
Postado originalmente por
dpab
Caro amigo Guilherme,
O meu sensor é do tipo "olhal", fixado por um parafuso no cabeçote.
Abaixo, reproduzo um post que escrevi nesse mesmo tópico que acho que vc não viu:
Pessoal,
A minha SW4, motor 3.0 TBI (1KZT), 1999, tem instalado um sensor digital extra de temperatura, com alarme sonoro configurado para soar de forma intermitente aos 92ºC e disparar continuamente aos 95ºC, mas ele não mede a temperatura da água, mas sim do cabeçote.
Optei por esse tipo de sensor pq mesmo que o motor perca água (ex:mangueira furada)ou perca óleo (ex:cárter furado), o alarme soará, pois a temperatura do cabeçote subirá em virtude desses eventos.
A propósito, o dito sensor habitualmente marca as seguintes temperaturas (+/- 1ºC):
Em dias normais, em uso urbano ou rodoviário, no plano e sem carga: 79ºC
Em dias muito quentes, em uso urbano ou rodoviário, no plano e sem carga: 81ºC
Em dias normais, em uso rodoviário, subindo serras e sem carga: 83ºC
Em dias muito quentes, em uso rodoviário, subindo serras e sem carga: 86ºC
Em dias normais, em uso urbano ou rodoviário, no plano e rebocando trailer: 81ºC
Em dias muito quentes, em uso urbano ou rodoviário, no plano e rebocando trailer: 86ºC
Em dias normais, em uso rodoviário, subindo serras e rebocando trailer: 90ºC
Em dias muito quentes, em uso rodoviário, subindo serras e rebocando trailer: 94ºC
Um abraço, Delfim