Olá red_camel, se está acontecendo isso tem grande chance de ser uma trinca de cabeçote, leia o tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/to...-radiador.html que tem um bom histórico sobre o assunto.
Versão Imprimível
Olá red_camel, se está acontecendo isso tem grande chance de ser uma trinca de cabeçote, leia o tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/to...-radiador.html que tem um bom histórico sobre o assunto.
Olá amigos,
seguindo recomendações aqui do forum e até mesmo de um mecanico meu, encomendei na AMERICA uma nova tampa do radiador, passei as especificações da viatura, entretanto qdo recebi a nova tampa ela era diferente da atual (segue foto)
Entrei em contato com o Ricardo explicando a situação, alguem ja passou por isso antes? Realmente há tipos diferentes de tampa de radiador?
Aconteceu comigo.
Na preventiva que fiz na minha SW4 98, encomendei também a tampa na concessionária.
Quando a entreguei na oficina que fez a limpeza do radiador o cara só botou o olho e disse "não serve".
Ou seja, a tampa nova era com uma mola, ou a chamada "tampa alta", enquanto que a que servia era a "baixa", sem mola.
E olha que o rapaz da Toyota olhou o número do chassis para encomendar a peça.
Deixei a original e eles me deram uma do estoque.
Só que a original era pressão 0,9, enquanto que a atual é 1,1.
Coincidentemente estive na Toyota à poucos dias e falei com o atendente sobre isso.
Ele conferiu o sistema e só existe a dita tampa "alta".
Pergunta: sendo a tua SW4 também 98, a tampa é alta ou baixa?
Nas fotos, a diferença entre elas.
Olá!!
A minha seria a "tampa alta", marcado 0,9 na tampa!!!
Agora fiquei curioso para saber o motivo dessa diferença... o próprio Ricardo da América achou estranho pois quando encomendou a peça falaram que a tampa era essa mesmo, por que será que algumas tem a tampa com 1,1 e outras a tampa com 0,9??
A original que comprei, mas não serviu, era 0,9, que é o correto.
A que me deram na oficina de radiadores, que é peça genérica, veio com 1,1.
Segundo o rapaz da oficina, o radiador é original, está impresso TOYOTA na parte superior, mas a tampa é diferente das outras.
Sigo rodando.:concordo:
Olá amigos!!
Finalmente encontrei uma tampa que servia e troquei... Bom, andei forçando um pouco o motor (mas não muito) e pude perceber o mesmo problema que antes.... quando exijo mais do motor, começa a sair agua pela tampa do reservatório de agua, como se a agua tivesse fervendo e saindo tudo por ali, após certo tempo o motor começa esquentar (muito provavelmente pq não tem mais agua no radiador pois saiu tudo pela tampa)
Percebi que a tampa mesmo possui como se fosse uma tubulação por onde sai a agua, fiquei curioso em saber pq existe essa tubulação!!
Alguém já passou por isso antes? Alguma ideia de como resolver?
Comprei uma válvula termostática nova, original toyota.. será a próxima coisa a ser trocada!!
Qualquer comentário será muito bem vindo!!
Grande abraço!!
Voce está usando água pura da torneira? Tem que por aditivo para ela subir o ponto ebulição.
É normal a agua esquentar e sair um pouco para o vaso de expansão e quando esfria volta para o radiador.
Em uma hipotese pessimista, voce pode estar com problema de junta, passando pressão dos cilindros para o canal de agua, aumentando a pressão do sistema e fazendo ele expulsar muita agua para o vaso de expansão.
Olá amigo!
infelizmente sua hipotese pessimista esta correta, nessas ultimos dias venho tendo uma fumaça branca saindo do cano de escape ao ligar o carro (as vezes o carro demora um pouco para ligar e treme logo apos a partida...)
pelo que meu mecanico viu, precisa de um novo jogo de junta decabeçote...
ja que vou abrir, aproveitaremos para trocar a correia dentada... Alguma sugestao de peça para trocar tambem?
grande abraço!
So um pequeno detalhe. Os aditivos na verdade nao servem para aumentar o ponto de ebulicao. O sistema de refrigeracao eh como uma panela de pressao, ou seja, sob pressao e em ambiente selado, a agua nao ferve. Eh por isso que eh mais rapido cozinhar com a panela de pressao.... A agua continua liquida a temperaturas muito superiores a 100 graus.
Alem disso eh exatamente que as tampas dos radiadores das SW4 tem um limite de pressao de acordo com o ano... Inicialmente a 0,9 bar e depois a 1,1 bar... Para nao deixar a pressao interna do sistema aumentar alem do que osistema todo aguenta... Exatamente como a valvula da panela de pressao cozinhando.. :o)
abs
Trovao
Olá,
tive um problema parecido com a minha 97 2.7L gasolina.
Começou a esquentar do nada (já tinha feito viagem com ela e tudo ok), sair fumaça branca, cuspir água pelo escape.
Levei no mecânico e ao tirar o cabeçote veio os problemas. Junta não era metálica e existia um furinho no bloco, entre dois cilindros, na parte superior que entra em contato com a junta de cabeçote, que acabava com o tempo furando a junta.
Dá a impressão que foi maquiada para vender.
Já fazem uns 20 dias que está lá. Dava para tentar fazer uma gambi e encher o furo com estanho, e torcer, mas não curto passar stress e resolvi fazer o caminho mais complicado. Teve que soldar este furinho, retificar bloco, cabeçote, trocar junta e aproveitando trocar embreagem, corrente de comando, trocar as sincronizadas do câmbio pois a minha 3ª estava raspando. Radiador também tava muito ruim e vai trocar.
Vai ficar uns 11.000 tudo, mas espero que fique zeradinha.
Tente dar uma verificada boa, pois apesar de ser um problema muito estranho e improvável, sintomas parecidos.
A resposta sobre a tampa ser diferente do que a original, existe uma possível resposta. O radiador foi trocado para o modelo maior (99 pra frente) quando fizeram o cabeçote.
Na minha 98 o radiador foi trocado e a tampa deve ser de acordo...
Obviamente as peças, se pedidas com o numero de chassi original, vem de acordo com o radiador do modelo antigo.
Isso explicaria a diferença.
Espero ter ajudado.
Grande abraço
Fabrizio