x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 41

Tópico: Engate do 4x4

Hybrid View

  • #1

    Engate do 4x4




    Olá, na minha sw4 a luz do engate do 4x4 não acende, o que pode ser?

    Notei que o engate no 4x4 lo é diferente do hi, fiquei com dúvida: para o hi basta puxar a alavanca? Não tem encaixe? Quando ponho o hi parece que a alavanca fica solta...

    É meu primeiro 4x4....


    abraços

  • #2
    Usuário Avatar de herbs
    Entrada
    27/06/2010
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    181
    Agradecimentos: 0
    Você viu se o carro ficou 4x4 mesmo com a luz apagada? Pois a luz pode ter queimado, o que é fácil de trocar.

    A 4x4 lo (low) é a famosa 4x4 simples, e a 4x4 hi (high) é a 4x4 reduzida

    =)
    Hilux CD 1994 - Em constante montagem...

  • #3
    Usuário Avatar de Guiga Tostes
    Entrada
    11/02/2007
    Local
    Goiânia-GO/GO
    Idade
    44
    Posts
    2,375
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por herbs Ver Post
    A 4x4 lo (low) é a famosa 4x4 simples, e a 4x4 hi (high) é a 4x4 reduzida
    =)
    Herbs, acho que vc pensou uma coisa e escreveu outra...4x4Lo(low) é o 4x4 reduzido e 4x4Hi(high) é o 4x4 normal.

    Abrs
    BandCruiser 85" - TDI (Acesse: http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=79572)
    Hilux CD Japa 94/95 TD - Instagram: @cerrado4x4oveland

  • #4
    Usuário Avatar de Ezahn
    Entrada
    04/07/2010
    Local
    Registro/SP
    Idade
    53
    Posts
    1,234
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Gezoni Ver Post
    Olá, na minha sw4 a luz do engate do 4x4 não acende, o que pode ser?

    Notei que o engate no 4x4 lo é diferente do hi, fiquei com dúvida: para o hi basta puxar a alavanca? Não tem encaixe? Quando ponho o hi parece que a alavanca fica solta...

    É meu primeiro 4x4....


    abraços
    Gezoni, o engate é isto mesmo. Puxa a alavanca para trás e já esta ligado o 4x4. Este movimento aciona o cardã dianteiro. Para reduzir a mesma alavanca é colocada para o lado e depois para a frente. No meio do caminho fica neutro, e na frente engata a reduzida.

    A sua tração 4x4 tá engatando. Ligue ela (e a roda livre se for o caso de ser manual) e tente andar e fazer curvas devagar. Se estiver engatando o 4x4 vai ficar esquisito quando faz curva. Não faça muitas curvas fechadas e nem rápido com o 4x4 ligado andando no asfalto que não é bom. Se vc perceber que ficou diferente então o 4x4 tá engatando. Então se não acende a luz pode ser a lampada do painel queimada ou o sensor que tem na caixa de redução quebrado ou mais possivelmente, com o fio solto. Esta caixa de redição é uma peça que fica mais para trás que o câmbio, na minha tem um protetor, e é de onde sai o cardã dianteiro. Ao lado desta peça tem o sensor e o fio.

    De uma fuçada lá.

    Boa sorte.
    Hilux SW4 93 2.8 TDI

  • #5
    Usuário Avatar de SandroGaúcho
    Entrada
    22/08/2011
    Local
    Florianopolis/SC
    Idade
    53
    Posts
    286
    Agradecimentos: 2
    Vou tentar denovo:

    Engate do 4x4-imagem.jpg

  • #6
    Usuário Avatar de SandroGaúcho
    Entrada
    22/08/2011
    Local
    Florianopolis/SC
    Idade
    53
    Posts
    286
    Agradecimentos: 2
    Ezahn

    Eu tava lendo o que voce escreveu nesse tópico e como sou recruta no mundo 4X4 me surgiu uma dúvida e aquele "frio na barriga"!

    Seguinte... pelo que tu falou eu acho que estou fazendo coisa errada!

    O câmbio do 4x4 na minha japa eu posiciono a alacanca conforme o antigo dono me instruiu, ou seja, pra deixar o 4x4 desligado eu deixo a alavanca na posição h2 e não em "N" neutro, isso tá certo? no manual não diz nada sobre isso

    Vou dentar desenhar:

    H2 H4low
    | |
    | N
    | |
    H4hi_____|

  • #7
    Usuário Avatar de niomarpm
    Entrada
    25/04/2011
    Local
    Caxias do Sul/RS
    Idade
    43
    Posts
    62
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por SandroGaúcho Ver Post
    Ezahn

    Eu tava lendo o que voce escreveu nesse tópico e como sou recruta no mundo 4X4 me surgiu uma dúvida e aquele "frio na barriga"!

    Seguinte... pelo que tu falou eu acho que estou fazendo coisa errada!

    O câmbio do 4x4 na minha japa eu posiciono a alacanca conforme o antigo dono me instruiu, ou seja, pra deixar o 4x4 desligado eu deixo a alavanca na posição h2 e não em "N" neutro, isso tá certo? no manual não diz nada sobre isso

    Vou dentar desenhar:

    H2 H4low
    | |
    | N
    | |
    H4hi_____|
    Desculpa a intromissão.

    Se vc deixa no "N" o carro não sai do lugar. Pois libera todas as rodas. Usado geralmente em jeep que são puxados por cambão.

    Segundo eu aprendi.
    Niomar P. Martins
    SW4 95 2.4 Gasolina Azul(original)

  • #8
    Usuário Avatar de Ezahn
    Entrada
    04/07/2010
    Local
    Registro/SP
    Idade
    53
    Posts
    1,234
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por SandroGaúcho Ver Post
    Ezahn

    Eu tava lendo o que voce escreveu nesse tópico e como sou recruta no mundo 4X4 me surgiu uma dúvida e aquele "frio na barriga"!

    Seguinte... pelo que tu falou eu acho que estou fazendo coisa errada!

    O câmbio do 4x4 na minha japa eu posiciono a alacanca conforme o antigo dono me instruiu, ou seja, pra deixar o 4x4 desligado eu deixo a alavanca na posição h2 e não em "N" neutro, isso tá certo? no manual não diz nada sobre isso

    Vou dentar desenhar:

    H2 H4low
    | |
    | N
    | |
    H4hi_____|

    É isto mesmo. Na posição H2 tá com tração só atras. Na posição N o carro não anda, é como no N do câmbio, neutro.
    Hilux SW4 93 2.8 TDI

  • #9
    Ola, Ezahn e colegas obrigado pelo retorno.

    Acho que ela está permanentemente em H4.

    Fiz o seguinte: cologuei em h2 e acelerei no barro, o carro patinou nas rodas trazeiras. Ele está em 4x4?

    Depois que ele patinou me desesperei porque acabei de chegar de uma viagem de 3000 km...Durante a viagem o consumo ficou em 10 km/l em velocidade de 110 km/h. Em razão deste consumo achei que ela estaria em 4x2...Mas se ela patinou nas rodas trazeira é porque o 4x4 está acionado, correto?

    Quando movo a alavanca dá para perceber o engate da L4, mas não a h2 e h4...

    Conto com a ajuda dos senhores porque moro em cidade pequena e somente tem mecanicos açougueiros aqui.

    obrigado

  • #10
    Usuário Avatar de Ezahn
    Entrada
    04/07/2010
    Local
    Registro/SP
    Idade
    53
    Posts
    1,234
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Gezoni Ver Post
    Ola, Ezahn e colegas obrigado pelo retorno.

    Acho que ela está permanentemente em H4.

    Fiz o seguinte: cologuei em h2 e acelerei no barro, o carro patinou nas rodas trazeiras. Ele está em 4x4?

    Depois que ele patinou me desesperei porque acabei de chegar de uma viagem de 3000 km...Durante a viagem o consumo ficou em 10 km/l em velocidade de 110 km/h. Em razão deste consumo achei que ela estaria em 4x2...Mas se ela patinou nas rodas trazeira é porque o 4x4 está acionado, correto?

    Quando movo a alavanca dá para perceber o engate da L4, mas não a h2 e h4...

    Conto com a ajuda dos senhores porque moro em cidade pequena e somente tem mecanicos açougueiros aqui.

    obrigado
    Gezoni, No seu teste patinou só as de trás porque tava em 4x2 mesmo. H2 é 4x2. Nosso carro, quando em 4x2, é só as de trás que tem tração, diferente da maioria dos carros. Por isto que ela patinou, Se tivesse 4x4 provavelmente não patinaria, andaria. Patinar as 4 é só atolado.

    A questão do movimento da alavanca e a sensação de engate é o seguinte. Uso normal é H2, o cardã traseiro está sempre acoplado. Quando passa para H4 ocorre apenas o acoplamento de uma engrenagem que que passa o movimento para o cardã dianteiro tb. Quando vamos engatar a reduzida (L4) é como se estivéssemos mudando de marcha. São outras engrenagens que são mexidas. Desengatamos da marcha alta (hi) e passamos para a lenta (low). Por isto é que tem o neutro no meio e a sensação é semelhante a do câmbio de marchas. A reduzida (L4) sempre é ligada com o 4x4 acionado no câmbio.

    A questão da roda livre é porque quando desengatamos o 4x4 no câmbio, o cardã e diferencial dianteiros continuariam girando se não tiver como desacoplar o sistema da roda. O movimento das rodas giraria tudo, e é o que acontece se o carro tiver roda livre manual e não desligarmos a roda livre no cubo da roda. A roda libre fica no cubo das rodas dianteiras. Tem uma que são manuais, ai então tem uma peça de girar com a mão (look = ligado e free = desligado). Outras já é automático, ai é só na alavanca ao lado do câmbio mesmo que tem que mexer.

    Observação: uso na rua deixar H2 e a roda livre no free. diferencial dianteiro fica parado. Uso em terra passar primeiro a roda livre para look e depois pode ligar o H4, e se precisar o L4. Se ligar o H4 antes não tem problema mas o carro continua tracionando só nas de trás até passar a roda livre para look.

    Espero ter ajudado.
    Abraços
    Hilux SW4 93 2.8 TDI

  • #11
    Em tempo: o que é roda libre??

    obrigado

  • #12
    Usuário Avatar de SandroGaúcho
    Entrada
    22/08/2011
    Local
    Florianopolis/SC
    Idade
    53
    Posts
    286
    Agradecimentos: 2
    Gezoni,

    Como eu disse, sou recruta, mas pelo que eu entendi que patinou só a traseira significa que elas está em 4x2, ou seja, não está com tração nas 4 rodas, se tivesse em "4x4" todas as rodas patinariam/girariam ok?

    A respeito da roda livre, significa que se tu não acoplar as rodas dianteiras na posição "LOCK" ela fica com tração traseira, que é o normal.

    Qual o ano de sua Toy?

    Tu tens o manual?

    Ate mais

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Engate wj
      Por Lambrusco no fórum Jeep Wrangler/Cherokee
      Respostas: 1
      Última resposta: 16/04/2011, 15:54
    2. Engate GV
      Por Eponah no fórum Suzuki
      Respostas: 3
      Última resposta: 01/06/2010, 21:34
    3. Vendo/Troco Engate da S10 pit bull ou troco por engate da blazer pit bull!!!!
      Por rafa-pr no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 0
      Última resposta: 18/04/2009, 01:37
    4. engate TR4
      Por lucio biscaia no fórum Mitsubishi
      Respostas: 3
      Última resposta: 08/01/2008, 21:24
    5. Engate
      Por Peter no fórum Niva
      Respostas: 0
      Última resposta: 12/01/2007, 11:27

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade