Postado originalmente por
Cadü Smith
Caro colega Sérgio ,
A diferença no conforto e capacidade de frenagem não se comparam, mas isso também depende do peso extra que a Band vai suportar. Pra coisa ficar boa, sem surpresas, também dimensione corretamente os outros sistemas para não sobrecarregá-los . Com mais peso, toda a mecânica e dinâmica do carro muda.
Entenderia o motivo se fosse pra instalar numa Band chassi-pelado , ou chassi-cru, daquelas que se monta pequenos caminhões pra transporte exclusivo de cargas. A melhor viatura para terrenos difíceis onde a entrega precisa chegar. Melhor 4x4 de trabalho que qualquer outro na categoria , muito mais confiável.
Lembrando que para descer uma serra por exemplo se usa bastante o freio, e ficar sem ar no tanque só se este for grande (e pesado) o suficiente pra sua carga transportada, e contando ainda com a habilidade do piloto. Mesmo havendo pouca carga, e o tanque sendo pequeno - e com o tempo apresentando prováveis vazamentos - pode baixar bem a pressão do tanque, nessas situações. Além do pedal, ônibus e caminhões contam com o recurso do freio-motor, responsável por mais da metade da capacidade de frenagem de alto esforço ( paradas de emergência em alta velocidade e descida de serra com vários Km ).
Com freio a ar vai ter o inconveniente do peso extra considerável no desempenho off-road e consequente aumento na média geral de consumo de diesel.
Imagine um tanque que desenvolveu um pequeno vazamento de ar na válvula por exemplo, e toda manhã vc vai ter de esperar o compressor carregar o cilindro ( uns 10 min. pelo menos - não dá pra ligar e sair andando, pois o freio trava sem ar, como uma trava carneiro ).
Sem querer ser chato e estraga-prazer dos outros, mas será que não tem outro jeito de melhorar esse freio aí ? colocar um sistema totalmente hidráulico de caminhão, ou mesmo um hidrovácuo mais potente, somando a freios nas 4 rodas, ventilados na dianteira, aliados a pinças e pastilhas maiores, num sistema de tubulações e flexíveis maiores e mais resistentes , trabalhando tudo com fluído DOT4 pra ser mais fácil de encontrar no mercado, que acha dessa receita ? Não sei se existem essas possibilidades que citei, mas todas elas me parecem mais leves e mais viáveis que freios a ar.
Vc pode sim usar um compressor de motor do OM-364, acho excelente a possibilidade de utilizar ferramentas pneumáticas e outros equipamentos alimentados por ar comprimido, a idéia é brilhante !! Mas acho que deve armazenar esse ar comprimido em um tanque menor, à parte do sistema de freios. Isso já não é tão impossível de se fazer, basta usar equipamentos e materiais dentro da especificação e tudo fica mais seguro.
Já sofri muito com freio a ar em carro velho . . . fiquei traumatizado.
um abraço !