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  • #1
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    Citação Postado originalmente por R-Mendes Ver Post
    Amigão, eu faço de 5 em 5 mil km. Uso o sintético Selénia 5w30.
    Considero esta atitute prudente, por mais que o oleo dure 10 mil km segundo o fabricante, ele não avisa quando esta perdendo as propriedades, eu acho o correto a troca a cada 5 mil km, oleo é barato, motor redondo com 600 mil km não tem preço...

  • #2
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    Citação Postado originalmente por Fabiano Klug Ver Post
    Considero esta atitute prudente, por mais que o oleo dure 10 mil km segundo o fabricante, ele não avisa quando esta perdendo as propriedades, eu acho o correto a troca a cada 5 mil km, oleo é barato, motor redondo com 600 mil km não tem preço...

    Também acho, o gasto do óleo perto do gasto de uma retífica no motor não é nada.

  • #3
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    HILUX SW4 2.7 - GASOLINA-2012-11-22-08.04.12.jpg

    Instalei um quebra-mato nela.

  • #4
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    Gente, óleo sintético de boa qualidade roda até 20mil km sem problemas, 5mil é pra óleo mineral, em condições severas com reboque, estradas de terra, percursos curtos sempre, enfim, qualquer engenheiro mecânico pode esclarecer isso. Sem contar que, melhores engenheiros que os que projetaram o carro. creio que não existam, portanto.
    Só estou dando uma pequena dica. Fica ao critério de cada um.
    Lembrando que é terminantemente proibido usar óleo mineral nesse motor.
    Vlw.

  • #5
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    Citação Postado originalmente por EclypX Ver Post
    Gente, óleo sintético de boa qualidade roda até 20mil km sem problemas, 5mil é pra óleo mineral, em condições severas com reboque, estradas de terra, percursos curtos sempre, enfim, qualquer engenheiro mecânico pode esclarecer isso. Sem contar que, melhores engenheiros que os que projetaram o carro. creio que não existam, portanto.
    Só estou dando uma pequena dica. Fica ao critério de cada um.
    Lembrando que é terminantemente proibido usar óleo mineral nesse motor.
    Vlw.
    Amigo, eu não entendo muito de óleo, mas já li por aí que o que diferencia o sintético do mineral é porque o sintético tem uma quantidade muito menor de retenção de resíduos, além de diminuir a incidência de borra. Dizem que dura 20.000km, mas eu não arrisco. Prefiro a cada 5.000km.

  • #6
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    Citação Postado originalmente por R-Mendes Ver Post
    Amigo, eu não entendo muito de óleo, mas já li por aí que o que diferencia o sintético do mineral é porque o sintético tem uma quantidade muito menor de retenção de resíduos, além de diminuir a incidência de borra. Dizem que dura 20.000km, mas eu não arrisco. Prefiro a cada 5.000km.
    O lubrificante é composto por óleos básicos e aditivos. Sua função no motor é lubrificar, evitar o contato entre as superfícies metálicas e arrefecer, independentemente de ser mineral ou sintético.

    A diferença está no processo de obtenção dos óleos básicos.
    • Os óleos minerais são obtidos da separação de componentes do petróleo, sendo uma mistura de vários compostos.
    • Os óleos sintéticos são obtidos por reação química, havendo assim maior controle em sua fabricação, permitindo a obtenção de vários tipos de cadeia molecular, com diferenças características físico-químicas e por isso são produtos mais puros.
    • Óleos mineraisSão usados como lubrificantes com uma adequada viscosidade, originados de petróleos
      crus e beneficiados através de refinação. As propriedades e qualidades destes
      lubrificantes dependem da proveniência e da viscosidade do petróleo cru.
      Quando falamos em óleos minerais temos de distinguir três tipos:
      • A – Óleo mineral de base parafínico
      O nome ¨Parafina¨, de origem Latin, indica, que estas ligas quimicas são relativamente
      estáveis e resistentes e não podem ser modificadas facilmente com influências quimicas.
      Sendo assim as parafinas tendem a não oxidar em temperaturas ambientes ou levemente elevadas.
      Nos lubrificantes eles são partes resistentes e preciosos, que não ¨envelhecem¨ ou somente oxidam de forma lenta.
      Contém em sua composição química hidrocarbonetos de parafina em maior proporção,
      demonstra uma densidade menor e é menos sensível a alteração de viscosidade/temperatura.
      A grande desvantagem é seu comportamento em temperaturas baixas: as parafinas tendem a sedimentar-se.

      • B – Óleo mineral de base naftênico
      Enquanto os hidrocarbonetos parafinicos formam em sua estrutura molecular correntes,
      os naftêncios formam em sua maioria ciclos.
      Os naftenicos em geral são usados, quando necessitamos produzir lubrificantes para baixas temperaturas.
      Desvantagem dos naftênicos é sua incompatibilidade com materiais sintéticos e elastômeros.

      • C -Óleo mineral de base misto
      Para atender as caracteristicas de lubrificantes conforme necessidade e campo de aplicação a maioria dos óleos minerais é misturada com base naftêncio ou parafínico em quantidades variados.
      • Óleos sintéticos
      São, ao contrário dos óleos minerais, produzidos artificialmente. Eles possuem, na maioria das vezes, um bom comporamento de viscosidade-temperatura com pouca tendência de coqueificação em temperaturas elevadas, baixo ponto de solidificação em baixas temperaturas, alta resistência contra temperatura e influências quimicas.
      Quando falamos em óleos sintéticos temos de distinguir cinco tipos diferentes:
      • 1. Hidrocarbonetos sintéticos
      Entre os hidrocarbonetos sintéticos destacam-se hoje com maior importância de um lado os polialfaoleofinas (PAO) e os óleos hidrocraqueados.
      Estes óleos são fabricados a partirde óleos minerais, porém levam um processo de sinteticação, o qual elimina os radicais livres e impurezas, deixando-os assim mais estavel a oxidação.
      Também consegue-se através desde processo um comportamento excelente em ralaçãoa viscosidade-temperatura.
      Estes hidrocarbonetos ¨semi-sintéticos¨ atingem IV (Índices de Viscosidade) até 150.

      • 2. Poliolésteres
      Para a fabricação de lubrificantes especiais, fluidos de freios, óleos hidraúlicos e fluídos de corteos poli-alquileno-glicois, miscivel ou nãomiscivel em água tem hoje cada vez mais importância.
      • 3. Diésteres
      São ligações entre ácidos e alcoois através da perda de água.
      Certos grupos formam óleos de éster que são usados para a lubrificação e, também, fabricação de graxas lubrificantes.
      Os diésteres estão hoje aplicados em grande escala em todas as turbinas da aviação civil por resistir melhor a altas e baixas temperaturas e rotações elevadíssimas.
      Dos óleos sintéticos eles tem o maior consumo mundial.

      • 4. Óleos de silicone
      Os silicones destacam-se pela altíssima resistência contra temperaturas baixas, altas e envelhecimento, como também pelo seu comportamento favorável quanto ao índice de viscosidade.
      Para a produção de lubrificantes destacam-se os Fenil-polisiloxanes e Methil-polisiloxanes.
      Grande importância tem os Fluorsilicones na elaboração de lubrificantes resistentes a influência de produtos quimicos, tais como solventes, ácidos etc.

      • 5. Poliésteres Perfluorados
      Óleos de fluor e fluorclorocarbonos tem uma estabilidade extraordinária contra influência química.
      Eles são quimicamente inertes, pórem em temperaturas acima de 260°C eles tendem a craquear e liberar vapores toxicos

      Fontes de pesquisa: www.br.com.br / Molykote Lubrificantes, Oleos e Graxas

  • #7
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    Minha posição quanto a trocas precoses seria mesmo quanto a situação em que, por exemplo, eu rodar muito na cidade, sem trafego pesado, não reboco nada, porem volta e meia pego estrada de terra, volta e meia pego engarrafamento, deixo o carro parado com Ar ligado, essas coisas, por isso, eu ficaria dentro do prazo de 5-10 mil km.

    Não seja que eu queria discutir e impor minha opinião, porem, seria perfeito se houvese um analisador instantaneo da qualidade do Oleo em todos os carros, eu particularmente estou usando oleo 20-50 na Cherokee, um oleo barato, pois o carro ficou muito ano parado, e será trocado o oleo a cada mil km até os 5 mil km, para dai colocar um oleo melhor, quem sabe usar um Flush pra limpar bem.

    Eu sempre fico com receio o quanto aquele passeio em estrada de terra encurtou a vida oleo e tal, ou outras situações, e eu sou adepto do oleo sintetico, se ele fosse ruim não creio que teria inventado ele, o correto mesmo é usar como diz no manual de cada carro, na Cherokee diz trocas a cada 12 mil km, porem eu prefiro ficar num prazo inferior.

  • #8
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    Eu entendo o que vc quiz dizer, agora pense comigo, se o problema de viscosidade do óleo fose um problema tão grave assim, com certeza já teriam inventado um "analizador instantâneo", mas não é o caso.
    A viscosidade e condição do óleo lubrificante depende de muitas variáveis, temperatura do motor, atrito das partes internas, qualidade do sistema de arrefecimento, são infinitas coisas que vão alterar a vida útil do óleo, o tempo de uso do motor também, enfim, são muitas coisas que vão dizer qual óleo usar e de quanto em quanto tempo trocar. Porém, sempre o ideal é o indicado pelo fabricante, sempre, em qualquer motor. Mesmo aqueles mais rodados, aí o que o usuário faz com o motor que está com alta km? Compra um óleo com uma viscosidade diferente que se diz especial pro motor rodado, mais "grosso". o que ele está fazendo? Decretando a morte do motor, pois ele por ser muito usado, tem borra, depositos de sujeira nos dutos internos do motor, e o óleo mais grosso, entope tudo. Porque estou falando isso? Porque o que o fabricante indica, é o ideal para o motor. Se o seu motor ficou muito tempo parado, o ideal seria pelo menos desmontar a tampa do cárter e ver como está a situação interna dos componentes, da bomba de óleo, um flush pode piorar sua situação se tiver muito depósito de borra, tudo isso vai sair do lugar, e pode entupir algum lugar importante de lubrificação, aí fica muito mais caro.
    Bem, enfim, são só dicas, um profissional que examina o motor pessoalmente é o que tem razão, só estou especulando.
    No meu caso, meu motor tem 140mil km originais, está em perfeito estado, gosto de examinar o óleo depois que é retirado do motor pra ver se tem depósitos ou algum tipo de material estranho, uso o recomendadoo fabricante, a partida é rápida e leve, o motor nunca esquenta em excesso, mesmo reduzido e forçando em subida, sempre temperatura normal.
    Vlw

  • #9
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    Caros amigos, cuidado com este anuncio, o cara não sabe o que esta vendendo, é um picareta.

    Defletor Calha De Chuva Hilux Sw4 1996 A 2004 04 Pts Oferta! - R$ 99,90 no MercadoLivre

    se puderem fazer umas perguntinhas (daquelas) mandem ver, pois o cara me deu chapeu !!!

  • #10
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    Bom dia.

    Ele respondeu a pergunta.. O que vc fez? Pagou e ele não enviou? Vlw.

  • #11
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    Castelhanos - Ilhabela - SP

    HILUX SW4 2.7 - GASOLINA-2012-12-14-10.33.40.jpg

    Castelhanos em Dezembro de 2012.

    Vídeos no Youtube

    EclypX Garcia - YouTube

    Vlw!

  • #12
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    Não consigo achar as calhas de chuva para a 1998 ... alguem pode me ajudar?

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