x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 41

Tópico: Engate do 4x4

Hybrid View

Engate do 4x4

Olá, na minha sw4 a luz do engate do 4x4 não acende, o que pode ser?

Notei que o engate no 4x4 lo é diferente do hi, fiquei com dúvida: para o hi basta puxar a alavanca? Não tem encaixe? Quando ponho o hi parece que a alavanca fica solta...

É meu primeiro 4x4....

abraços

Usuário Avatar de herbs
    Entrada
    27/06/2010
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 0
    Você viu se o carro ficou 4x4 mesmo com a luz apagada? Pois a luz pode ter queimado, o que é fácil de trocar.

A 4x4 lo (low) é a famosa 4x4 simples, e a 4x4 hi (high) é a 4x4 reduzida

=)
    Hilux CD 1994 - Em constante montagem...

Usuário Avatar de Guiga Tostes
    Entrada
    11/02/2007
    Local
    Goiânia-GO/GO
    Citação Postado originalmente por herbs Ver Post
    A 4x4 lo (low) é a famosa 4x4 simples, e a 4x4 hi (high) é a 4x4 reduzida
    =)
    Herbs, acho que vc pensou uma coisa e escreveu outra...4x4Lo(low) é o 4x4 reduzido e 4x4Hi(high) é o 4x4 normal.

Abrs
    BandCruiser 85" - TDI (Acesse: http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=79572)
    Hilux CD Japa 94/95 TD - Instagram: @cerrado4x4oveland

Usuário Avatar de Ezahn
    Entrada
    04/07/2010
    Local
    Registro/SP
    Citação Postado originalmente por Gezoni Ver Post
    Olá, na minha sw4 a luz do engate do 4x4 não acende, o que pode ser?

Notei que o engate no 4x4 lo é diferente do hi, fiquei com dúvida: para o hi basta puxar a alavanca? Não tem encaixe? Quando ponho o hi parece que a alavanca fica solta...

É meu primeiro 4x4....

abraços
    Gezoni, o engate é isto mesmo. Puxa a alavanca para trás e já esta ligado o 4x4. Este movimento aciona o cardã dianteiro. Para reduzir a mesma alavanca é colocada para o lado e depois para a frente. No meio do caminho fica neutro, e na frente engata a reduzida.

A sua tração 4x4 tá engatando. Ligue ela (e a roda livre se for o caso de ser manual) e tente andar e fazer curvas devagar. Se estiver engatando o 4x4 vai ficar esquisito quando faz curva. Não faça muitas curvas fechadas e nem rápido com o 4x4 ligado andando no asfalto que não é bom. Se vc perceber que ficou diferente então o 4x4 tá engatando. Então se não acende a luz pode ser a lampada do painel queimada ou o sensor que tem na caixa de redução quebrado ou mais possivelmente, com o fio solto. Esta caixa de redição é uma peça que fica mais para trás que o câmbio, na minha tem um protetor, e é de onde sai o cardã dianteiro. Ao lado desta peça tem o sensor e o fio.

De uma fuçada lá.

Boa sorte.
    Hilux SW4 93 2.8 TDI

Usuário Avatar de SandroGaúcho
    Entrada
    22/08/2011
    Local
    Florianopolis/SC
    Agradecimentos: 2
    Vou tentar denovo:

Engate do 4x4-imagem.jpg

Entrada
    22/08/2011
    Local
    Florianopolis/SC
    Ezahn

Eu tava lendo o que voce escreveu nesse tópico e como sou recruta no mundo 4X4 me surgiu uma dúvida e aquele "frio na barriga"!

Seguinte... pelo que tu falou eu acho que estou fazendo coisa errada!

O câmbio do 4x4 na minha japa eu posiciono a alacanca conforme o antigo dono me instruiu, ou seja, pra deixar o 4x4 desligado eu deixo a alavanca na posição h2 e não em "N" neutro, isso tá certo? no manual não diz nada sobre isso

Vou dentar desenhar:

H2 H4low
    | |
    | N
    | |
    H4hi_____|

Usuário Avatar de niomarpm
    Entrada
    25/04/2011
    Local
    Caxias do Sul/RS
    Citação Postado originalmente por SandroGaúcho Ver Post
    Ezahn

Eu tava lendo o que voce escreveu nesse tópico e como sou recruta no mundo 4X4 me surgiu uma dúvida e aquele "frio na barriga"!

O câmbio do 4x4 na minha japa eu posiciono a alacanca conforme o antigo dono me instruiu, ou seja, pra deixar o 4x4 desligado eu deixo a alavanca na posição h2 e não em "N" neutro, isso tá certo? no manual não diz nada sobre isso

Vou dentar desenhar:

H2 H4low
    | |
    | N
    | |
    H4hi_____|
    Desculpa a intromissão.

Se vc deixa no "N" o carro não sai do lugar. Pois libera todas as rodas. Usado geralmente em jeep que são puxados por cambão.

Segundo eu aprendi.
    Niomar P. Martins
    SW4 95 2.4 Gasolina Azul(original)

Usuário Avatar de Ezahn
    Entrada
    04/07/2010
    Local
    Registro/SP
    Citação Postado originalmente por SandroGaúcho Ver Post
    Ezahn

Vou dentar desenhar:

H2 H4low
    | |
    | N
    | |
    H4hi_____|

É isto mesmo. Na posição H2 tá com tração só atras. Na posição N o carro não anda, é como no N do câmbio, neutro.
    Hilux SW4 93 2.8 TDI

Ola, Ezahn e colegas obrigado pelo retorno.

Acho que ela está permanentemente em H4.

Fiz o seguinte: cologuei em h2 e acelerei no barro, o carro patinou nas rodas trazeiras. Ele está em 4x4?

Depois que ele patinou me desesperei porque acabei de chegar de uma viagem de 3000 km...Durante a viagem o consumo ficou em 10 km/l em velocidade de 110 km/h. Em razão deste consumo achei que ela estaria em 4x2...Mas se ela patinou nas rodas trazeira é porque o 4x4 está acionado, correto?

Quando movo a alavanca dá para perceber o engate da L4, mas não a h2 e h4...

Conto com a ajuda dos senhores porque moro em cidade pequena e somente tem mecanicos açougueiros aqui.

obrigado

Usuário Avatar de Ezahn
    Entrada
    04/07/2010
    Local
    Registro/SP
    Citação Postado originalmente por Gezoni Ver Post
    Ola, Ezahn e colegas obrigado pelo retorno.

Acho que ela está permanentemente em H4.

Fiz o seguinte: cologuei em h2 e acelerei no barro, o carro patinou nas rodas trazeiras. Ele está em 4x4?

Depois que ele patinou me desesperei porque acabei de chegar de uma viagem de 3000 km...Durante a viagem o consumo ficou em 10 km/l em velocidade de 110 km/h. Em razão deste consumo achei que ela estaria em 4x2...Mas se ela patinou nas rodas trazeira é porque o 4x4 está acionado, correto?

Quando movo a alavanca dá para perceber o engate da L4, mas não a h2 e h4...

Conto com a ajuda dos senhores porque moro em cidade pequena e somente tem mecanicos açougueiros aqui.

obrigado
    Gezoni, No seu teste patinou só as de trás porque tava em 4x2 mesmo. H2 é 4x2. Nosso carro, quando em 4x2, é só as de trás que tem tração, diferente da maioria dos carros. Por isto que ela patinou, Se tivesse 4x4 provavelmente não patinaria, andaria. Patinar as 4 é só atolado.

A questão do movimento da alavanca e a sensação de engate é o seguinte. Uso normal é H2, o cardã traseiro está sempre acoplado. Quando passa para H4 ocorre apenas o acoplamento de uma engrenagem que que passa o movimento para o cardã dianteiro tb. Quando vamos engatar a reduzida (L4) é como se estivéssemos mudando de marcha. São outras engrenagens que são mexidas. Desengatamos da marcha alta (hi) e passamos para a lenta (low). Por isto é que tem o neutro no meio e a sensação é semelhante a do câmbio de marchas. A reduzida (L4) sempre é ligada com o 4x4 acionado no câmbio.

A questão da roda livre é porque quando desengatamos o 4x4 no câmbio, o cardã e diferencial dianteiros continuariam girando se não tiver como desacoplar o sistema da roda. O movimento das rodas giraria tudo, e é o que acontece se o carro tiver roda livre manual e não desligarmos a roda livre no cubo da roda. A roda libre fica no cubo das rodas dianteiras. Tem uma que são manuais, ai então tem uma peça de girar com a mão (look = ligado e free = desligado). Outras já é automático, ai é só na alavanca ao lado do câmbio mesmo que tem que mexer.

Observação: uso na rua deixar H2 e a roda livre no free. diferencial dianteiro fica parado. Uso em terra passar primeiro a roda livre para look e depois pode ligar o H4, e se precisar o L4. Se ligar o H4 antes não tem problema mas o carro continua tracionando só nas de trás até passar a roda livre para look.

Espero ter ajudado.
    Abraços
    Hilux SW4 93 2.8 TDI

Em tempo: o que é roda libre??

obrigado

Entrada
    22/08/2011
    Local
    Florianopolis/SC
    Gezoni,

Como eu disse, sou recruta, mas pelo que eu entendi que patinou só a traseira significa que elas está em 4x2, ou seja, não está com tração nas 4 rodas, se tivesse em "4x4" todas as rodas patinariam/girariam ok?

A respeito da roda livre, significa que se tu não acoplar as rodas dianteiras na posição "LOCK" ela fica com tração traseira, que é o normal.

Qual o ano de sua Toy?

Tu tens o manual?

Ate mais

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Engate wj
      Por Lambrusco no fórum Jeep Wrangler/Cherokee
      Respostas: 1
      Última resposta: 16/04/2011, 15:54
    2. Engate GV
      Por Eponah no fórum Suzuki
      Respostas: 3
      Última resposta: 01/06/2010, 21:34
    3. Vendo/Troco Engate da S10 pit bull ou troco por engate da blazer pit bull!!!!
      Por rafa-pr no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 0
      Última resposta: 18/04/2009, 01:37
    4. engate TR4
      Por lucio biscaia no fórum Mitsubishi
      Respostas: 3
      Última resposta: 08/01/2008, 21:24
    5. Engate
      Por Peter no fórum Niva
      Respostas: 0
      Última resposta: 12/01/2007, 11:27

Permissões de Postagem