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  • #1
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    Quilometragem real X virtual




    Boa noite!

    Estou batalhando por uma toyota e vários colegas já me deram valiosas dicas.

    Tenho uma dúvida e quem puder me ajudar.

    Fui ver um carro que estava com o motor fazendo, daí o dono me disse: a km é de 160 mil originais. Ficou a dúvida: quando se faz um motor eu zero a quilometragem ou continuo contando de quando o carro saiu da fábrica?
    Quando um motor é feito por um bom profissional a duração dele é para vários milhares de km também?

    Obrigado

    Gabira.

  • #2
    Usuário Avatar de Freitag
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    15/02/2013
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    Amigo, tem que ver primeiramente o que acarretou que esse motor batesse tão prematuro. Se o motor for todo feito minuciosamente com os detalhes e dentro das normas técnicas vai rodar milhares de KM, desde que se mantenha a manutenção periódica recomendada pelo fabricante. Em relação ao motor, se for todo feito você começa a contar do zero. Para as demais peças leve em consideração a KM antiga. De toda sorte procure saber a causa da quebra do motor, dai terá como avaliar o restante do carro. Se o dono era relapso imagina o restante!!!! Se conseguiu quebrar com 160.000KM, isso ainda se a km realmente for essa e não tiver um tapa. []s
    Hilux CD 4x4 2.8 95 "Gigante de Aço"
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  • #3
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    Qualquer motor vagabundo roda 160 mil kms se houver um mínimo de cuidado exigido, quanto mais um motor Toyota. Quando se faz o motor do zero (completo), o motor fica zero novamente, mas os demais componentes não. Ou seja, câmbio, diferenciais, etc continuam cada um com sua real quilometragem até ser feito do zero novamente ou trocado por outro novo. Se o motor é feito por alguém que realmente entende, se as peças novas forem de boa qualidade e se houver um mínimo de cuidado, o motor roda sim milhares de quilômetros. Camionete, assim como qualquer outro tipo de veículo, não importa o ano, a quilometragem ou a quantidade de donos. E sim importa se foi ou não tratado como, no mínimo, recomenda o manual. Às vezes um veículo pouco rodado está teoricamente mais desgastado que outro mais rodado. Por exemplo, veículo que roda exclusivamente dentro de trânsito urbano gira menos o velocímetro que outro usado em distâncias mais longas, porém podem ter funcionando pelo mesmo período de tempo. Logo, conclui-se que o motor de qualquer veículo deveria ter como critério para revisões e trocas de óleo as horas de funcionamento - como tratores - e não quilômetros rodados. O problema é que poucas pessoas sabem usar e cuidar de um motor a diesel. Logo, se não sente segurança no estado do veículo, seu histórico e atual aspecto, o melhor é tentar buscar um modelo à gasolina, que termina por ser mais fácil de manter e usar por pessoas leigas ou mecânicos desinformados. Saudações

  • #4
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    MINHA OPINIÃO

    Um motor feito COM TUDO ZERO E COMPLETO NUNCA FICA IGUAL OU DURÁVEL como um motor que nunca foi feito , EXPERIÊNCIA MINHA ao longo dos meus 60 anos e inúmeros motores que já fiz , nenhum ficou como era antes de bater e olha que só trabalho com mecânicos de ótima qualidade .

    Sei que terá opiniões contrárias a este meu relato , respeitarei , mas minha opinião é embasada na minha experiência dos motores que já fiz e não por ter ouvido outras pessoas falarem o que acham ou falar conceitualmente , pois por conceito TERIA QUE FICAR IGUAL A UM MOTOR ZERO ORIGINAL SEI DISTO , MAS " NÃO FICA " IGUAL A UM MOTOR ZERO ORIGINAL NEM NA DURABILIDADE NEM NO DESEMPENHO .

  • #5
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    Citação Postado originalmente por guilhermeabreu Ver Post
    MINHA OPINIÃO

    Um motor feito COM TUDO ZERO E COMPLETO NUNCA FICA IGUAL OU DURÁVEL como um motor que nunca foi feito , EXPERIÊNCIA MINHA ao longo dos meus 60 anos e inúmeros motores que já fiz , nenhum ficou como era antes de bater e olha que só trabalho com mecânicos de ótima qualidade .

    Sei que terá opiniões contrárias a este meu relato , respeitarei , mas minha opinião é embasada na minha experiência dos motores que já fiz e não por ter ouvido outras pessoas falarem o que acham ou falar conceitualmente , pois por conceito TERIA QUE FICAR IGUAL A UM MOTOR ZERO ORIGINAL SEI DISTO , MAS " NÃO FICA " IGUAL A UM MOTOR ZERO ORIGINAL NEM NA DURABILIDADE NEM NO DESEMPENHO .
    Concordo com o Guilherme , já fiz varios motores e nenhum ficou igual,até a batida do motor muda.

  • #6
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    Citação Postado originalmente por MiguelRJ Ver Post
    Concordo com o Guilherme , já fiz varios motores e nenhum ficou igual,até a batida do motor muda.
    Como já peguei meu carro meio baleado, quando fiz o motor achei que ficou bem melhor!

    Agora de fábrica o esquema é outro, não acredito que as fábricas passem a forma exata que se monta um motor em sua linha de fábrica, com o torque que foi inicialmente aplicado e tudo mais, fora o fato do desgaste do próprio bloco, esquenta, esfria, esquenta, esfria...
    Pajero Sport 3.5 FLEX 10/11. Ex-SW4 1998.

  • #7
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    [QUOTE=dorderf;1957009]Como já peguei meu carro meio baleado, quando fiz o motor achei que ficou bem melhor!

    Eu também comprei a minha SR 5 com o motor bem folgado e fiz tudo que precisava com peças originais e metal leve,ficou show de bola,já rodei 12 mil km e não baixa e nem pinga uma gota de óleo nem agua , mas ao lado de uma std o barulho do motor é diferente.Sei que ficou excelente,mas com certeza não tera a mesma durabilidade

  • #8
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    Mas como saber se a sua VTR teve o motor retificado? O dono anterior pode omitir essa informação, diante disso você nunca terá um parâmetro a ser seguido, pra você o motor é original de fábrica, e aí? fazer o quê? Sei que é meio mas se encaixa no post abordado, é um assunto polêmico, não vou alongar, pois sei que daria um tópico de bastante discussão, um forte abraço.

  • #9
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    Citação Postado originalmente por HERICK Ver Post
    Mas como saber se a sua VTR teve o motor retificado? O dono anterior pode omitir essa informação, diante disso você nunca terá um parâmetro a ser seguido, pra você o motor é original de fábrica, e aí? fazer o quê? Sei que é meio mas se encaixa no post abordado, é um assunto polêmico, não vou alongar, pois sei que daria um tópico de bastante discussão, um forte abraço.

    Aqui esta bom pra falar tb , um motor qdo é original de fábrica vc sabe atravez das juntas do motor , o motor de fábrica não tem nenhum resquício de cola nas juntas ( CÁRTER , CABEÇOTE , BOMBA D'ÁGUA ) e um motor feito fica claro e evidente que foi mexido atraves destes detalhes .

    Se o motor é original e aí ????? Sem problema , siga as recomendações de trocas de óleo e filtro normais , ele pode estar com 100.000 km , 350.000 km ou até 630.000 km , não tem problema , ao comprar o carro TROQUE A CORREIA DENTADA , TODOS OS ÓLEOS E FILTROS e seja feliz e começa a contagem para futuiras trocas dos filtros , óleos e crreia dentada a partir do dia que comprou e marque a KM do zero a partir desta data .

    Minha opinião : que fique bem claro , periria comprar um carro marcando 450.000km no odômetro e sabendo que o motor ainda é de fábrica do que um carro com 120.000km com motor feito completo a 5.000km atras .

  • #10
    Usuário Avatar de dorderf
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    Já eu prefiro uma com motor retificado, desde que com peças originais Toyota (devidamente comprovado). Não vejo muito sentido um carro com 450 k km original ser melhor que um 0 Km retificado, com juntas, partes móveis e fixas zero km e originais. Posso até mudar de opinião, quando tentar passar dos 500 k km com meu carro e seu motor retificado e não conseguir, embora acredite que consiga, haja vista os cuidados extremos que tenho agora com o carrão.

    Caro Dr., saiba que essa é uma das poucas vezes que discordo (a outra é em arrumar a turbina original quando dá bronca ao invés de colocar uma original e que custa 7 pila ou uma paralela) de vossa senhoria, é pura e simples opinião minha, de quem ainda é um infante no mundo diesel.
    4X4 Brasil
    Pajero Sport 3.5 FLEX 10/11. Ex-SW4 1998.

  • #11
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    Citação Postado originalmente por dorderf Ver Post
    Já eu prefiro uma com motor retificado, desde que com peças originais Toyota (devidamente comprovado). Não vejo muito sentido um carro com 450 k km original ser melhor que um 0 Km retificado, com juntas, partes móveis e fixas zero km e originais. Posso até mudar de opinião, quando tentar passar dos 500 k km com meu carro e seu motor retificado e não conseguir, embora acredite que consiga, haja vista os cuidados extremos que tenho agora com o carrão.

    Caro Dr., saiba que essa é uma das poucas vezes que discordo (a outra é em arrumar a turbina original quando dá bronca ao invés de colocar uma original e que custa 7 pila ou uma paralela) de vossa senhoria, é pura e simples opinião minha, de quem ainda é um infante no mundo diesel.
    GRANDE DORDERF

    Respeito a sua opinião , é que tenho mais km rodados do que vc , talvez qdo vc tiver minha idade poderá ter mudado de opinião tb , lógico que os exemplos que dei foram bem exagerados , mas os motores de fábrica são mais resistentes , o tempo lhe mostrará isto , vamos aguardar e torço para que o seu dure muitos e muitos km .

    Desde qdo tinha carros a gasolina NUNCA UM MOTOR FEITO DUROU MAIS DE 100.000 KM COMIGO DEPOIS DE FEITO . Vc terá bastante tempo pela frente , o meu prazo de validade já esta se espirando , não que eu queira morrer agora , é que o tempo é inexorável , ele passa e a gente envelhece mesmo .

    Só para ilustrar a minha SW4 2002 que comprei em outubro passado estava com 162.000 km qdo comprei , MAS TENHO CERTEZA ABSOLUTA QUE TEM MAIS DO QUE ISTO , QUE LEVOU UM TAPA NO VELOCÍMETRO , não quero viver enganando a mim mesmo , mas estou muito feliz com ela , pois o motor esta sequinho e anda muito bem e se tiver realmente 250.000km , 350.000km ou mais , não estou nem aí , qdo precisar de fazer o motor vendo ela com o motor batido e compro outra com motor de fábrica , ENCHÍ O SACO DE FAZER MOTOR , prometí a mim mesmo que não farei mais motor em carro meu nenhum mais .

    Fiz o motor da BONEQUINHA com um meca muito bom usei todas as peças novas inclusive cabeçote e o LARIK que comprou ela do DIEGO para quem eu vendí , falou lá no FROTA 4X4 que apareceu uns pingos de óleo na garagem dele , PQP fiz tudo da melhor maneira possível e tem um pinguinho de óleo lá , fico muito puto com isto , pq falei tudo o que fiz no motor , não enganei ninguem e tem um pinguinho de óleo lá , é por estas e por outras que falo que motor feito em oficinas NÃO FICA COMO UM MOTOR DE FÁBRICA , esta aí mais um exemplo do que falei acima , me sinto responsável ainda por ela , apesar de ter vendido a BONQUINHA em outubro passado , MAS NÃO ERA PARA TER ESTE PINGUINHO DE ÓLEO NA VARANDA DO LARIK .

    Desculpe o meu desabafo mas fico muito puto em ter gasto uma grana arrumada e depois de 8 meses de uso , acho que ele deve ter andado aí no máximo uns 15.000km com ela e aparece lá UNS PINGUINHOS DE ÓLEO NA VARANDA .

    Abração e boa semana de trabalho .
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  • #12
    Usuário Avatar de F. Oliveira
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    Relaxa Dr. Tenho acompanhado e creio que seja o do diferencial.

    Esse lance de fazer motor é algo que desconheço e quero continuar a desconhecer...hehehehehehe

    quais os sintomas que vcs sentiam nas de vcs antes de ter que fazer motor?

    por enquanto a minha não consome óleo, mesmo tendo rodado quase 4mil km desde que comprei, tem extrema força e fumaça em baixa, em especial qdo fria.

    a batida dela é normal, apenas o silvo da turbina dela que é mais baixo que os kzt-e (nao sei se eh característico dela).

    viatura vai fazer 450mil essa semana.

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