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  • #1
    Usuário Avatar de rbata
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    Distribuição de peso band




    Pessoal, estou quase chegando a conclusão que a band tem uma distribuição de peso muito deslocada para o eixo dianteiro (devido ao motor/câmbio muito pesados). Ou seja, traseira muito leve.

    Estes dias na trilha tinha uma curva de baixíssima velocidade (era muito fechada, tive que manobrar 2 vezes para fazer a curva) e em seguida já iniciava uma subidinha pouco inclinada e sem erosão mas com aquela lama superficial que empasta o pneu (VJ910 mud). Portanto tive que iniciar a subida com velocidade zero.

    Tentei subir diversas vezes... em primeira reduzida pisando bem leve... pisando forte... depois tentei em segunda reduzida e até tentei passar terceira marcha também..... pegando embalo... tentei dar umas pisadinhas no freio pq de vez em quando um dos pneus parava e o oposto patinava. Não tinha maneira, os pneus ficavam girando e ela não saia do lugar. Só não tentei de ré pq não tinha espaço para manobrar direito....rs

    E logo na minha frente tinham passado 2 jeeps com pneu fronteira sem o menor problema.

    Já estava quase partindo para o guincho quando me lembrei de uma outra trilha que fiz perto de Osasco no início do ano. Nesta trilha de Osasco fui com o carro todo carregado com zequinha e com 2 pessoas "fortinhas" nos bancos traseiros, provavelmente uns 80kg cada um. E essa trilha fiz inteira sem o menor problema.... em subidas com muita erosão e molhada onde diversos carros sofriam eu passei sem muito esforço.

    Aí com essa idéia de colocar peso na traseira pedi pro meu zequinha subir no parachoque traseiro. (nesse dia estava sem ninguém nos bancos traseiros). Na hora resolveu o problema.... os pneus patinavam muito ainda mas aos poucos ela ia subindo, fui dando uns toques no freio e ela foi subindo.

    Alguém tem acesso fácil a uma balança para testar a distribuição de peso da band???? Primeiro sobe na balança só com os pneus dianteiros.... depois só com os pneus traseiros.... com isso dá pra ter uma idéia da distribuição para saber se essa idéia tem fundamento ou não.

    To quase arrumando uns pesos pra colocar na band quando for fazer trilha.... estimo que pra ficar equilibrada precise uns 100~150kg na traseira.... lembrando que é uma band curta... alguém tem uma idéia??? Uns haltéres de academia.... um tanque de água.... sacos de areia.... o problema é qq coisa que se coloque ali atrás vai ocupar muito espaço. Talvez seja possível colocar algo por baixo da carroceria onde costumava vir o estepe das bands antigas.

    Até mesmo em relação ao bloqueio de diferencial. Já que o eixo dianteiro é quem mais traciona, ele é que deveria receber um bloqueio de diferencial e não o traseiro.
    Rafael (bata)
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  • #2
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  • #3
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    Se vc acha isso da sua que é um jipe curto, imagina eu que tenho uma picape, hehehehe.
    Mas acho que nao é algo para preocupações maiores, a minha sendo picape, tem a traseira muito mais leve que a dianteira, mas mesmo assim, em trilha, nao tenho nenhuma reclamação. Mas claro que se botar algum peso atras, ela vai tracionar mais.
    Toyota Bandeirante, OM-364 Turbo, SPOA, Pneus 35" BF Mud... Em breve k16 + intercooler...
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  • #4
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    Bloqueio 100% na traseira e já era...fica um luxo!!!

  • #5
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    Para pesar a traseira um cooler cheio de cerveja e gelo. O problema é que ele vai ficando mais leve durante o caminho...
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  • #6
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    Citação Postado originalmente por Dimasi Ver Post
    Para pesar a traseira um cooler cheio de cerveja e gelo. O problema é que ele vai ficando mais leve durante o caminho...
    ai que eu me refiro rsrsrsr....... essa é boa
    porem quando a o cooler vai ficando mais leve o pé fica mais pesado rsrsrsrsr...........

  • #7
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    Ponto p motor 14b hehehe, alguém já falou que ele é 150kg mais leve que o MB. Rafael, vc colocou o guinho mecânico, não foi ? Ele é bem pesadinho e fica lá na ponta. Agora tem que colocar outro atrás huahuahuahua.
    Abs
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  • #8
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    Citação Postado originalmente por Dimasi Ver Post
    Ponto p motor 14b hehehe, alguém já falou que ele é 150kg mais leve que o MB. Rafael, vc colocou o guinho mecânico, não foi ? Ele é bem pesadinho e fica lá na ponta. Agora tem que colocar outro atrás huahuahuahua.
    Abs
    Já vai quere começa compara os motores???
    hahahahaha
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  • #9
    realmente o jipe curto tem a dianteira muito mais pesada, quando retirei a lataria da minha o jumelo esticou todo quase consegui levantar a traseira da band com os braços.. chutando acredito que a dianteira fique com 65% e a traseira uns 35% o tanque da band deveria ser acomodado embaixo do asoalho traseiro...

    ja matou a charada e so levar uma camara de ar cheia de areia ou agua e colocar embaixo do banco traseiro

    quanto ao bloqueio sou a favor de ser instalado na dianteira pois quando as rodas livres estao desligadas ele fica la quietinho, diminuindo o risco de quebra, mas tem que ter cuidado quando for manobrar traçado...
    Amarok CS S 17/17
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  • #10
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    Valeu, agradeço a todos pelas dicas, sugestões e piadas...rs

    Se for colocar uns 150kg em cerveja a brincadeira vai ficar cara.
    Precisaria de mais de 400 latinhas e uma caixa bem reforçada....kk


    Citação Postado originalmente por junior888 Ver Post
    Se vc acha isso da sua que é um jipe curto, imagina eu que tenho uma picape, hehehehe.
    Mas acho que nao é algo para preocupações maiores, a minha sendo picape, tem a traseira muito mais leve que a dianteira, mas mesmo assim, em trilha, nao tenho nenhuma reclamação. Mas claro que se botar algum peso atras, ela vai tracionar mais.
    Pô Junior mas a picape é o mais fácil de se resolver....
    Vc tem espaço de sobra na caçamba.... é só ir jogando as coisas nas traseira.


    Citação Postado originalmente por Dimasi Ver Post
    Ponto p motor 14b hehehe, alguém já falou que ele é 150kg mais leve que o MB. Rafael, vc colocou o guinho mecânico, não foi ? Ele é bem pesadinho e fica lá na ponta. Agora tem que colocar outro atrás huahuahuahua.

    Para pesar a traseira um cooler cheio de cerveja e gelo. O problema é que ele vai ficando mais leve durante o caminho...

    Verdade.... o guincho na frente atrapalha mais ainda... não tava me lembrando dele.... e só lá na ponta ele deve ter acrescentado uns 30kg... vou ver se a ekron faz uma saída traseira na PTO....rs

    Citação Postado originalmente por dudu83 Ver Post
    realmente o jipe curto tem a dianteira muito mais pesada, quando retirei a lataria da minha o jumelo esticou todo quase consegui levantar a traseira da band com os braços.. chutando acredito que a dianteira fique com 65% e a traseira uns 35% o tanque da band deveria ser acomodado embaixo do asoalho traseiro...

    ja matou a charada e so levar uma camara de ar cheia de areia ou agua e colocar embaixo do banco traseiro

    quanto ao bloqueio sou a favor de ser instalado na dianteira pois quando as rodas livres estao desligadas ele fica la quietinho, diminuindo o risco de quebra, mas tem que ter cuidado quando for manobrar traçado...
    É.... acho que um tanque adicional de diesel na traseria seria a solução mais eficaz pois colocaria um peso útil no carro e não um peso morto.... na minha não dá muito certo colocar camara cheia de água.... não cabem debaixo dos bancos traseiros pois são adaptados.

    Temporariamente acho que dá pra pendurar algo por baixo da carroceria.... fixado no chassis pra não forçar a carroceria. Vou pensar em alguma coisa.
    Rafael (bata)
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  • #11
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    Só 30kg ? Sei não, o meu elétrico 9.500 pesa isso com cabo sintético. Já enviei um Biselli por transportadora e pesou 70kg.
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  • #12
    Citação Postado originalmente por Dimasi Ver Post
    Só 30kg ? Sei não, o meu elétrico 9.500 pesa isso com cabo sintético. Já enviei um Biselli por transportadora e pesou 70kg.
    pelo menos uns 45 kg o bixo pesa...
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