Powered by vBulletin

Manômetro de pressão do turbo!!!

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro Anterior 123 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 27/05/2012, 12:09
    Renato Camargo
    1 Anexo(s)
    Citação:

Postado originalmente por jampanoll Ver Post
    Renato, quando pega um buraco o ou algo parecido ou com muito calor o manometro não desgruda da coluna por causa que a cola da fita esquenta ??? ou pelo manometro ser muito pesado???

O manometro é aquele pequeno, ele é levinho, só saí do lugar quando mando no lava-rápido, acho que batem no "relogio" rsrsrs e ele desgruda, mas pelo calor e peso não. Anexo 349730. Não sei se dar pra ver ele escondido lá no cantinho, mas é a melhor foto que tenho agora rsrs.
  • 27/05/2012, 17:06
    DieselPower
    Amigão,
    Aqui está o tópico com todas as informações que precisa:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/42805-manometro-do-turbo-24.html

Nele existem relatos de várias maneiras de instalações e fixação no painel.
    Abraço.
  • 27/05/2012, 23:18
    Guiga Tostes
    4 Anexo(s)
    Opa!

Na minha fixei com fita dupla face 3M o copinho com o manômetro no centro da carcaça de acabamento da coluna de direção, esta mesma carcaça serviu para "esconder" a mangueira do manômetro vinda do motor. Gostei do resultado, sem furos, não vibra e fica muito bom para visualizar.

Nas fotos do motor, circulado em vermelho o ponto de fixação da mangueira do manômetro.

Fotos
  • 28/05/2012, 10:08
    jampanoll
    Uma outra dúvida que me surgiu agora, se mais tarde eu vender a camionete é possível eu tirar o manômetro? por causa do furo na mangueira do turbo...
  • 28/05/2012, 10:27
    Guiga Tostes
    Citação:

Postado originalmente por jampanoll Ver Post
    Uma outra dúvida que me surgiu agora, se mais tarde eu vender a camionete é possível eu tirar o manômetro? por causa do furo na mangueira do turbo...

Opa, pode remover sim e tampar o furo onde antes a mangueira era fixada. Tudo continuara a funcionar normalmente só que sem o manometro.

Abrs
  • 28/05/2012, 15:41
    jampanoll
    Citação:

Postado originalmente por Guiga Tostes Ver Post
    Opa, pode remover sim e tampar o furo onde antes a mangueira era fixada. Tudo continuara a funcionar normalmente só que sem o manometro.

Abrs

Desculpe tantas perguntas, mas sou novato nisso ainda hehehehe
    Na minha viatura, uma sw4 3.0 turbo, onde instalo a mangueira do manômetro???:pensativo:

abração
  • 28/05/2012, 18:39
    Ezahn
    Citação:

Postado originalmente por Guiga Tostes Ver Post
    Opa!

Na minha fixei com fita dupla face 3M o copinho com o manômetro no centro da carcaça de acabamento da coluna de direção, esta mesma carcaça serviu para "esconder" a mangueira do manômetro vinda do motor. Gostei do resultado, sem furos, não vibra e fica muito bom para visualizar.

Nas fotos do motor, circulado em vermelho o ponto de fixação da mangueira do manômetro.

Fotos

Quando turbinei o meca deixou preso nesta posição de forma provisória com fita para eu escolher o lugar depois. Achei que ali o manômetro tampa a visualização de algumas luzes de alerta do painel.
  • 28/05/2012, 19:16
    Ezahn
    4 Anexo(s)
    Citação:

Postado originalmente por titanium Ver Post
    Huuummmmmmmmmmm....
    Ótimas dicas, caros Jorge e Ezahn!!
    Muito obrigado!
    Só faltaram umas fotinhas da instalação no motor, Ezahn! (kkkkkkk - explorando na cara de pau! rsrsrs)
    :D

Jorge, no cinzeiro!?
    Não entendi... você Tirou aquela "Gavetinha" do cinzeiro para poder por, no lugar, os dois marcadores? foi isso?
    rsrss..

Obrigado pessoal!

Abraços,

Ai vai mais explicações.

Eu tirei a base articulada do copinho e parafusei o copinho diretamente na parte superior do acabamento. Dois furinhos bem finos e os mesmos ficam na parte de cima do acabamento, ou seja, se retirar o manômetro só vai dar para ver os furos abaixando e olhando de baixo para cima. Reduzi o comprimento do copinho + ou - 1 cm (ainda pretendo diminuir mais um pouco pois a luz dele reflete no parabrisa, principalmente depois que eu subi o banco e sou alto). Neste local ficou bom: não tampa visualização de nada, é de fácil visualização (já esta no painel) e ficou bem firme.
    Anexo 349987Anexo 349988

A mangueira e o fio da iluminação saem por trás e entram entre o acrílico transparente do painel e o acabamento preto. Não fura nada. A iluminação puxei da luz dos botões, acho que do pisca alerta. Acende junto com o painel.
    Anexo 349986

No motor foi feita uma adaptação/redução e ligou a mangueira no furo onde originalmente é ligado o respiro da tampa de válvulas. Este respiro tem que sair dali naturalmente quando se turbina a viatura e o furo teria que ser tampado. Ai foi aproveitado. Nas que já vem turbinada tem que se estudar, se não tiver nenhum furo original tampado na tubulação pressurizada ai tem que furar e adaptar.
    Anexo 349989

Abraços
  • 28/05/2012, 21:24
    Guiga Tostes
    Citação:

Postado originalmente por Ezahn Ver Post
    Quando turbinei o meca deixou preso nesta posição de forma provisória com fita para eu escolher o lugar depois. Achei que ali o manômetro tampa a visualização de algumas luzes de alerta do painel.

Eu gostei da sua solução e tb do esquema no coletor de admissão utilizando a saída para o manômetro, quando eu intercoolar a minha vou usar este exemplo para ligar a mangueira do manometro.

Quanto as luzes do painel, a unica que fica um pouco atras é a da bateria, as demais: oléo, Tbelt, agua no filtro de diesel, valvula termostática e freio de estacionamento continuam com a visualização perfeita.

Abrs
  • 29/05/2012, 10:54
    jampanoll
    eu instalo na tubulação que vai pro turbo ou que sai do turbo???:pensativo:
  • 29/05/2012, 20:44
    fgibin
    Olá Jampanoll,
    Na SW4 3.0 TD existe uma tomada de pressão que vai do coletor de aspiração até a bomba de injeção e ao sensor de alarme da turbina (tem um "T"). Serve para adequar o fluxo de diesel quando a turbina pompa mais ar e para sinalizar no painel quando a turbina está com problema. É bem acessível e se pode fazer um "T" nesta mangueira para "ler" a pressão de aspiração...
    Se tiver o manual do motor 1KZT, é bem visualizado na parte de testes de eficiência do turbo.
    Grande abraço.
    Fabrizio
  • 29/05/2012, 21:22
    DieselPower
    Amigo,
    Existe uma mangueira que sai do coletor de admissão e vai até a Bomba Injeto (LDA).
    Corte esta mangueira, instale um "T" e ligue a mangueira do manômetro.
    Mas, pelo que parece você não está conseguindo identificar nem a BI, certo?
    Talvez seja melhor ir até um bombista e pedir para ele realizar a ligação.
    É tão simples que na maioria das vezes eles não cobram nada.
    Abraço.
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro Anterior 123 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 03:21.