Tenho uma SRV automática , tinha antes uma Ranger estendida TD 4x4 e sempre gostei de passeios off road .Não sou de fazer trilhas pesadas mas gosto de ir nos lugares a passeio e se o caminho for ruim gosto de ter um veiculo que possa me levar até la.Dentro desse conceito a Hilux e a Ranger se equivalem com algumas diferenças:
-Ainda não testei no barro/atoleiro mesmo porque com os pneus originais Wrangler HP 100% asfalto não deve ser muito bom.Na Ranger uma época usei 33/12,5/15 AT e conseguia sair de situações complicadas com certa facilidade.Creio que o maximo que cabe na nova Hilux é 31 AT e com esse acho que ela se sairia muito bem.Ela não tem diferencial blocante , mas minha Ranger também não tinha
-No seco ela enfrenta bem erosões ,obstáculos e da a impressão de ter o curso das suspensões maiores que o da Ranger(eu disse impressão, não tenho certeza se é realmente).
A Hilux é um pouco maior que a Ranger na largura , mas, ao volante da a impressão de ser muito maior, aparentando que não vai passar em alguns lugares meio estreitos.
A reduzida com o cambio automático é um pouco estranha pois ele troca de marchas com pequenos trancos (não reduzido é muito suave) e tem uma coisa que incomoda que é o fato de em reduzida não passar de terceira apesar de ter 4 marchas.Eu usava bastante 5 reduzida na Ranger e na Hilux eu acabo usando pouco a reduzida e forçando o automático que outro dia indo perto de Gonsalves(MG) tem uma pedra de São Domingos se não me engano ,que voce chega a subir com o carro a 2025 metros , quase no final acendeu uma luz de alta temperatura do óleo do automático.Foi só colocar a reduzida continuei andando que em 1 minuto a luz apagou.De qualquer maneira acho que a automática não é a melho escolha para quem quer trilhas mais pesadas.Agora,o conforto é muito bom.
O consumo apesar de automática eu diria que é uns 10% melhor que a Ranger que tinha em media.Mas tenho a impressão que no off road mais pesado a Hilux consome uns 20% a maisque a Ranger,mas nunca medi só off road.Em 400km total sendo uns 60 off road ela fez 11,2.Trecho longo só estrada a 120/140 fez 11,4 e 11,8 em 2 medidas.
Não sei se é porque o carro é novo e a gente fica com mais dó , mas a impressão é que a Ranger é mais resistente.Olhando a suspensão(peças e contrução) tenho também essa impressão.
abraços
Homero