTA isto seria o mesmo.

    4- E o pq que eu acho que a temperatura deste SPIA marcaria uma temperatura mais baixa do que a do óleo ???? Pq o SPIA esta fixado no lado externo do motor , sofrendo um resfriamento pelo contato com o ar , o vento que passa pelo motor com o carro em movimento e o óleo esta preso lá dentro do motor sem o contato com o vento .

    Posso estar errado neste meu conceito , ou forma de ver o que acontece no funcionamento do carro .

    Abração

  • #172
    Usuário
    Entrada
    08/11/2008
    Local
    Santa Maria/RS
    Idade
    53
    Posts
    827
    Agradecimentos: 12
    Guilherme

    Estamos aqui para trocar idéias e experiências. Apesar de ser engenheiro mecênico, termodinâmica nunca foi o meu forte. Além disso, já estou afastado desta área a um bom tempo.

    Como disse antes, uma das funções do óleo lubrificante é sim auxiliar o resfriamento do motor. A troca de calor com o líquido (óleo) é mais eficiente do que no meio gasoso (ar).

    A dúvida fica por conta da diferença de temperatura, pois o ar, que é menos eficiente na troca de calor, estará mais frio e o óleo que é mais eficiente nesta troca está mais quente. Qual dos dois meios (ar externo ou óleo lubrificante) resfria mais o motor, só com cálculos ou medições, para sabermos.

    No ACHISMO, penso que o cabeçote, mesmo na sua superfície externa, deva ter uma temperatura maior que a do óleo lubrificante.

    Mas repito. NÃO TENHO VALORES PARA SABER O CERTO.
    SW4 3.0 TD 2001 - EX - SW4 2.8 93 JAPONESA ORIGINAL - EX - TOYOTA HILUX CD SRV 3.0 TD 2002 - 1KZT-E

  • #173
    Usuário
    Entrada
    08/11/2008
    Local
    Santa Maria/RS
    Idade
    53
    Posts
    827
    Agradecimentos: 12
    Continuando...

    Também no campo do achismo, tentando ter uma certa segurança, concordo que considerando a analogia com o motor MWM em que a temperatura do óleo trabalha entre 100ºC e 115ºC esta pode ser uma temperatura de trabalho da superfície externa do cabeçote.

    Além disso, o ponteiro original não saiu de sua posição usual.

    Vou programar o spia eletrônico para 110ºC e monitorar seu funcionamento.

    Posto aqui o comportamento da VTR.

    Abraços e obrigado pelas contribuições.
    SW4 3.0 TD 2001 - EX - SW4 2.8 93 JAPONESA ORIGINAL - EX - TOYOTA HILUX CD SRV 3.0 TD 2002 - 1KZT-E

  • #174
    Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    71
    Posts
    9,626
    Agradecimentos: 10
    Citação Postado originalmente por Clandio Ver Post
    Continuando...

    Também no campo do achismo, tentando ter uma certa segurança, concordo que considerando a analogia com o motor MWM em que a temperatura do óleo trabalha entre 100ºC e 115ºC esta pode ser uma temperatura de trabalho da superfície externa do cabeçote.

    Além disso, o ponteiro original não saiu de sua posição usual.

    Vou programar o spia eletrônico para 110ºC e monitorar seu funcionamento.

    Posto aqui o comportamento da VTR.

    Abraços e obrigado pelas contribuições.


    GRANDE CLANDIO

    Olha só eu trocando conceitos com um engenheiro mecanico , mesmo estando fora da área a algum tempo , sua formação é muitíssima maior do que a minha nesta área , mas como vc mesmo falou que não temos como medir o que esta certo ou errado nestes achismos nossos , mas o que vc falou que um líquido é melhor trocador de calor , isto é corretíssimo , eu na minha área qdo atendo crianças com febre eu sempre digo para as mães que o melhor remédio para abaixar a febre é o banho frio e friso FRIO e não morno e qdo a mãe retruca , eu pergunto : a senhora esfria uma panela quente mais rápido soprando ou colocando em baixo d'água , aí não tem jeito eu acbo convencendo a mãe em colocar o filho na água fria .

    Mas voltando a nossa cantilena , eu fiquei assim meio em dúvida pq embora o óleo participe da troca de calor , mas como ele esta lá dentro do motor enclausurado pelas paredes do motor , ele não teria por onde trocar este calor com o meio externo se ele não vai lá fora como a água vai ao radiador , com isto eu penso que o óleo e as partes metálicas estariam com uma temperatura bem próxima um do outro ou até iguais .

    Mas deixa pra lá , o teste que vc fez é a maior garantia da certeza que seu motor estando bom , esta temperatura que vc atingiu de 107ºC é o parâmetro de normalidade para o SPIA ELETRÔNICO e vc colocando em 110ºC para o alerta gritar , VC VAI FICAR COM A CERTEZA DE FICAR BEM SOSSEGADO DE NÃO TER SUPERAQUECIMENTO que é o maior desejo nosso qdo colocamos estes TERMÔMETROS EXTRAS em nosso carros .

    Abração e boa semana de trabalho .
    4X4 Brasil

  • #175
    Usuário
    Entrada
    08/11/2008
    Local
    Santa Maria/RS
    Idade
    53
    Posts
    827
    Agradecimentos: 12
    Amigo Guilherme

    Ninguém é dono da verdade ou detém conhecimento sobre tudo. Há um bom tempo que trabalho como perito criminal e esses conceitos de mecânica forma ficando esquecidos.

    De qualquer forma, acho importantíssimo colocarmos aqui nossas experiências, conhecimentos, raciocínios, achismos, sonhos, etc para que os foristas quando lerem entenderem e ou discordarem do porque das nossas palavras.

    Amanha ou depois alguém vai passar por algo semelhante e de alguma forma isso vai contribuir. Já aconteceu comigo aqui no fórum.

    Forte abraço amigo Guilherme.
    SW4 3.0 TD 2001 - EX - SW4 2.8 93 JAPONESA ORIGINAL - EX - TOYOTA HILUX CD SRV 3.0 TD 2002 - 1KZT-E

  • #176
    Usuário Avatar de Glaicon
    Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    56
    Posts
    5,750
    Agradecimentos: 169
    Citação Postado originalmente por Clandio Ver Post
    Guilherme

    Estamos aqui para trocar idéias e experiências. Apesar de ser engenheiro mecênico, termodinâmica nunca foi o meu forte. Além disso, já estou afastado desta área a um bom tempo.

    Como disse antes, uma das funções do óleo lubrificante é sim auxiliar o resfriamento do motor. A troca de calor com o líquido (óleo) é mais eficiente do que no meio gasoso (ar).

    A dúvida fica por conta da diferença de temperatura, pois o ar, que é menos eficiente na troca de calor, estará mais frio e o óleo que é mais eficiente nesta troca está mais quente. Qual dos dois meios (ar externo ou óleo lubrificante) resfria mais o motor, só com cálculos ou medições, para sabermos.

    No ACHISMO, penso que o cabeçote, mesmo na sua superfície externa, deva ter uma temperatura maior que a do óleo lubrificante.

    Mas repito. NÃO TENHO VALORES PARA SABER O CERTO.
    Não, Clandio, na temperatura externa o cabeçote não terá temperatura maior que o óleo.
    Veja a temperatura do cabeçote na foto anexa.
    Internamente, será muito maior, mesmo com a troca de calor entre as partes interna e externa, pois com o motor em funcionamento, a geração de calor será constante, não tendo como as partes se igualarem.
    Mais um leigo dando pitaco.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -cabecote.jpg  

  • #177
    Usuário
    Entrada
    08/11/2008
    Local
    Santa Maria/RS
    Idade
    53
    Posts
    827
    Agradecimentos: 12
    Beleza Glaicon. Ótima informação. Tem como fazer a medição da temperatura do óleo nas mesmas condições desta que fiseste do motor, tipo na superfície do cárter? Apesar de que no cárter acho que também vai estar mais frio o óleo, mas seria um parâmetro para se analisar.

    Em que condições foram feitas essas medições? A VTR estava andando na cidade, estrada ou foi só ligado, funcionou um pouco e foi medido a temperatura.

    Queria simular essas condições e ver o que marca meu spia eletrônico.

    Abraços
    SW4 3.0 TD 2001 - EX - SW4 2.8 93 JAPONESA ORIGINAL - EX - TOYOTA HILUX CD SRV 3.0 TD 2002 - 1KZT-E

  • #178
    Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    71
    Posts
    9,626
    Agradecimentos: 10
    Acho , olha o achismo que uma forma de medir a temperatura o do óleo seria vc andando na estrada por uns 20 minutos e parar o carro e usar este aparelho seu aí de aferição de temperatura no bloco onde vc mediu e retirar a vareta do óleo e medir a temperatura da vareta que esta em contato direto com o óleo e medir , lógico que a temperatura da vareta vai caír bem rápido , mas da para se ter uma ideia .

    E vamos construindo conceitos e conclusões que podem ajudar a todos deste fórum , que é o nosso objetivo principal .

    Amigo CLANDIO é por aí sim , ninguém aqui é sabedor de tudo , e o que mais me marca aqui neste fórum é a humildade de cada um dos que participam destes debates , estamos todos aqui unidos num só objetivo que é de SEMPRE AJUDAR . É por isto que este fórum a cada dia fica mais forte e serve mais como referencia de seriedade e competência nas informações que contem aqui .

    FORTE ABRAÇO

  • #179
    Usuário Avatar de sandro_ventania
    Entrada
    24/01/2012
    Local
    Rio das Ostras/RJ
    Idade
    51
    Posts
    1,875
    Agradecimentos: 38
    Clandio...esses 107º foi na estrada normal? E se voce estivesse subindo uma serra? No meu carro eu vi a temperatura que chegou subindo um boa serra e aí dei mas 5º de margem.
    O óleo é importante no motor, e mais importante ainda é manter o óleo dentro de uma temperatura ideal, nem frio e nem quente demais...quando o óleo superaquece ele perde seu poder de lubrificação, aumenta o desgaste do motor e aumenta a temperatura do motor por aumentar o atrito entre as partes moveis.
    Eu já comecei a estudar (já até comprei algumas peças), a instalação de um radiador de óleo...e não é só eu não...tem mais um amigo daqui do grupo fazendo o mesmo na SW4 dele.

    ps: mais um pitaqueiro...he he he.
    "Numa viagem de carro, mais importante que o destino, é aproveitar ao máximo tudo que há de bom no caminho."
    Toyota Hillux SW4 93...Matilde.

  • #180
    Usuário Avatar de dorderf
    Entrada
    29/07/2008
    Local
    Recife/PE
    Idade
    40
    Posts
    1,506
    Agradecimentos: 0
    Por isso que gosto do termômetro da água. Fica em contato direto com a água que sai do motor, sem influência de agentes externos etc.

    Queria ver o funcionamento desse danado num local com neve, batendo ar gelado direto nele... Muito estranho e impreciso tudo isso. Na verdade nem discussão deveria ocorrer sobre um assunto tão sério que é a temperatura do motor.

    Bem, pra mim, se não está em contato com o óleo, ou se recebe influência de agentes externos, não serve!

    Quando instalei o race no meu carro, antes de arrumar a turbina e os bicos, nunca tive problema e a temperatura ficava em 80/82. Quando arrumei turbina e bico, meus amigos, a temperatura chegou nos 100 °C e o ponteiro original não saiu do lugar! A água começou a sair pela tampa do radiador... Só foi preciso limpar o radiador que tudo voltou ao normal. E quando instalei uma ventoinha para auxiliar o ar-condicionado aí que as coisas melhoraram mesmo. Antes quando ligava o ar a temperatura ficava em 82°C, agora fica em 78!

    O que quero dizer com tudo isso é que a água do radiador tava saindo de rodo pela tampa e o sensor cumpriu o seu papel corretamente. Ou seja, acho que mesmo que toda a água do radiador suma, o sensor vai cumprir seu papel, pois dificilmente a água vai acabar num instante só,. Ela vai acabando ao poucos e a temperatura vai subindo.
    Pajero Sport 3.5 FLEX 10/11. Ex-SW4 1998.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 2 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 2 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. temperatura do motor
      Por murilopellizzer no fórum Troller
      Respostas: 9
      Última resposta: 26/06/2010, 18:10
    2. Respostas: 1
      Última resposta: 02/06/2010, 11:29
    3. Respostas: 24
      Última resposta: 27/12/2007, 22:14
    4. Manual de Treinamento de serviço Motor Opala 4 e 6 cil
      Por edgar no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 15
      Última resposta: 27/11/2006, 22:06
    5. SERVIÇO NO MOTOR DA SW4
      Por JAZIEL no fórum Toyota
      Respostas: 1
      Última resposta: 08/05/2006, 17:25

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade