Então Agroman, não creio que vá forçar suspensão pois com os feixes de molas na frente a suspensão dianteira é muito mais robusta, porém, tenho sim alguma duvida sobre forçar o conjunto de caixa de direção e terminais. Se bem que o certo é sempre girar o volante com o veículo em movimento (como no tempo que não havia direção hidráulica e ficava mais fácil para manobrar no balanço do carro), mas isto nem sempre é possível manobras de uma pick up grande a beça dentro da garagem do prédio por exemplo. Sei lá, estou cotando agora que já tenho a medida que serve, vou conversar com o meca. Aceito opiniões, óbvio. Creio que qualquer medida mais larga que a original não deve ser recomendada mesmo, e deve inclusive impactar levemente no consumo, mas a questão é: os pneus novos 215/80/16 são ótimos, os meus são inclusive novos. Mais o visual fica prejudicado, eu queria um pouquinho mais largo.
O fato de o vendedor falar para você pode também estar ligado ao fato de ele não dispor no momento da medida que você queria e estar com estes 245 encalhados lá faz tempo, apenas uma suposição. Como você viu no início do tópico esta medida 245/70/16 é a que eu estava mais propenso, antes dos universitários falarem que podia ir sem medo nos 265/75/16.
Abraço.