x
Convex Datacenter
Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 39
    Usuário Avatar de João Eduardo
    Entrada
    01/01/2010
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Agradecimentos: 0

Relação 12 X 35 - Dificuldades na instalação

Pessoal,

Estou precisando da ajuda de alguém que já trocou a relação da sua bandeirante para 12x35.
    A minha bandeirante é curta, ano 96, relação original. Estou aproveitando e trocando o eixo para flutuante, aproveitando o diferencial.
    Adquirida CONIFLEX, conceituada empresa em São Paulo, as relações (eixo e pinhão). Custo: R$ 2300,00 - dois conjuntos (frente e traseiro) com rolamentos internos. Os rolamentos externos, tive que comprar a parte.

Ferramentas compradas para o serviço:
    - 01 torquímetro R$ 29,00
    -01 balança digital de peixe R$ 40,00
    -01 tampão para tubo de esgoto 100mm R$ 5,00

Prerrogativas: tive que ler e rever o manual de serviço da Bandeirante como instrução para execução do serviço. Também aproveitei o vídeo do colega que fez a troca do pinhão e coroa a seguir:
    regulagem coroa e pinão no olho - YouTube

Início dos trabalhos: ao iniciar os trabalhos, verifiquei que o flange do cardam não encaixava perfeitamente no pinhão. Também o rolamento externo entrava com muita pressão. Resultado: tive que levar o pinhão num torneiro para que ele lixasse a base do pinhão onde se encaixa o rolamento externo e frisar ainda mais os sulcos das estrias da cabeça do pinhão. Custo: R$50,00.
    Depois de passar por essa primeira dificuldade, reiniciei a montagem do conjunto. Rolamentos internos e externos instalados perfeitamente na carcaça e no pinhão, flange instalado conforme o manual da Toyota Bandeirante e pré-carga executada conforme vídeo.
    Tudo ia dando certo até a coroa ser instalada, motivo pelo qual posto o vídeo a seguir onde exponho minha dificuldade.

Então pessoal, aguardo ajuda de alguém!
    Abs

OBS: Quero aqui esclarecer que ao adquirir a relação 12x35 com o pessoal da CONIFLEX, fui muito bem atendido por eles. No entanto, ficou bem claro que eu ia aproveitar o diferencial original da bandeirante. Acreditava que seria “plug and play”, ou seja, retirar a coroa e pinhão original sem nenhuma dificuldade, portanto fica aqui este alerta para quem for fazer esse serviço futuramente.
    Bandida: Fibra/14b/5m/Turbo/Ar/DH/flutuante/freio disco/rel. 12x35/Ar Comprimido.
    Transpantaneira, Serra Canastra e Jalapão: Missão cumprida.

Usuário
    Entrada
    19/01/2011
    Local
    Sao Bento do Sul/SC
    Agradecimento: 1
    Boa noite João

acho que voce não deveria colocar esta coroa e pinhão
    nesta carcaça, pois me parece que estas peças não são
    compativeis com a carcaça que voce tem e levar em um
    torneiro não sera uma boa ideia e podera enfraquecer o
    conjunto apesar de ele nem ter muito o que fazer, mas da
    uma verificada no rolamento maior do pinhão e veja se ele
    esta bem no encosto dele e verifica a capa que vai na carcaça
    tambem.

Usuário
    Entrada
    03/01/2010
    Local
    Porto Alegre/RS
    Não faz nada de torneiro nesse diferencial. Aconteceu isso comigo a uns anos, acabou quebrando todo meu diferencial. Veja se a corôa tem um rebaixo na face que encosta na carcaça do diferencial. provavelmente esse rebaixo não existe nesta corôa já que vejo pelo video que a caixa de satélites não foi torneada para o perfeito encaixe. Entre em contato com a coniflex e troque esse conjunto. Veja se me consegue umas fotos da relação para eu olhar e confirmar essa suspeita. Depois que a minha quebrou foi bastante desagradável a forma para resolver tudo, e financeiramente ainda sai no prejuízo.

Usuário Avatar de Guiga Tostes
    Entrada
    11/02/2007
    Local
    Goiânia-GO/GO
    Olá Amigo, João tudo bem?

Parabéns pela iniciativa em encarar essa empreitada fazendo vc mesmo o serviço, que não é tão simples quanto parece.

Realmente a instalação da relação 12X35 Coniflex nos eixos Band não é plug&play,...mas tb não exige grandes modificações. Além de um trabalho de torno na caixa satélite para receber a nova coroa(que não prejudica em nada a resistência do conjunto) são necessários rolamentos especiais(que não os originais da Band) para o novo pinhão, acredito que por isso vc teve a dificuldade na montagem.

Neste tópico (segue link: http://www.4x4brasil.com.br/forum/to...-aprovada.html) tem informações e códigos dos rolamentos corretos, lista de peças utilizadas e algumas fotos.

Por ser um trabalho que exige precisão e conhecimento para a execução, tendo em vista o valor do investimento e a longevidade do conjunto, recomendo finalizar o trabalho juntamente com um mecânico conhecedor de Toyotas Band. Assim vc pode aprender fazendo a montagem com a orientação e suporte dele.

Em qual cidade vc está?

Espero tê-lo ajudado.

Abrs
    BandCruiser 85" - TDI (Acesse: http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=79572)
    Hilux CD Japa 94/95 TD - Instagram: @cerrado4x4oveland

Usuário
    Entrada
    03/01/2010
    Local
    Porto Alegre/RS
    Como o Guiga falou, o primeiro rolamento do pinhão deve ser trocado por um recomendado pela coniflex, mas volto a insistir, a caixa de satélite deve ser torneada no seu diâmetro para entrar dentro de uma depressão que deve existir na corôa. Aconteceu comigo da coniflex mandar 4 corôas dessas sem esse assentamento e a m#rda foi grande e difícil de resolver. Além disso, mesmo tudo montando bem deve ser feito o ajuste de profundidade do pinhão usando calços e a regulagem da corôa com relógio comparador e base magnética. Essa de usar talco, batom ou qualquer outra tinta para ver assentamento acaba em porcaria nesse diferencial. Qualquer coisa é só chamar, que desse diferencial eu aprendi bastante levando na cabeça.

Entrada
    01/01/2010
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Olá pessoal,

Guiba, estou em Belo Horizonte.

Primeiramente vamos aos detalhes: Segundo o manual da bandeirante, existem dois rolamentos no pinhão: Interno e o externo. O interno é o maior e o externo o menor.

A CONIFLEX forneceu o rolamento interno ( NTN 4T-32210) do pinhão, o externo tive que comprar (Koyo). Quanto aos rolamentos, não acredito que estejam errados pois os encaixes ficaram corretos.
    Estou acreditando que está faltando um rebaixo na coroa, conforme o "bandoleiro" está suspeitando. "...Veja se a corôa tem um rebaixo na face que encosta na carcaça do diferencial...".
    De fato, é preferível tornear as "costas" da corôa para que a base dela entre e por consequência, toda a caixa satélite centralize, ajustando-a melhor à carcaça do diferencial ( vide video 3' e 9")
    Como é de madrugada, vou esperar amanhecer e tirar as fotos para melhor entendimento.

Quanto a levar o eixo para um mecânico, Guido, resisto-me. Estou disposto a aprender, nem que pague um preço alto por isto, é aquela questão de "apaixonar" pelo mundo 4x4, em especial pela Bandeirante. rsrsrsrsr! não tem preço......

Desde já agradeço pessoal.
    Guiba,
    Bandida: Fibra/14b/5m/Turbo/Ar/DH/flutuante/freio disco/rel. 12x35/Ar Comprimido.

Entrada
    01/01/2010
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Citação Postado originalmente por marciorank@gmail.com Ver Post
    Boa noite João

acho que voce não deveria colocar esta coroa e pinhão
    nesta carcaça, pois me parece que estas peças não são
    compativeis com a carcaça que voce tem e levar em um
    torneiro não sera uma boa ideia e podera enfraquecer o
    conjunto apesar de ele nem ter muito o que fazer, mas da
    uma verificada no rolamento maior do pinhão e veja se ele
    esta bem no encosto dele e verifica a capa que vai na carcaça
    tambem.
    Concordo com você, a corôa fornecida pela CONIFLEX está errada. Ela deveria ter um rebaixo nas suas costas para melhor encaixe. Depois dos depoimentos dos demais colegas que percebí isso.

De qualquer forma, na segunda feira vou ligar para a CONIFLEX e certificar-me se posso fazer o rebaixo nas costas da corôa. Lembrando que ainda terei que fazer o mesmo serviço para o eixo dianteiro.

Valeu pelo alerta,

Abs

Usuário
    Entrada
    03/01/2010
    Local
    Porto Alegre/RS
    Eles vão dizer que pode e ai começa a merda. O material enfraquece e quebra e vc vai ter os mesmos problemas que eu tive. TROQUE ESSAS RELAÇÕES POR OUTRAS CORRETAS. E pode dizer que isso já aconteceu com um cara de Porto Alegre e que vc não quer chegar até onde ele chegou.
    Abraços e estamos ai.

Usuário Avatar de estyvybeykr
    Entrada
    06/02/2007
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Agradecimentos: 2
    João concordo com o Bandoleiro, mande os dois conjuntos para a coniflex para que eles realizem o serviço. E esqueça quanto ao serviço de desbastar a caixa satelite para que ela chegue mais para a direita, quando na realidade o que deve chegar é a coroa(atravez do rebaixo na face que fica encostada na caixa satelite)para a direita, trazendo o conjunto para a esquerda eliminando assim o problema de deslocamento à direita.

Nunca montei uma 12x35 mais já fiz montagem de 10x37 e 9x37 e não deu cacá até então KKKKKKKKKK.

E parabenz pela iniciativa e determinação, afinal não podemos ficar sempre nas mãos de mecâ que muitas vezes se ultilizam das nossas vtrs. como cobaias.

Forte abraço.

Estevão
    Eterna é a reforma cujo a grana é curta, o tempo é pouco e o homem tem pouco conhecimento.
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=37857

Usuário Avatar de Guiga Tostes
    Entrada
    11/02/2007
    Local
    Goiânia-GO/GO
    João,

com base no relato do Bandoleiro, concordo com os amigos e tb penso que vc deva devolver as relações para a Coniflex e eles assim providenciarem as peças corretas e com garantia.

Confesso que fiquei surpreso com o ocorrido tanto com o amigo Bandoleiro como com vc, pois até então nunca tinha ouvido falar deste tipo de problema e falta de padrão por parte da Coniflex...tenho mais de 5 amigos Toyoteiros que instalaram essas relações tanto a 11X35 quanto a 12X35 e tudo certo com as peças.

Espero que a Coniflex te atenda da forma adequada e mantenha a conhecida qualidade de seus produtos/atendimento.

Ps.: Mesmo com a cora tendo o rebaixo correto um pequeno trabalho de torno ainda será necessário para o correto "assentamento", ao menos na minha Band foi assim.

Abrs e mande noticias!
    BandCruiser 85" - TDI (Acesse: http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=79572)
    Hilux CD Japa 94/95 TD - Instagram: @cerrado4x4oveland

João,

O pessoal já lhe deu as dicas com relação a instalação. Um ponto importante que voce deve ficar atento com relaçao ao conjunto todo. Se sua band não estiver turbinada, você vai sentir muuuuiiito a falta de força, pois a relação ficará mto longa e faltará torque para girar este conjunto todo.

Qual pneu você está usando?

Banido
    Entrada
    14/04/2008
    Local
    Petrópolis/RJ
    Agradecimentos: 9
    João Eduardo, trocar as engrenagens de um diferencial é tarefa complicada que requer muita experiência e não é qualquer mecânico que sabe fazer. Se for feito da maneira errada você destrói as peças e babau. Leve numa oficina com mecânico que saiba fazer o serviço. Logo de cara uma coisa que tem que ser feita é levar a caixa satélite num bom torneiro para abrir o diâmetro da haste do pinhão de 12 que é muito maior. O interior ca caixa satélite também tem que ser esmerilhado para comportar o pinhão, é uma tarefa complicada, e chata, e o ajuste das engrenagens tem que ser feito com muita precisão, por pessoa que entende do assunto.

É o tipo de trabalho que é bom deixar na mão de quem entende. Eu sou sempre a favor do bom e velho DIY, mas mexer em diferencial é pra quem entende do assunto.

taí meus dois centavos.

Abraço;
    Chico

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Combio - dificuldades engatar 1º marcha
      Por Murdockbr no fórum Ford
      Respostas: 18
      Última resposta: 05/11/2013, 00:53
    2. dificuldades com a temperatura externa na bússola - L200
      Por gilsonm012 no fórum Mitsubishi
      Respostas: 1
      Última resposta: 16/01/2009, 14:01
    3. Estepe 31" - dificuldades no encaixe
      Por Miguels no fórum Ford
      Respostas: 0